Nova tendência em prédios verdes

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

1_foto_de_Ricardo_Cardim

 

 

Após o expressivo crescimento de empreendimentos sustentáveis no Brasil, a nova tendência é tornar sustentáveis os edifícios já existentes, a fim de se obter redução dos custos operacionais e melhorar a qualidade dos ambientes.

 

 

Para Newton Figueiredo, presidente do Grupo SustentaX, que esteve a frente da certificação LEED para operação e manutenção dos empreendimentos CYK, na avenida Paulista e o edifício da Ed.Abril, na marginal Pinheiros, entre os benefícios estão melhoria da qualidade de vida para os ocupantes, redução do impactos para as cidades, efetiva redução de custos operacionais, gerando maior competitividade e também rentabilidade para seus investidores.

1_Predio_Editora_Abril_334x390

“O objetivo da operação e manutenção sustentáveis é tornar um empreendimento já existente mais saudável e mais atraente às empresas, mais competitivo e com ambientes que levam a maior produtividade dos colaboradores”, afirma. Entre algumas medidas para se obter uma operação e manutenção sustentáveis estão:

1_foto_de_Ricardo_Cardim_520x389

Políticas de compras sustentáveis: aquisição utilizando critérios de sustentabilidade de produtos e equipamentos: Selo Procel, Selo Cerflor, Selo SustentaX, Selo Conpet, com o objetivo de garantir qualidade, desempenho e mitigando riscos, pela seleção de fornecedores de serviços e produtos com responsabilidade socioambiental comprovada. 

1_eco_berrini

Controle da toxidade dos produtos de limpeza para melhoria do ar interno e menor risco de contaminação na manipulação de produtos.  

Áreas externas específicas para fumantes distantes das entradas de ar para o interior do edifício (distância de 8m) evita alergias e outros males provocados por substâncias tóxicas.

1_praca-saolorenco-heudes-regis

Otimização do controle de funcionamento e desligamento de sistemas e equipamentos para redução do consumo de energia elétrica  

Gerenciamento de resíduos para a destinação correta e diminuição da necessidade de aterros sanitários  

Barreiras de contenção de poeira (capachos) em todas as entradas para redução de ocorrência de doenças respiratórias  

  

Além da gestão com procedimentos dentro dos melhores padrões internacionais, otimização dos sistemas de automação de ar condicionado, eficiência energética dos sistemas de iluminação.

1_iluminacao-externa_520x376

Para Figueiredo, sustentabilidade predial é um processo de mudança, cujo sucesso, depende, sobretudo, do engajamento das pessoas, já que “exige o envolvimento de todos, dos ocupantes, proprietários aos fornecedores de serviços, para a criação de novos procedimentos, alterações práticas e culturais”.

Adicionar comentário


Código de segurança Gerar novo código
Newsletters

Cadastre-se e receba  nossas novidades.

Siga-nos

Siga nossas redes sociais

facebook verde twitter verde Instragran verde

Últimas Matérias Publicadas

  • O paisagismo em empreendimentos dos novos tempos

  • Fazenda São José há mais de 74 anos é tradição e referência em Decks e Pérgolas

  • Garden seat invade a decoração

  • Vem aí a 3º edição do Congresso Nacional de Paisagismo Online, o Conapa

  • Uma perspectiva otimista para o mercado de paisagismo

  • 1