Warning: fsockopen() [function.fsockopen]: unable to connect to 196.216.2.130:43 (Connection timed out) in /home/httpd/vhosts/paisagismoemfoco.com.br/httpdocs/administrator/components/com_joomlastats/count.classes.php on line 1038

Cabecalho_-_Especial_Outono_2014_1

VTEM BannersVTEM BannersVTEM BannersVTEM BannersVTEM Banners
  icone_twitter_home icone_facebook_home icone_youtube_home 

Buscar

compregrama-banner180x150

Banner_trapical_plantas_180x150

Newsletter

cadastro_newsletter_home

Guia de Jardinagem

chamada_guia_de_jardinagem_home

Parceiros

Juliana Freitas e a Praça do Pergolado
Escrito por Pedro Henrique   
Ter, 25 de Janeiro de 2011 18:16

Juliana_Freitas_Arquiteta_Paisagista

 

 

Em sua primeira participação solo na Casa Cor São Paulo, a profissional conferiu clima tropical à Praça do Pergolado e renovou uma das preciosas áreas tombadas com o uso de volumetria elaborada, espécies coloridas e materiais sustentáveis.

 

O cenário é, por si só, imponente: um pergolado amplo, tombado pelo Conselho de Preservação Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP). Como complemento, uma praça, que também faz parte do circuito da Casa Kids, evento paralelo as mostras Casa Cor e Casa Hotel, no Jockey Club. Ao longo dos 320m², o desafio foi criar um jardim alegre, como pede o clima tropical, elegante e convidativo, prerrogativa de espaços ao ar livre cercados pela natureza. Essas características nortearam a proposta da arquiteta e paisagista paulistana Juliana Freitas em seu primeiro espaço solo na Casa Cor. “O pergolado sempre foi um elemento pouco trabalhado, que merecia mais atenção. Por isso, decidi transformá-lo na entrada imponente da praça”, revela a profissional.

juliana_freitas_praa_do_pergolado

O toque lúdico, um dos destaques da Casa Kids, vem da horta de temperos que ocupa uma parte da praça e será cultivada pelas crianças que visitarem o ambiente. A iniciativa, batizada de Oficina do Verde, aconteceu em três finais de semana e serviiu como um estímulo para os pequenos se aproximarem da natureza. “Disponibilizarmos mudas e ferramentas de jardinagem para que as crianças experimentem o prazer de plantar”, enfatiza a paisagista. “Nossa intenção é incentivar o gosto pelo contato com a terra e os bens que isso pode trazer para adultos e crianças”, completa.

juliana_freitas_praa_do_pergolado_jardim_vertical

 

 

 

A lateral da praça, formada por um muro de 10m de comprimento e 3m de altura, ganhou um jardim vertical colorido. Três espécies de samambaias com suas diferentes nuances de verde, além de marantas, ocupam o espaço criado com blocos de cimento desenvolvidos especialmente para o uso em paisagismo. Amplo demais, o jardim impossibilitaria a rega manual, e deu origem a mais um recurso criado por Juliana Freitas. Para a manutenção das plantas, ela desenhou um sistema de irrigação automatizado que permite programar a quantidade de água e a frequência da rega em cada um dos vasos que compõem o muro.

 

 

 

 

A iluminação da Praça do Pergolado também merece destaque. Nesse ambiente coberto, arandelas dispostas na vertical evidenciam os pilares decorados da estrutura, enquanto uma iluminação difusa pelo jardim cria um agradável clima de acolhimento.

juliana_freitas_praa_do_pergolado_iluminada

Como se trata de um espaço de circulação, antes de definir a distribuição dos elementos no ambiente Juliana fez um estudo de acessibilidade e de fluxo das pessoas.

juliana_freitas_praa_do_pergolado_vasos

Acostumada a lidar com espécies tropicias, Juliana fez uma seleção arrojada para ocupar a Praça do Pergolado, que inclui a palmeira Veitchia Merrili, que marca e valoriza a entrada da Casa Cor Kids, e a Yucca rígida, que tem um sofisticado tom verde-azulado. Além dessas, Fórmio verde, Moreia branca – que estará florida durante todo o evento – Filodendro ondulado e Guaimbé complementam o projeto paisagístico.

juliana_freitas_praa_do_pergolado2

A forração de cacos de cerâmica complementam os vasos e seguem a tônica da sustentabilidade

A formação acadêmica em arquitetura faz de Juliana uma profissional completa. Ao se dedicar a um projeto, Juliana dá atenção a todos os detalhes, que vão das plantas à iluminação, passando pelos revestimentos e pelo mobiliário.

juliana_freitas_praa_do_pergolado5

Sempre com uma preocupação sustentável por trás das escolhas dos elementos. Os revestimentos cerâmicos da Lepri, por exemplo, trazem na massa sobras de lâmpadas fluorescentes. Eles revestem os pilares do pergolado e a fonte decorativa. Os bancos de madeira possuem certificação de origem. As luminárias da Geo são feitas de cerâmica, solução resistente e sustentável.

juliana_freitas_paisagista

 

 

 

"Mostrar meu trabalho em um evento como a Casa Cor é um grande sonho e por conseqüência a grande inspiração deste projeto, principalmente tratando-se de um ambiente localizado no Boulevard e agregando a Pérgola do Jóquei Clube, que é uma edificação tombada", finaliza Juliana Freitas.

 

 

CONTATO

Fone: 11 3876 4090

www.julianafreitas.com.br

Última atualização em Qua, 09 de Fevereiro de 2011 10:35
 

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Revista Eletrônica Paisagismo em Foco 2013. Todos os direitos reservados. By GO UP Publicidade. & Anderdesign.  Hospedado por Cazibas