A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Tendências arquitetura pós-pandemia

Tendências arquitetura pós-pandemia


Novo olhar para os espaços: arquiteta aponta tendência de casa funcional e confortável com espaços pensados para o multiuso.

tendencias pos pandemia 1

A pandemia do novo coronavírus impôs diversas mudanças de hábito, principalmente, no tocante às atividades como trabalhar, se exercitar e se relacionar. De repente, todas essas atividades precisam ser feitas num mesmo espaço, dentro de casa. Mas a grande maioria da população mundial, que já esteve ou ainda está de quarentena, sabe que conciliar todas essas atividades em casa não é tarefa fácil e de olho nessa nova forma de se organizar, arquitetos e designers apontam as novas tendências de construção e adequação dos espaços de uma casa, que agora tem novas prioridades.

tendencias pos pandemia 2

"Antes as pessoas davam atenção para a casa só aos finais de semana, agora elas estão em casa todos os dias e perceberam o que funciona ou não. O lar precisará ser pensado para o trabalho, para o lazer e para o descanso", conta Danielle Kono, arquiteta. Para ela, essa é uma tendência que vem para ficar, já que a maioria das pessoas conseguiu refletir nesse momento em como sua casa poderia estar melhor preparada para que os residentes dela pudessem ter uma maior qualidade de vida. "Além disso, mais do que nunca precisamos pensar na sustentabilidade, no reuso, na reciclagem. Já percebeu o excesso de lixo que produzimos, por exemplo?", questiona Danielle.

tendencias pos pandemia 3

Questões de higienização e espaços pensados para isso é outra tendência que deve ser cada vez mais levada em conta nos projetos futuros. "O foco na higiene e a forma de como estamos lidando em casa vão permanecer. Agora, nós arquitetos precisamos pensar mais nos espaços em casa, já que o home office estará muito presente e o escritório, antes largado cheio de papelada, terá uso. Uma cozinha bem aproveitada com sua própria horta, uma varanda com um jardim sustentável para descanso, um hall com um móvel bacana para sapatos e assim vai", destaca a arquiteta.

tendencias pos pandemia 5

Aliado a isso, tudo indica que as casas do futuro serão cada vez mais sustentáveis e inteligentes, com assistentes virtuais e equipamentos automatizados, visando conforto e praticidade. Mas, "antes de mais nada a casa precisa ser funcional e confortável", reforça Danielle, que dá algumas dicas para adaptar a casa nesse sentido, como a importância de uma boa cadeira com mesa para o trabalho, adequando a postura, "ouvi muita reclamação de amigas que estão fazendo home office e a cadeira é péssima, resultando em dores nas costas". Além disso, a arquiteta sugere apostar em plantas na decoração da casa, que ajudam a trazer uma sensação de paz e, por fim, uma boa roupa de cama, "invista num bom lençol, edredom e travesseiros, pois tudo isso agrega muito conforto e fará a diferença na hora do descanso".

Para ajudar na repaginação da casa e adequação dos ambientes, a Cashback World, uma das maiores Comunidades de Compras do mundo, que oferece Cashback (dinheiro de volta) em cada compra efetuada pela plataforma.

Sobre a Cashback World

Comunidade internacional de Compras multicanal e multissetorial, a Cashback World oferece benefícios atraentes de compras (Cashback e Shopping Points) para clientes que desejam economizar dinheiro comprando em todo o mundo, tanto online como em lojas físicas. Além disso, a Cashback World oferece às Empresas Parceiras um programa de fidelidade de clientes inovador e descomplicado, permitindo que eles se tornem parte deste mundo. Atualmente, a Cashback World está ativa em 49 países, onde mais de mais de 15 milhões de consumidores desfrutam de benefícios de compras em aproximadamente 150.000 Empresas Parceiras globalmente.