A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Inspire-se com os conceituados ambientes da MOSTRABLACK 2013


A MOSTRABLACK 2013 chega ao fim, e já vai deixando um gostinho de quero mais! Profissionais da mais alta vanguarda da Arquitetura, Paisagismo, Decoração e Design nos presentearam com suas ousadias e peculiaridades. Por isso, temos a honra de apresentar para vocês, queridos leitores, o roteiro com todos os ambientes desta expoente Mostra de Decoração, para estimular aquela visita de última hora, porém sem perder nenhum detalhe, confiram:

Começando pelo 23º andar, temos:

CAMILA KLEIN

Estreante na MOSTRABLACK 2013, Camila Klein projeta para o antiquário Began, o mais antigo do Brasil, o hall dos elevadores e a grande galeria de acesso aos demais ambientes do 23º andar.

Camila_Klein_01_1

Não foi à toa que a arquiteta priorizou a iluminação, já que, para ela, Black é o conceito do escuro e a única cor que absorve todos os raios luminosos.

Camila_Klein_02

Assim, Camila optou por usar somente o branco e o preto, sem nada colorido para dar destaque aos demais elementos do ambiente, como o papel de parede na cor cinza, da Orlean, a marcenaria com faixas iluminadas feitas pela profissional, além da suntuosa luminária central Marie Coquine Chandelier, do designer Phillippe Starck, do acervo da Began.

 

CONSUELO JORGE

No espaço sem paredes de 50m² da Consuelo Jorge Arquitetos, o desafio foi criar um ambiente tão impactante quanto à vista do 23° andar do local, fluída e com o céu da cidade em uma cena quase imaterial.

Consuelo_Jorge_01

A inspiração veio da chamada arquitetura líquida – ou arquitetura construtiva – e de seus estudos de mutabilidade e interatividade.

A ausência de paredes chamou a atenção para o teto, o ponto de partida. Consuelo criou uma colméia em gesso em degradé na cor verde, produzida artesanalmente.

Consuelo_Jorge_02

Intensidade e introspecção traduzem o tema do espaço, uma suíte de alma artística decorada com peças de design e obras de arte, entre elas uma escultura em madeira da artista Daisy Xavier, luminárias e o lustre DNA do designer alemão Ingo Maurer, as cadeiras Gaulino e Filzka e um quadro do gaúcho Guilherme Dable. Elementos gráficos complementam o ar lúdico do espaço, com o piso de carvalho natural em forma de espinha de peixe e mobiliário elegante.

 

DEBORA AGUIAR

Para a terceira edição da MOSTRABLACK, Débora Aguiar preparou um living que faria brilhar os olhos de qualquer colecionador.

Debora_Aguiar_01

A ampla área permitiu que a arquiteta dividisse o ambiente em duas partes: de um lado a prioridade é o relaxamento e a convivência, com chaise para leitura, nichos que evidenciam obras de arte de grande valor e paredes revestidas por painéis de couro do Empório Beraldin na área dedicada ao jardim de inverno. Do outro, está a biblioteca num patamar mais elevado, para abrigar verdadeiras preciosidades como uma criteriosa seleção de livros e objetos raros.

Debora_Aguiar_03

Os espaços apresentam novas propostas de iluminação em LED e mobiliário inspirado nas últimas tendências apresentadas em Milão, tudo em cores neutras com toques pontuais de tons pastel.

 

EDUARDO MÁXIMO

Estreante na MOSTRABLACK, Eduardo Máximo desenhou um projeto contemporâneo e minimalista para os banheiros masculino, feminino e de cadeirantes da mostra, ambos com metais Deca.

Eduardo_Maximo_02

Com conceito semelhante, os ambientes diferem apenas nos tons utilizados. O arquiteto transformou o ato de lavar as mãos em algo não cotidiano em seu projeto.

O monocomando que sai do teto deságua em uma cuba feita da união de dois tipos de mármore - Sony Black e Nero levigado no banheiro masculino e Moca creme + Branco Prime levigado no banheiro feminino.

 

FERNANDA ABS E FRED BENEDETTI

A dupla também faz parte do time estreante da MOSTRABLACK e aposta na simplicidade como chamariz para o home office.

Fernanda_Abs_e_Fred_Benedetti_1

A madeira é o destaque em meio ao branco absoluto usado em todos os móveis e objetos. Reafirmando a máxima “menos é mais”, os profissionais escolheram peças que estão no limite entre o design e a arte, caso do livreiro Volpi de Lia Siqueira (da Etel), e a escultura/luminária Consolação de Gerson Oliveira e Luciana Martins.

Fernanda_Abs_e_Fred_Benedetti_6

Destaque para a estrutura pré-moldada utilizada pelos profissionais, que permite montagem e desmontagem ágeis e evita desperdício de material e tempo, além de possibilitar a reutilização de todo o material ao término da exposição.

 

FERNANDA MARQUES

Fernanda Marques redesenhou toda a estrutura, como forro e piso, para projetar um ambiente de 126m² com outra dimensão do que já estava definido na construção original.

Fernanda_Marques_02

Essa alteração no layout permitiu à arquiteta uma margem maior de criação para o seu lounge da Dell Anno, marca que apresenta a MOSTRABLACK 2013.

Fernanda_Marques_04

O living amplo recebe numerosas obras de arte e referências de design, a ideia foi respeitar o DNA urbano da edificação utilizando uma decoração com o perfil da cidade.

Fernanda_Marques_05

A cozinha integrada recebeu móveis de madeira escura e detalhes em vidro na cor bronze, além de um grande balcão de aço inox, desenho da arquiteta.


GUILHERME TORRES

Para o arquiteto Guilherme Torres seu ambiente na MOSTRABLACK é um espaço que faz referência ao sonho de uma nova maneira de morar, viver e viajar e sugere o poder de estar em qualquer lugar do mundo com uma proposta atemporal.

Guilherme_Torres_01

Os materiais como o bambu, que está no piso e no teto, foram escolhidos criteriosamente a partir do princípio que norteia todos os trabalhos do escritório: a sustentabilidade. Destaque para o revestimento cerâmico com efeito tridimensional aplicado na parede.

Guilherme_Torres_03

Além disso, o sofá, mesas, espelho e cama foram desenvolvidos pelo escritório do arquiteto e estão sendo lançados na mostra. Chama atenção também o vidro aplicado como box na área íntima do banheiro, com sistema acionado por controle remoto, o vidro fica transparente ou fosco para os momentos de privacidade. Finalizando o projeto obras de arte importantes como as fotografias do Gabriel Wickbold e esculturas de Jorge Mayet.


UGO DI PACE

O arquiteto Ugo di Pace, que dispensa apresentações, faz sua estreia na MOSTRABLACK, assinando o Estúdio do Arquiteto.

Ugo_Di_Pace_01

O ambiente teve inspiração na cenografia de uma das salas do Museu do Louvre em Paris, onde fica a escultura Vitória de Samotrácia, que representa a deusa grega Nice.

Ugo_Di_Pace_03

A paixão de Ugo pela arte está explícita no projeto que traz como protagonistas quadros, esculturas e móveis de época. Todos os objetos escolhidos pelo arquiteto tem uma história para contar, como é o caso da mesa de centro customizada pelo próprio arquiteto com uma janela recuperada de um navio e no interior foi aplicado um mapa do séc VXIII, temos também a cama de campo do exército alemão de 1915 e o sofá Chesterfield de 1930, entre outras.

 

NO 24º andar você encontra:

GUSTAVO MOTTA

Com um projeto contemporâneo e atemporal, o arquiteto Gustavo Motta assina os banheiros femininos e hall de circulação no 2º andar da MOSTRABLACK.

Gustavo_Motta_01

Com inspiração neste universo feminino e toques cosmopolitas, que ficam evidentes com a tubulação e concreto aparentes originais do prédio recém-construído, Gustavo faz um mix de cores, texturas e formas com o lançamento do papel de parede geométrico da WallPaper, pastilhas de ônix da Mosarte e cortina de veludo roxo.

Gustavo_Motta_02

Com metais e louças da Deca que priorizam o uso racional de água, madeira certificada e iluminação de baixo consumo, o profissional mostra sua preocupação com a preservação do meio ambiente.


JOÃO ARMENTANO

Pensando sempre num personagem central, João Armentano une praticidade, beleza, inteligência e principalmente conforto para criar seu espaço na MOSTRABLACK 2013.

Joao_Armentano_03

Participante de todas as edições da mostra, o renomado arquiteto idealizou um hall de entrada formado por um pórtico rebaixado revestido de madeira para criar uma expectativa aos visitantes antes de entrarem no grande living com pé-direito duplo.

Joao_Armentano_04

O piso revestido com limestone Baiteg Blue, o papel de parede na cor cinza grafite com textura diferenciada (importado pela Celina Dias) e o mobiliário escolhido minuciosamente são destaque da obra. O profissional ainda desenvolveu um grande painel em madeira e espelho, que reflete e valoriza toda a luminosidade vinda das grandes janelas de vidro, compondo com uma lareira também em limestone. O projeto de automação feito pela Cynthron integra o controle de iluminação, som e persianas. Obras de arte de Vik Muniz e Angelo Venosa complementam o visual.


JOSÉ MARTON

A simplicidade e a essência das matérias primas, suas formas e cores foram o ponto de partida para a estreia de José Marton na MOSTRABLACK 2013.

Jose_Marton

Com um contraste entre o bruto, o natural e o simples, o designer criou o espaço Scatto com inspiração na coleção Metalli de lustres e arandelas e a sua versatilidade.

Marton desenvolveu uma cenografia com pouca interferência no espaço original para gerar menos resíduos, além de selecionar materiais que possam ser reutilizados após a desmontagem, como a trama aramada oxidada e as folhas metálicas douradas dos lampadários.


KARINA AFONSO

A pureza, a raridade e a silhueta do diamante que fazem dele a pedra mais preciosa do mundo foram a inspiração da arquiteta Karina Afonso para a Gharimpeira, na MOSTRABLACK.

A profissional utilizou uma paleta de tons claros, destacando o branco e a transparência que enaltece o brilho das joias e dá a sensação de delicadeza e suavidade ao projetar o living da joalheria. Além disso, dentro do espaço, a profissional incorpora uma champanheria e um banheiro feminino.

Karina_Afonso_01

A estante Dell Anno, com estruturas verticais em cristal incolor da American Box, traz contemporaneidade ao ambiente. O lustre Baccarat, da Began, e a poltrona Ice Acrílico da Artefacto, juntamente com o papel de parede com formas geométricas Celina Dias, que reveste o teto, são os destaques do ambiente.


OLEGÁRIO DE SÁ E GILBERTO CIONI

À frente do escritório Sá & Cioni Arquitetura e Interiores, a dupla faz sua estreia na MOSTRABLACK com o suntuoso projeto de uma biblioteca.

Olegario_de_Sa_e_Gilberto_Cione_01

A inusitada instalação da artista Daizy Xavier veio diretamente do MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro para impactar o público paulistano junto com a grande lareira em limestone francês.

Olegario_de_Sa_e_Gilberto_Cione_04

O espaço ganha ares contemporâneos com o que há de mais atual no design mundial, contrapondo com alguns móveis de antiquário. Destaque para a série Strobo, de fotografias, de Vicente de Mello, e para o papel de parede da Orlean feito a partir do tronco de uma figueira africana, tingido e costurado artesanalmente por tribos locais.


RENATA SERIPIERI

A Archeufficio Arquitetura e Design estará pela terceira vez na MOSTRABLACK. Este ano as arquitetas Renata Seripieri e Tatiana Kamogawa assinam o escritório de uma Chef de cozinha.

Renata_Seripieri_04

O projeto teve como inspiração essa personagem imaginária e seus pertences, representando alguém com o domínio do tempo. As profissionais utilizaram o conceito de slow design, resgatando a simplicidade das coisas artesanais, sustentabilidade e elegância, elaborando o espaço assim como a Chef faria com um prato elaborado. As cores utilizadas no ambiente seguem uma paleta de cores gourmet com início no Bordeaux, que remete ao vinho tinto.
 

ROBERTO MIGOTTO

Tendo como ponto de partida o conceito do viver urbano, o arquiteto criou uma verdadeira caixa com fundo cinza, onde o piso de placas de madeira, os tecidos da Entreposto, o papel de parede que imita galuchat da Celina Dias e o papel de parede cinza composto por pó de mica da Orlean, que reflete a luz natural dando mais claridade ao ambiente, seguem essa cor.

Roberto_Migotto_2

Na decoração foram usadas peças que variam na paleta do vinho ao rosa, tendências na decoração.

Roberto_Migotto_6

O mobiliário, selecionado com todo cuidado, é composto por peças desenvolvidas pela Érea exclusivamente para a mostra, além dos lançamentos da marca Minotti e móveis de Christian Liaigre, ambos da Atrium.

Roberto_Migotto_7

O bar-adega espelhado e os brises que mascaram a grande janela são desenhos do profissional. A seleção de obras de arte tem nomes como Vik Muniz, Oscar Oiwa, Damien Hirst, Angelo Venosa, entre outros.

 

Vá ao 25º andar e veja:

FABIO MOROZINI

Fabio Morozini resgatou memórias de sua infância para compor os banheiros de dois dos cinco andares da mostra (25º e 26º andar).

Fabio_Morozini_01

Com grande inspiração na década de 1970, o arquiteto deixou que as lembranças tomassem conta da sua criação. A casa de seus pais foi o ponto de partida para personalizar esses ambientes, além do hall que os antecedem.

Fabio_Morozini_02

O perfume Opium do famoso estilista Yves Saint Laurent, usado pela mãe do profissional, é um clássico da época e suas cores características (marrom e laranja) são determinantes em todos os detalhes do espaço.

Fabio_Morozini_03

Paredes revestidas com cortiça natural na ala feminina e ladrilhos aplicados em pisos e paredes nos banheiros masculinos.

Fabio_Morozini_06

Biombos espelhados e materiais nobres como veludo, laca preta e couro imprimem personalidade ao local. Os metais são Deca.


FERNANDO PIVA

Participando pelo primeiro ano da mostra, Fernando Piva optou pela diversidade das texturas entre veludo e linho, além de cores escuras e masculinas, que fazem do espaço, composto por salas, cozinha/bar, biblioteca e escritório, um verdadeiro conjunto funcional.

Fernando_Piva_02

Com a união da vasta experiência, apego aos detalhes e feeling para a arte moderna, o profissional selecionou um generoso acervo de obras, transformando o local em um autêntico mix de épocas.

Fernando_Piva_04

Estão presentes nos espaços obras de artistas como Burle Marx, fotos Miguel Rio Branco, um desenho de Oscar Niemeyer, entre outros. Em 65m², Fernando propõe um diálogo harmonioso entre as novidades em papeis de parede da Orlean e móveis de marcas conceituadas como Minotti, da Atrium, e Artefacto.

Fernando_Piva_05

O ambiente é marcado pelo uso de madeira, com destaque para a estante da sala de estar projetada pelo decorador com iluminação focada de trás para frente, para dar a impressão do móvel flutuar. Conhecido por produzir espaços sempre ricos em detalhes, Fernando vai fazer com que o visitante se sinta em casa, em um ambiente cheio de história para contar.


MARIA DI PACE

A jovem arquiteta Maria Di Pace, filha do renomado Ugo Di Pace, está entre os jovens talentos que fazem parte do time de primeira linha de profissionais da MOSTRABLACK 2013.

Maria_Di_Pace_02

A paixão pela arte e pelo design estão retratadas em cada canto e detalhe do Home Office, com peças de designers brasileiros como Pedro Useche, fotografias da Lume fotos e quadros do artista Daniel Melim.

Maria_Di_Pace_05

No projeto da MOSTRABLACK 2013, Maria procurou imprimir todo o frescor de seu trabalho através do garimpo de peças de novos talentos, além de buscar referência em suas viagens pelo mundo que fez com seu irmão o também arquiteto Raul Di Pace.


SUITE ARQUITETOS

Uma cortina com franjas de fios de seda cinza para encobrir levemente a vista deslumbrante, o painel metálico aplicado na parede que cria uma ilusão de ótica com efeito de luzes coloridas e o aparador em mosaico de mármore Nero são alguns dos destaques do ambiente da Suite Arquitetos, estreantes na MOSTRABLACK 2013.

Suite_Arquitetos_1

O espaço, criado para abrigar o lounge do jornal O Estado de São Paulo e um estúdio da Rádio Eldorado, contará ainda com obras de artes como as do artista plástico argentino Léon Ferrari e peças de design como a poltrona Egg customizada pelo designer Léo Capote, que usou porcas e parafusos para compor a peça.

Suite_Arquitetos_2

O trio - Filipe Troncon, Daniela Frugiuele e Carolina Mauro - também desenhou mobiliário especialmente para o ambiente como as duas mesas laterais, o banco berinjela, o lustre e toda a marcenaria fixa.

Suite_Arquitetos_3

O grande tapete desenvolvido em uma trama de alturas diferentes em tons de marinho, também leva a assinatura dos profissionais.

 

No 26º andar:

 

CÂNDIDA TABET

Com elementos como redes de fibra de palmeira torcidas pelos índios da tribo Kalapalo e madeira descartada de ferrovias desativadas, o escritório Cândida Tabet Arquitetura marca presença na terceira edição da MOSTRABLACK.

Candida_Tabet_01_1

Conhecida por trabalhos contemporâneos que empregam mistura de diferentes materiais e exaltam o conforto, a profissional projetou em 36m² uma sala de leitura conceitual que exalta a graça e delicia do ócio. No centro do projeto, a estante Acácia, desenho desenvolvido no escritório Candida Tabet Arquitetura, compila inúmeras histórias da literatura em uma grande biblioteca vertical, onde nem o céu é o limite.

Candida_Tabet_04

O arranjo dos livros e suas diferentes capas dão um toque colorido ao ambiente. Obras vanguardistas como as fotografias do artista Flavio Samelo, junto ao revestimento de espelho, resultam tomp l’ oeil contemporâneo, irreverente e divertido conforme intenção conceitual do projeto.


CHRISTINA HAMOUI

Com muita personalidade, a designer de interiores Christina Hamoui criou uma biblioteca onde usou tons escuros, tecidos quentes e papel de parede Orlean, que imita madeira, para traduzir a melhor atmosfera possível para quem gosta de ler.

Christina_Hamoui_01

Além disso, uma tv touch screen ligada a um sistema de catalogação dos 2.800 livros da biblioteca, faz com que o título desejado seja encontrado no móvel por uma luz que sinaliza a sua localização. Para pontuar o estilo buscado pela profissional, ela mesma desenhou grande parte do mobiliário que foi executado pela Artefacto, e a escrivaninha feita em parceria com a Érea.

Christina_Hamoui_02

O mobiliário clássico se contrapõe à arquitetura moderna do pavimento onde Christina expõe diversas obras de arte assinadas por Geraldo de Barros, Macaparana, Christiano Mascaro, Emanuel Araújo e Sérgio Finguerman. A coleção de obras de artista plástica suíça, Mira Schendel, valiosa e exclusiva, dá personalidade ao projeto.

 

DADO CASTELLO BRANCO

Veterano na MOSTRABLACK, Dado Castello Branco acredita que ser um profissional Black continua tendo um status de exclusividade.

Dado_Castello_Branco_01

Dado levou em consideração o conforto e a informalidade da vida moderna para criar uma sala da lareira onde os materiais foram escolhidos com muito critério para que os visitantes sintam-se acolhidos.

Dado_Castello_Branco_04

Alguns elementos ajudam a “aquecer” o ambiente – é o caso da madeira presente até persiana da Uniflex, do tecido aplicado na parede com aspecto de linho natural e do veludo, estes fornecidos pela Orlean.


MARCELO BRITO E PEDRO POTARIS

A dupla Marcelo Brito e Pedro Potaris apostou no contraste do clássico do decor com a modernidade proporcionada pelo incrível skyline de São Paulo que envolve grande parte da MOSTRABLACK.

Marcelo_Brito_e_Pedro_Potaris_03

Os profissionais optaram por peças exclusivas, algumas de época, outras exóticas do século XX, porém, todas garimpadas nos melhores antiquários de São Paulo.

Marcelo_Brito_e_Pedro_Potaris_04

Obra de arte do artista Gustavo Von Ha, muranos, tapete de lã com seda (By Kamy) e papéis de parede importados com efeitos 3D e efeito acústico (Orlean) são alguns destaques que o público verá neste espaço.


MARINA LINHARES

Uma gravura de Andy Warhol é uma das inúmeras obras de arte que ganharam destaque no charmoso ambiente da designer de interiores Marina Linhares em sua segunda participação na MOSTRABLACK.

Marina_Linhares_02

Conceitos de sustentabilidade também fazem parte do projeto e adquirem forma na estante que contorna o espaço, desenhada sob medida por Marina, e construída com madeira certificada, e a iluminação de led ao redor da cama.

Marina_Linhares_03

Para um dos únicos quartos da mostra, Marina traz as últimas novidades em mobiliário e tecidos, como os lançamentos da Entreposto, Casa Pronta e Etel. A paleta de cores suaves transmite calma para o espaço e faz um contraste com a vista da agitada cidade de São Paulo.

 

OSVALDO TENÓRIO

 Outro estreante na MOSTRABLACK, o alagoano Osvaldo Tenório criou seu espaço inspirado na música, arte, design, cores e texturas.

Osvaldo_Tenorio_01

O coletivo de materiais naturais embasa e personaliza a proposta de arquitetura moderna da sala de banho de 61m². As grandes proporções do ambiente oferecem conforto e promovem um local de convívio íntimo.

A exclusividade das peças traduz a visão de luxo do profissional que criou cada linha e objeto especialmente para a mostra. Os metais e louças são Deca.


TRIPLEX ARQUITETURA

O escritório Triplex Arquitetura, comandado pelas jovens arquitetas Adriana Helú, Carolina Oliveira e Marina Torre Lobo, prepararam-se para integrar novamente o seleto time da MOSTRABLACK.

Triplex_Arquitetura_2

Através de uma seleção criteriosa de materiais e tendências, as profissionais idealizaram o Estar Contemporâneo em 76m² com intervenções modernas e ousadas. Entre tantas soluções, os pórticos são os diferenciais deste ambiente que aparecem na entrada e também emolduram a janela deixando em evidência um dos mais poderosos skylines da cidade de São Paulo.

Triplex_Arquitetura_5

Os brises de madeira proporcionam maior privacidade ao espaço sem deixar de ser convidativo aos visitantes. Outra novidade são os móveis com assinatura By Triplex feitos especialmente para a Mostra, entre eles a mesa de centro revestida de espelho envelhecido, uma mesa bar e a estante que será confeccionada pela Atrium, referência em mobiliário de design. Com estrutura de laca cinza escuro que contrasta com o fundo em limestone em um tom mais claro de cinza, a estante se destaca pelos nichos de acrílico em relevo criando um efeito visual único.

 

E finalize no 27ºandar nos ambientes ao ar livre da cobertura:

 

ANDRÉ PAOLIELLO

O paisagista André Paoliello assina a varanda da MOSTRABLACK 2013. Com muita personalidade e partindo da premissa de que tudo que envolve o conceito “black” pode ser tão puro e elegante quanto o seu antagonista, o “branco”.

Andre_Paoliello_04

O profissional inova ao dar destaque para o mobiliário de design da marca espanhola Kettal, à venda na Atrium.

Andre_Paoliello_03

Com diferentes texturas, as poltronas, mesas de apoio, garden seats e cadeiras variam essencialmente entre os tons preto e cinza, criando um contraste com o verde natural do paisagismo idealizado pelo profissional.


JAYME BERNARDO

São Paulo ganhará, entre os dias 28 de maio e 09 de julho, mais um ponto de encontro para os amantes da gastronomia, artes, arquitetura, decoração e paisagismo.

Jayme_Bernardo_Mostra_Black

O arquiteto curitibano Jayme Bernardo projetou o wine bar que será comandado pelo emblemático Terraço Itália, na cobertura.

Jayme_Bernardo_Andre_Paoliello_Mostra_Black

O Bar do Terraço, como foi batizado, terá arquitetura integrada de um lado com o paisagismo do estrelados Gilberto Elkis e de outro do André Paoliello.

Jayme_Bernardo_Gilberto_Elkis_Mostra_Black

Além do projeto ter soluções sustentáveis, o charme dos tecidos Entreposto, também traz toques de tecnologia, como é o caso das máquinas de vinho automatizadas, onde o próprio cliente poderá se servir de alguns dos rótulos disponíveis na casa.


GILBERTO ELKIS

Em um espaço de 190m², o paisagista Gilberto Elkis idealizou o seu espaço a partir da instalação “Stonescape” do arquiteto japonês Kengo Kuma produzida em conjunto com a empresa italiana II Casone.

Gilberto_Elkis_04

Elkis captou a essência das formas esculturais e procurou inserir-se com respeito e suavidade no design da peça, apenas nos limites precisos e permitidos. O paisagista faz com que a vegetação entre no design e vice-versa, emergindo em toda a sua naturalidade para emoldurar e humanizar o cenário inusitado, tornando possível percorrer os caminhos curvos milimetricamente delineados.

Gilberto_Elkis_Mostra_black

Além disso, a água modela a peça desenhando formas fluidas que transformam as superfícies de opacas a brilhantes e induz o observador a acariciá-las suavemente.

Gilberto_Elkis_mostra_black_2013

Ocupando a posição central da peça, a água é “esculpida” na Pedra Forte Fiorentina e ao redor, o visitante caminha num cenário envolvente sobre a pedra grés Pietra Forte Florentina (acabamento polido).