13ª Fiaflora ExpoGarden - Cobertura completa da mostra de paisagismo


Alex Hanazaki – Arquiteto Paisagista

Espaço: Praça do Fogo

O arquiteto paisagista projetou um ambiente místico usando o fogo como elemento principal, um pândanos como elemento escultural e uma espécie de jardim com floreiras em linhas retas vigiado por estatuas de leões, representando o elemento cênico.

Alex_Hanazaki_-_fiaflora

praca_do_fogo_-_alex_hanazaki

Hanazaki utilizou revestimentos importados da Indonésia para dar o requinte sob o calor do fogo vindo das lareiras ecológicas distribuídas em pontos estratégicos do espaço, criando uma cenografia que interliga o pergolado, as cicas, pacovas e as cercas ecológicas com o efeito da luminotécnica.

 

Mônica Rio Verde – Paisagista

Espaço: Lounge Alfresco

O foco central é unir a área interna da residência com o jardim, trazendo a opção de um lounge ao ar livre que proporcione momentos agradáveis em família e entre amigos. Dentro da proposta, Mônica trabalhou o conceito da sustentabilidade utilizando, no pergolado e no deck, pinos de reflorestamento, criando aconchego através das lareiras ecológicas, fibras naturais no mobiliário, dando um toque de sofisticação no interior do ambiente.

Monica_Rio_Verde

A vegetação foi inspirada na nossa flora brasileira, mais precisamente do Rio de Janeiro até a Bahia. Segundo a paisagista, a intenção de trazer a vegetação foi além, tão bem, proporcionando o contato direto com as carpas em um lago artificial, simbolizando a prosperidade e felicidade no ambiente.

lounge_alfresco

A beleza e a funcionalidade servem de convite para o morador vivenciar mais e mais a sua área externa e receber bem seus convidados nas ocasiões especiais.

 

Ronaldo Kurita – Arquiteto Paisagista

Espaço: Pavilhão no Jardim

Um espaço multiuso de composição geométrica com formas e linhas retas. No ambiente, Ronaldo utilizou poucas espécies vegetais, porém, as que foram usadas formam maciços em diferentes tonalidades de verde.

ronaldo_kurita

O profissional trabalha com estes fundamentos para que o jardim permaneça exuberante durante o ano todo, independente da estação.

pavilhao_no_jardim

A simplicidade da composição dos elementos faz com que seja facilmente inserido em qualquer tipo de ambiente, seja residencial ou corporativo.

 

Soraia Vitiello e Patrícia Miranda - Arquitetas Paisagistas

Espaço: Natureza Viva

O objetivo principal do espaço é conscientizar as pessoas de que é possível criar um jardim com materiais e objetos reciclados de fontes renováveis, como o bambu, palhas, folhas de bananeiras e galhos, buscando permanentemente manter o conceito da sustentabilidade sempre vivo, de modo a fomentar a consciência de preservação da natureza.

Soraia_Vitiello_e_Patrcia_Miranda

Mesmo em um espaço pequeno, as paisagistas conseguiram criar três ambientes e demonstrar que é possível ter aconchego nos cantinhos para relaxar, refletir e apreciar utilizando-se de materiais renováveis que ajudam a preservar a natureza.

espaco_natureza_viva

Para as profissionais, a mudança em prol da sustentabilidade está em você, basta começar que as outras pessoas lhe acompanharão. Este raciocínio define bem o estilo profissional da dupla.

 

Érica Ochoa – Arquiteta Paisagista

Espaço: A Grande Sacada

Foi pensando em aproveitar os poucos espaços como varandas, terraços e coberturas, que a arquiteta paisagista desenvolveu seu ambiente para 13ª Fiaflora. Mantendo o conceito  da sustentabilidade, Érica Ochoa utilizou palets usados na concepção do piso e na criação do mobiliário.

erica_ochoa

Seguindo a mesma linha de raciocínio, todo ambiente proporciona ótima receptividade tanto para família quanto para amigos em ocasiões especiais.

espaco_a_grande_sacada

“A vida é simples. Esta é a a grande sacada”, explica a profissional que usou lareiras ecológicas para aquecer o ambiente, criou um espaço gourmet convidativo e idealizou um tapete pintado no piso para alegrar ainda mais os momentos.

 

Sara Palamoni e Meire Lemes – Paisagistas

Espaço: Do campo para cidade

A idéia principal é trazer um pouco do aconchego do campo para os terraços, varandas e coberturas das grandes cidades. O espaço foi projetado seguindo as técnicas do feng shui fazendo a harmonização através dos 5 elementos: fogo, água, terra, madeira e metal.

Sara_Palamoni_e_Meire_Lemes

espaco_do_campo_para_cidade

O ponto de destaque no ambiente é a figura de uma “namoradeira” apreciando a varanda através da sua janela e as profissionais usaram móveis feitos em madeira de demolição, plantas tropicais, vasos de cimento, deck em madeira kumaru, espelho d’água, bromélias, pedriscos e pisadas, além da luminotécnica para dar um toque de requinte.

 

> Confira a segunda parte da matéria e se encante com a criatividade que os profissionais levaram ao público visitante da feira ..

Clique aqui