Ascânio MMM: Poética da Razão

Avaliação do Usuário

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Novo lançamento da BEI Editora analisa obra e revela trajetória do escultor Ascânio MMM

Português radicado no Brasil – e autodeclarado carioca –, o escultor Ascânio MMM tem vida e obra revisitadas no novo lançamento da BEI Editora, Ascânio MMM: Poética da Razão. Assinado por um dos mais respeitados curadores e críticos de arte do Brasil, Paulo Herkenhoff, o livro é o resultado dos quatro anos que o autor dedicou a investigar a produção e a trajetória de Ascânio, tendo participado dezenas de suas reuniões de trabalho e feito outras dezenas de visitas ao ateliê do artista.

Livro_Ascanio_1

São diversas as obras de Ascânio que tomaram o espaço coletivo, tornando-se conhecidas do grande público. A escultura “Módulo Rio”, no Edifício Argentina, em Botafogo, e trabalhos em variados bairros do Rio de Janeiro, como Cosme Velho e Copacabana, são exemplos da habilidade do artista em articular a estética da arte e a necessidade arquitetônica. Em Ascânio MMM, Paulo Herkenhoff explora a relação entre a produção do escultor e a arquitetura, analisando sua função na geração de artistas construtivistas brasileiros, resgatando as influências presentes em sua obra e revelando os conceitos que permeiam seu trabalho.

Num trabalho que define como “historiográfico e teórico”, completado com reproduções de algumas de suas mais significativas obras, Herkenhoff realiza um estudo minucioso da trajetória de um dos maiores artistas do país crítico, em uma leitura obrigatória não apenas para acadêmicos, mas para os amantes da arte brasileira.

“Por mais de quatro décadas, desde os primórdios de seus estudos de arte em 1963, Ascânio MMM manteve uma produção consistente. Seu olhar se definiu por uma lógica arquitetônico-construtiva própria e que se lapidaria coerentemente como um cristal. O desafio deste texto seria então compreender o modo como Ascânio é o lapidador do cristal.” Paulo Herkenhoff

 

Ficha técnica
Português • 1ª edição • 2012
422 pp. • 23,4 cm x 27 cm
ISBN 978-85-7850-097-9
R$ 90,00

 

Sobre o autor

Paulo Herkenhoff é curador, crítico e autor de diversos livros sobre arte. Nascido em 1949, é bacharel em direito e museólogo. Esteve à frente da 24ª edição da Bienal de São Paulo e foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e do Museu Nacional de Belas Artes, na mesma cidade, além de ter atuado como curador-adjunto do Departamento de Pintura e Escultura do MoMa, em Nova York.

 

BEI: uma editora que oferece mais

A palavra BEI – “um pouco mais”, em tupi – define o espírito de quem busca superar limites em cada projeto. Desde sua fundação, a BEI Editora se diferencia pela qualidade e originalidade das suas publicações.

Cada livro é visto como um projeto especial, concebido e desenvolvido em seu próprio ritmo, de acordo com suas características e peculiaridades. Todos os aspectos da produção – do projeto gráfico à escolha do papel e dos processos de impressão – reforçam essa atenção à singularidade de cada obra.

 

Adicionar comentário


Código de segurança Gerar novo código

Publicidade

Newsletters

Cadastre-se e receba  nossas novidades.

Siga-nos

Siga nossas redes sociais

facebook verde twitter verde Instragran verde

Últimas Matérias Publicadas

  • Quarto de Bebê com cabana marca a estreia do SP Estudio na CASACOR São Paulo 2017

  • Projeto Clássico Francês de Flávio Abílio

  • 4º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel anuncia os 10 projetos finalistas

  • Conheça minha trajetória no setor de piscinas

  • Arquitetura sustentável: Bill Dunster, arquiteto inglês, participa da entrega do prêmio Desafio Casa AQUA

  • 1