Marcelo Faisal apresenta “Jardim do Semiárido” na mostra Casa Cor 2015

Marcelo Faisal apresenta “Jardim do Semiárido” na mostra Casa Cor 2015


O Jardim do Semiárido, também batizado como JARDIM DOS SERTÕES  é um espaço de 710m² na 29ª edição da Casa Cor São Paulo, que acontece de 26 de maio a 12 de julho, no Jockey Club, em São Paulo. 

Marcelo Faisal na Casa Cor 2015 1

Chamado de Jardim do Semiárido, este projeto surgiu como uma crítica à crise hídrica e econômica vivida no momento no país. Trata-se de um jardim 100% sustentável, com reuso de madeira e de outros materiais, sem nenhuma impermeabilização de solo, com espécies vegetais que necessitam de pouca água e baixa manutenção. Absolutamente funcional, pode ser chamado de JARDIM DOS SERTÕES.É um jardim que pode depender exclusivamente das chuvas, podendo ficar até 30 dias sem irrigação. Composto por diferentes espécies, ativas e exóticas, de muita plasticidade, sustentabilidade plena e garantindo 100% de permeabilidade do solo, fazendo uso reuso de materiais e também com destino certo após a desmontagem do evento.

Marcelo Faisal na Casa Cor 2015 34

O Jardim do Semiárido foi projetado para garantir circulação por todos os canteiros e ambientes, garante circulação por todos os ambientes permitindo bom passeio e acesso aos canteiros matematicamente projetados. Como sempre fui preocupado, hoje mais do nunca, a crise hídrica colaborou para o uso de espécies que consigam ficar até 30 dias sem irrigação.

Marcelo Faisal na Casa Cor 2015 16

Composto por espécies exóticas, muita plasticidade e sustentabilidade plena, de total permeabilidade do solo, reuso de materiais e de destino pós Casa Cor para os pisos, para os pergolados e para as espécies vegetais. O “Jardim do Semiárido” garante a circulação por todo o ambiente, permitindo bom passeio e acesso aos canteiros matematicamente projetados.

Marcelo Faisal na Casa Cor 2015 24

“Como sempre fui preocupado com a sustentabilidade e com a economia de água, hoje mais do que nunca, a crise hídrica colaborou para a criação de um jardim semiárido com a escolha das espécies (Cactos e Agaves)que consigam ficar até 30 dias sem irrigação. Resistencia e rusticidade é a formula que consegui encontrar para garantir e contribuir com a economia da água, tão necessária nos dias de hoje.” conclui Faisal. 

Marcelo Faisal na Casa Cor 2015 26

Destaques para o piso drenante da Braston, que garante a permeabilidade e umidade do soloque garante um acabamento diferenciado e com belo efeito visual e baixo custo;o pergolado com madeira de demolição/reuso da Tauna; um deck de pinus tratado de baixo custo que pode ser adaptado para áreas de convivência com eventual cobertura, que pode também funcionar como espaço de convivência junto aos balanços de corda náutica e aos móveis de madeira, peças exclusivas da Tidelli, com certificado de árvores de descarte da Tauna.

Marcelo Faisal na Casa Cor 2015 11

“A maior tecnologia deste projeto é o baixo consumo e a baixa tecnologia, toda com iluminação em LED. Hoje em dia, ser tecnológico é ser sustentável e estamos falando de um projeto 100% sustentável” finaliza o profissional.

Fornecedores: Braston, Tauna, Lepri, Brilia, Viveiro Caminho Verde, Tidelli, Tintas Renner.

MFaisalSobre Marcelo Faisal

Renomado profissional que despontou no cenário da arquitetura paisagística do Brasil na década de 90.Participante da Casa Cor tem projetos premiados pela FIABCI, SECOVI, ADVB, revista Architecture House e revista Espaço D entre outros.

A característica fundamental de seu trabalho é a simplicidade sofisticada com o melhor uso dos recursos naturais resultando num paisagismo de bom gosto e de baixo custo. Suas empresas são baseadas em sua dedicação e paixão pela natureza. Sua arte tem como preocupação evitar o desperdício oculto. Em seus trabalhos a forma segue a função. Some-se a isso um atendimento rápido e eficaz, ousado em inovações e sempre focado nas necessidades dos seus clientes.

Sobre a CASA COR

Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2015 chega à sua 29ª edição e com 19 franquias nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina) e quatro internacionais (Peru, Chile, Equador e Bolívia).

Serviço: Marcelo Faisal assina “Jardim do Semiárido” para Casa Cor 2015

Casa Cor 2015

Data: 26 de maio a 12 de julho

Local: Jóquei Clube de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 1075 – Cidade Jardim – São Paulo

Marcelo Faisal

Av. São Gualter 1941 - Alto de Pinheiros - São Paulo, SP

Tel: (11) 3021-2665