A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

A versatilidade das cores na decoração

A versatilidade das cores na decoração


As cores podem determinar o estilo da decoração. Os tons neutros, por exemplo, expressam com mais propriedade a sofisticação. Antigamente eram as cores que seguem essa cartela as que, obrigatoriamente, traduziam requinte e luxo. Mas essa regra caiu por terra ao perceber-se que tons coloridos também conseguem expressar elegância.

O segredo está na elaboração das composições. “O que transmite a sensação de requinte é a maneira como a cor é inserida ao ambiente e não o tom especificamente. Aliar cores marcantes a uma cartela neutra, contudo, é uma estratégia mais certeira”, explica a arquiteta Carmen Calixto.

Luxo Colorido 2

Projeto da arquiteta Isabela Canaan: o tom vermelho foi um aliado da profissional para criar um ambiente requintado. Foto: Jomar Bragança

E as nuances mais coloridas podem ser empregadas de diversas formas a fim de contribuir com um ambiente mais requintado. “São inúmeras formas de aplicar as cores, por exemplo, painéis laqueados, painéis de vidro laqueado, uso em telas, quadros, almofadas, adornos e até em móveis, dependendo do objetivo estético de cada projeto”, conta a arquiteta Isabela Canaan.

Muitos profissionais acreditam que nenhuma cor precisa ser evitada e que todas conseguem transmitir a sensação de luxo, tudo depende de como ela será utilizada no projeto. Porém, a designer Iara Santos traz algumas ressalvas: “É preciso ter muito cuidado com as cores quentes e muito abertas, gritantes, como é o caso do amarelo e do laranja. Na dúvida, o ideal é evitá-las”.

Luxo Colorido 3

Nesse espaço gourmet, a arquiteta Carmen Calixto optou por cadeiras vermelhas de perfume retrô e parede revestida em vidro laqueado azul pavão. Apesar de intensas, as duas cores se complementam e impedem que o ambiente fique demasiadamente clássico e neutro. Foto: Henrique Queiroga

Para não errar, Carmen dá dicas práticas: “Uma estratégia bastante eficaz é mesclar tons frios e quentes. Por exemplo, ambientes de tons naturais recebem bem tons de azul, enquanto ambientes cuja base são os cinzas se completam com peças em amarelo ou rosa. O importante é experimentar, com cautela e mantendo a harmonia do espaço”.

Luxo Colorido 1

Nesta cozinha, a designer Iara Santa comprova que as cores podem ser usadas em todos os ambientes da morada proporcionando aos ambientes mais requinte e sofisticação

Além de também conseguirem expressar luxo e sofisticação, os tons coloridos trazem vantagens aos mais neutros. “O ambiente fica mais humanizado e menos impessoal”, afirma Isabela. E essa lista não para por aí. “Com uma cartela mais colorida, os espaços ganham mais alegria, vida e personalidade”, completa Iara.

Texto: MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO