A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Escadas agregam funcionalidade e estética


As escadas podem surpreender e exercer múltiplas funções, inclusive decorativas, tornando-se até peças de design

Quase todo mundo tem uma escada encostada em algum canto da casa. Muitas moradias têm ainda aquela escada fixa. Mais que um recurso para alcançar lugares altos ou ter acesso a outros andares da casa, a escada pode cumprir outros papeis que agregam funcionalidade e estética.

Escadas agregam funcionalidade e estética 5
Projeto Iara Santos: A escada faz as vezes de mini revisteiro guardando as revistas da usuária do espaço. A composição é criativa e prática - Foto: Daniel Mansur

“Esse é um elemento marcante na arquitetura e tem papel imprescindível na decoração, seja em ambientes pequenos ou maiores”, destacam as arquitetas Nathália Otoni e Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura. De fato, as escadas são muito bem- vindas em todos os tipos de ambientes, em que é fundamental utilizar ao máximo as paredes. Tanto é assim que as profissionais executaram um projeto em que a escada foi incorporada à estante, criando uma composição funcional e charmosa.

Escadas agregam funcionalidade e estética 3
Projeto Iara Santos - Foto: Daniel Mansur

A designer de interiores Iara Santos também possui trabalhos em que a escada foi utilizada de forma bastante criativa. Em um de seus projetos ela lançou mão desse objeto para fazer as vezes de um mini revisteiro. Uma ideia ousada que resultou em um móvel charmoso e prático.

Escadas agregam funcionalidade e estética 6
Projeto Óbvio Arquitetura: A escada foi incorporada à estante de maneira charmosa e funcional, o que deu um toque especial ao décor.  Foto: Rodrigo Marcandier

Iara conta quais os cuidados necessários ao especificar esse objeto no décor: “Ao inserir a escada no projeto é importante que a pessoa tenha em mente que está escolhendo, além de um elemento funcional, um produto decorativo. Como tal, o material, a cor e o design devem ser levados em consideração para que haja uma boa harmonia com o restante do layout”.

Escadas agregam funcionalidade e estética 9
Projeto Óbvio Arquitetura - Foto: Rodrigo Marcandier

Maria Cristina Bahia, decoradora e proprietária da loja Villa Maria — especializada em dormitórios — salienta quais materiais são mais adequados para uma escada decorativa: “Madeira, inox e couro são muito indicados”. Ela lembra que a escada pode exercer mais funções no espaço, sem abrir mão do design. Esse objeto pode fazer as vezes de banco, estante, e até de mini revisteiro. Dessa forma, decora e continua cumprindo um papel prático e funcional”, conta Maria Cristina.

Escadas agregam funcionalidade e estética 10
Projeto da designer de interiores Laura Santos - Crédito das imagens: Osvaldo Castro

Ao se trabalhar com escadas, a segurança não deve ser ignorada, pelo contrário. “Para os revestimentos, opte sempre que possível por soluções antiderrapantes em parte ou totalidade do degrau”, recomendam Nathália e Luciana.

Escadas agregam funcionalidade e estética 1
Multifuncional, essa escada - comercializada pela loja Villa Maria - além da sua principal função, pode ser usada também como assento e mini estante, mudando-se apenas a altura dos degraus

Quem quer lançar mão desse recurso, deve estar atento ao estilo de decoração. “O uso da escada como elemento funcional e decorativo quebra a rigidez do décor e brinca com o ambiente. Por essa característica, o único estilo que não combina com o uso de escadas, é o estilo clássico”, alerta Iara.

Mais informações e agendamento de entrevistas:

MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.