Irrigando Jardins Verticais e Telhados Verdes

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Seguindo as tendências da vida moderna, o paisagismo também tem sido influenciado por novidades e tendências, seja no uso de determinadas plantas, novos estilos de jardins, otimização de espaços cada vez mais reduzidos e felizmente na crescente reposição da vegetação a nossa volta.

rain bird uso inteligente da agua 10

A qualidade de vida finalmente ocupa mais nossa atenção. A reversão da exclusão do verde e a recuperação de nascentes são vias expressas para recuperar a qualidade de vida perdida nos grandes centros urbanos e pulmões naturais que nos oferecem as matas.

rain bird uso inteligente da agua 13

A vazão do Rio Amazonas de 215 milhões de litros por segundo, atenderia sozinha a população mundial com 2.600 litros de água por habitante por dia. Por este motivo chamamos a Floresta Amazônica de Fábrica de Água, já que extraindo água do subsolo, as árvores produzem nuvens que precipitam chuvas em áreas muito extensas. Devemos fechar esta fábrica?

rain bird uso inteligente da agua 11

Sem jardins e paisagismo é difícil falar em sustentabilidade em regiões urbanas. Sem água é difícil ter um paisagismo saudável. Felizmente o uso de telhados verdes e de jardins verticais, somados a coleta de água de chuva e reuso de água tem se tornado protagonistas de destaque nestes cenários de preservação ambiental e de sustentabilidade.

Oferecer maior conforto térmico, melhorar a infiltração de água de chuva, somar ao equilíbrio ambiental, devolver a diversidade da fauna e flora, melhorar qualidade do ar, devolver a beleza natural invadida pelo asfalto, são apenas alguns benefícios destas modalidades de paisagismo tão comuns em nossos tempos.

rain bird uso inteligente da agua 9

Telhados Verdes e Jardins Verticais não substituem a arborização e não podem ser usados como moeda de troca de desmatamento. Um rigoroso planejamento e avaliação das condições climáticas locais (clima e microclima), das estruturas de sustentação, do entorno da área, da circulação e uso do espaço, dos tipos de plantas adequados e de outros diversos aspectos devem ser considerados, evitando criar um foco de problemas em vez de boas soluções ambientais. Um dos maiores desafios no paisagismo é sempre a facilidade de manutenção dos jardins.

Garden Wall Jardim Vertical 3

A boa distribuição de chuvas ao longo do ano está cada vez mais rara, especialmente nos grandes centros urbanos. Nos primórdios do século passado as secas assolavam o Nordeste do Brasil. Hoje estão espalhadas por toda a região Sudeste, avançando para a região Sul. Não há mais regularidade climática.

Com estações secas prolongadas, torna-se mandatório planejar uma irrigação eficaz e ajustável as oscilações diárias da demanda de água das plantas e a oferta cada vez mais escassa. Felizmente temos uma grande gama de soluções a oferecer a projetistas atentos e consumidores exigentes, principalmente pensando no Uso Inteligente da Água® seja por motivos ambientais ou econômicos.

rain bird uso inteligente da agua 5

A coleta, acumulo e uso de água de chuva na irrigação tornou-se comum, ainda que em algumas regiões não seja suficiente ao longo de todo o ano. Na região Central do Brasil por exemplo, as chuvas se concentram em 3 a 4 meses do ano, com secas que duram meses, demandando reservatórios.

rain bird uso inteligente da agua 5

Outra prática em crescimento é de armazenamento de água de reuso em residências, condomínios, arenas esportivas, shopping centers e edificações comerciais. O uso de água cinza na irrigação do paisagismo se confirma como a melhor opção, com menos exigências de tratamento da água, melhor relação custo benefício e praticidade. O gotejamento enterrado aceita a água com odor agressivo sem afetar o ambiente.

rain bird uso inteligente da agua 4

Nossa abordagem será para a grande gama de opções disponíveis para a irrigação automatizada de jardins verticais e telhados verdes com as particularidades inerentes e foco nas questões da sustentabilidade. Os certificados ambientais contemplam as duas variáveis de forma diferenciada, premiando o paisagismo adequada e bem projetado, e a irrigação automatizada com ajuste automático pela variação climática em coeficientes de uniformidade adequados, com especial ênfase para a redução do uso de água tratada.

Mais informações:

www.rainbird.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança Gerar novo código
Newsletters

Cadastre-se e receba  nossas novidades.

Siga-nos

Siga nossas redes sociais

facebook verde twitter verde Instragran verde

Últimas Matérias Publicadas

  • O paisagismo em empreendimentos dos novos tempos

  • Fazenda São José há mais de 74 anos é tradição e referência em Decks e Pérgolas

  • Garden seat invade a decoração

  • Vem aí a 3º edição do Congresso Nacional de Paisagismo Online, o Conapa

  • Uma perspectiva otimista para o mercado de paisagismo

  • 1