Brasil recebe o maior evento sobre energia solar na América Latina

Brasil recebe o maior evento sobre energia solar na América Latina


Para promover as tecnologias e ampliar as aplicações de energias renováveis no país, será realizada a exposição e conferência Intersolar South America 2015, de 1 a 3 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesses três dias, empresas e profissionais do setor de energia solar vão debater tendências, realizar negócios e trocar de informações sobre os desenvolvimentos tecnológicos desse mercado, métodos de produção eficientes, financiamento e planejamento de projetos, e apresentar soluções, entre outras atividades.

 Evento de energia solar 1

Com um mercado interno promissor e reconhecido por especialistas como futura potência em energia solar na América Latina, o Brasil realizou, em 2014, o primeiro leilão público nacional com participação expressiva de empreendimentos de energia elétrica solar, com resultados amplamente favoráveis: foram contratados 1048 MW de capacidade fotovoltaica instalada em 31 usinas. Na ocasião, o preço-médio negociado para essa fonte ficou em R$ 215,12 por megawatt-hora (MWh), o que significou desconto médio de 17,89% em relação ao preço “teto” de R$ 262 reais, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Evento de energia solar 2

Hoje, o mercado de energia solar na América Latina apresenta grande potencial de crescimento em função do reconhecimento dos países sobre o futuro papel dessa fonte na matriz energética. No Brasil, por exemplo, 80% do parque de geração de energia elétrica corresponde a fontes renováveis, sendo que as hidrelétricas têm uma fatia de 83% entre as renováveis e de 66% da capacidade total, segundo a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Por outro lado, a eletricidade de fonte solar corresponde a meros 0,01%.

Evento de energia solar 7

De acordo com Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa co-organizadora do evento, o Brasil necessita diversificar urgentemente sua matriz energética para não permanecer suscetível a intempéries climáticas. “A captação de energia solar fotovoltaica e termossolar é uma alternativa de grande valia dadas as características geográficas privilegiadas do país, banhado pelo sol praticamente o ano todo”, explica a executiva.

Evento de energia solar 3

E completa: “A Intersolar é uma referência mundial em eventos para o setor solar e o Brasil é hoje um dos palcos principais das discussões sobre tecnologia, regulamentação, tributação e demais temas estratégicos para o desenvolvimento deste mercado”, afirma a executiva.

Sobre a Intersolar

Com eventos em quatro continentes, a Intersolar é a principal série de feiras do mundo para o setor de energia solar e seus parceiros. Ela une pessoas e empresas de todo o mundo com o objetivo de aumentar a quota de energia solar no fornecimento de energia.

A Intersolar South America é a feira e conferência internacional para o setor de energia solar na América do Sul. O evento coloca no centro das discussões as áreas de energia fotovoltaica, tecnologias de produção FV, armazenamento de energia e tecnologias termossolares. Desde que foi fundada, a Intersolar se tornou a plataforma mais importante para fabricantes, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviços e parceiros da indústria solar.

Com uma experiência de mais de 20 anos, a Intersolar tem capacidade única de reunir os membros do setor de energia solar dos mercados mais influentes do mundo. As feiras e conferências da Intersolar são realizadas em Munique, São Francisco, Mumbai, Pequim e São Paulo. Desde 2014, esses eventos globais são complementados pelos “Intersolar Summits”, tendo lugar em mercados emergentes e em crescimento no mundo inteiro.

Serviço:

Intersolar South America

Data: 1-3 de Setembro de 2015

Horário Exposição: 12h às 20h

Horário Congresso: 01/09, 11h às 17/30 – 2 e 3/09, das 9h às 17h30

Local: Expo Center Norte – São Paulo – SP

Mais informações: http://www.intersolar.net.br/pt/intersolar