A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Áreas externas estão mais sofisticadas e luxuosas

Áreas externas estão mais sofisticadas e luxuosas


O mobiliário para áreas externas está seguindo as tendências de design e se tornando tão variados e bem trabalhados como os móveis para os ambientes internos. Arquitetos e designers se põem cada vez mais estimulados por esta gama de materiais e inovações, criando espaço externos extremamente sofisticados e aprazíveis.

areas externas sofisticadas luxuosas 13

Na Mostra Casa Construir 2016, dois espaços externos têm bastante destaque por utilizar um mobiliário variado e atraente: o “Mirante do Estilista”, dos arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra, e a “Piscina e Sauna”, das arquitetas Fabiana Couto e Flávia Gamallo, do escritório CoGa Arquitetura.

areas externas sofisticadas luxuosas 9

De acordo com Bruno e Ivana, a integração dos espaços em casas e apartamentos contemporâneos estimulam projetos mais interessantes para as áreas externas, trazendo aperfeiçoamento dos materiais para estes ambientes. “O mobiliário para áreas externas é tão variado quanto o convencional de áreas internas. São sofás, poltronas, bancos, mesas, ombrelones, pufes e complementos. Estrutura em alumínio e revestimento em fibras sintéticas são uma dupla presente na maior parte deste tipo de mobiliário já que possibilita grande variedade no design. O alumínio pode ser na cor natural ou pintado, assim como as fibras sintéticas recebem cores, acabamentos diversos e podem ser trançadas de várias maneiras, trazendo personalidade aos móveis”, explica Bruno Vianna.

areas externas sofisticadas luxuosas 7

No “Mirante do Estilista”, Bruno e Ivana interpretaram o estilo mediterrâneo, tema da mostra, para a realidade tropical, trazida pelo estilista Victor Dzenk: “Sua estampa Tropicália, premiada em Milão, dá o tom ao ambiente. Piso em pedra, cores claras, mobiliários de linhas retas com altura adequada para deixar a paisagem livre à contemplação. Almofadas confortáveis e estampas coloridas propiciam o relaxamento e combinam com os dias ensolarados e reuniões de amigos”, explicam os profissionais.

areas externas sofisticadas luxuosas 8

Os arquitetos ressaltam que as áreas externas são espaços de convívio e é preciso que, assim como nos ambientes internos, haja conforto, sofisticação e harmonia. “A integração dos espaços com o melhor aproveitamento da luminosidade e da ventilação naturais solicitam composições equilibradas de revestimentos, cores e mobiliário. Hoje temos áreas gourmets, mesas de refeições, lounges, tudo acontecendo em varandas, terraços, deck e jardins. O sombreamento adequado possibilita desfrutar destes espaços no dia a dia e em recepções nas datas especiais”, pontuam Bruno e Ivana.

areas externas sofisticadas luxuosas 3

Flávia Gamallo e Fabiana Couto, arquitetas do escritório Coga Arquitetura, acreditam que a tecnologia aliada ao design contribui em muito para a sofisticação do mobiliário para áreas externas. “A produção de móveis mais resistentes à exposição ao tempo com estofamento, tramas de fios sintéticos para tapetes e mantas charmosas criam inúmeras possibilidades para o projeto desses ambientes com mais aconchego e praticidade. Assim, a parceria entre as indústrias e os designers são fundamentais para o sucesso desse processo”, avaliam.

areas externas sofisticadas luxuosas 9

As arquitetas citam que além dos móveis clássicos com acabamento em fibra sintética e estrutura em alumínio, há também um mobiliário mais moderno com uma estrutura com cordas náuticas, por exemplo, além da madeira cumaru com acabamento em fibra sintética.

areas externas sofisticadas luxuosas 4No deck da Piscina, as arquitetas Flávia Gamallo e Fabiana Couto, do escritório Coga Arquitetura, especificaram belos móveis de madeira e tapete próprio para área externa criando um verdadeiro estar aberto

No ambiente “Piscina e Sauna”, elas utilizaram objetos de diferentes épocas e de diversas referências para compor o espaço. No deck da piscina, que já é aconchegante pela presença da madeira, elas mantiveram a linha especificando espreguiçadeira e tapetes, para um conforto maior, como se fosse um verdadeiro estar.

areas externas sofisticadas luxuosas 1

“As poltronas de balanço Biscuit da Mac são móveis artesanais com estrutura de madeira, acabamento em sling e detalhes em alumínio do designer Pepê Lima. Dispusemos chaises Chivas para um banho de sol à beira da piscina e com vista para a lagoa. O frescor do ambiente é reforçado com um cachepô em ervas para aromatizar as bebidas a serem servidas no bar, que conta com bancadas de apoio e banquetas artesanais Natura da Mac, com estrutura em madeira cumaru e acabamento em fibra sintética, completando um ambiente de estar e integração entre os usuários”, explicam Flávia e Fabiana, que arrematam reforçando a importância do ambiente de lazer. “O lazer é o espaço sempre mais querido, pois é lá que você descansa, conversa com amigos, recebe sem muita cerimônia. O lazer aberto é onde a pessoa sente o verde e o frescor dos bons dias”.

Mais informações e agendamento de entrevistas:

MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO 

(31) 99852-7018