A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardim Reflexos da Alma pensa sobre o futuro na CASACOR São Paulo 2023

Jardim Reflexos da Alma pensa sobre o futuro na CASACOR São Paulo 2023


A paisagista Bia Abreu desvela o tema Corpo & Morada em dois espaços repletos da sensorialidade presente em seu trabalho
Bia Abreu CASACOR 2023 1

Em sua 9ª participação na CASACOR São Paulo, a paisagista Bia Abreu provoca os visitantes da mostra a olharem para dentro de si mesmos. Presente em dois ambientes, em um deles sua criação ganha protagonismo: é o Jardim Reflexos da Alma, que evoca a natureza para pensar sobre o amanhã da humanidade.

Bia Abreu CASACOR 2023 2

“O jardim é alma para a cidade e acolhimento para o corpo. Seremos sempre parte da natureza, independente de estarmos cercados pelas tecnologias do futuro. O jardim incita a olhar para dentro de nós a partir das diversas perspectivas do corpo-cidade”, aponta, sobre o espaço que está em destaque ao redor da casa Futuro Urbano by Peugeot, de Caio Bandeira e Tiago Martins.

Bia Abreu CASACOR 2023 3

No jardim, os sentidos são instigados pela serenidade do barulho da chuva nas folhas largas, pela sonoridade do vento nas folhas finas e pela água correndo na fonte. As formas orgânicas dão impacto logo na entrada, trazendo modernidade e convidando a uma imersão maior. Os pufes tramados à mão da Srta Galante atraem a momentos de reflexão e conexão com a natureza. A roda de conversa é aquecida pelo tacho de fogo da EcoFirePlaces, sobre o piso de cacos de travertino envelhecido nacional. Dentro da casa, Clusia Gigante, Filodendros, Lírio primitivo e outras vegetações surgem em vasos texturizados do Ateliê Zé Figueiredo.

Bia Abreu CASACOR 2023 4

A tecnologia das chapas metálicas com pintura própria para áreas externas, feitas sob medida pela Plaza Vasos possibilitam ao jardim acontecer em uma área sem permeabilidade nenhuma, com irrigação automatizada da Regasist.

Bia Abreu CASACOR 2023 6

Na área externa, em meio a uma coleção de espécies tropicais como jasmim-manga, palmeiras, filodendros, guaimbês e jabuticabeiras, a acacia pompom é uma espécie que ganha destaque. Envolto pelo verde, o espelho em formas orgânicas de Tomás Graeff provoca a olhar para nosso corpo “e, quem sabe, para o reflexo da nossa alma”, incita Bia Abreu. Afinal, assim como a humanidade fazia nos primórdios, ela fará no amanhã. 

Bia Abreu CASACOR 2023 12

Bia Abreu também assina jardim da Casa Líder na CASACOR São Paulo

Na Casa Líder, assinada pelo escritório Figueiredo & Fischer, Bia Abreu faz sua segunda participação na mesma CASACOR São Paulo. Um jardim inspirado e concebido a partir dos tons e texturas da natureza foi criado para remeter os visitantes à sensação de estar em um ambiente natural, aconchegante, onde os materiais harmonizam entre si.

Destaque absoluto para as floreiras curvas que abraçam o espaço. Ao tocá-las, sente-se a textura desenvolvida exclusivamente para trazer a rusticidade da terra bruta. O piso é revestido com cacos de granito natural rústico.

“O paisagismo do terraço lembra nossa abundante natureza e reforça o clima aconchegante. Tudo pensado para que quem passe pelo loft sinta bem-estar”, aponta a paisagista. No espaço, espécies como Jasmim-Manga, Filodendro Burle Marx, Filodendro Angolano, Strelitzia Augusta, Ciclantus, Clusia Gigante, Chamaedorea Seifrizii, Licuala, Moreia, Costela de Adão e Filodendro Verde brilham em formas e texturas.

Sobre Bia Abreu

Formada em Arquitetura pela FAAP, Bia Abreu trabalhou com grandes nomes até seguir carreira solo, atuando nas áreas corporativa, comercial e residencial. Em seus projetos paisagísticos, espécies tropicais ganham destaque, aliadas a elementos acolhedores. O objetivo é criar jardins sensoriais que atraiam pássaros e borboletas - mas acima de tudo que sejam espaços revigorantes para as pessoas.

@biaabreu_paisagismo

(11) 93729-4632

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.