ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas

  • Escrito por Administrator

associação brasileira de arquitetura e paisagismoEm maio de 1976 foi criada a ABAP, em resposta à solicitação feita no encontro da IFLA International Federation of Landscape Architects realizado no ano anterior, em San Antonio, Texas (EUA).

A arquiteta paisagista Rosa Grena Kliass, então membro individual da IFLA, reuniu um grupo de profissionais atuantes em São Paulo e juntos decidiram pela fundação de uma associação que representasse o Brasil na instituição internacional. Dois anos depois, em 1978, a jovem ABAP ousou ao sediar em Salvador, Bahia, o XVI Congresso da IFLA, aglutinando profissionais de todo o Brasil e de diversos países.

A principal meta da ABAP é a promoção da profissão do arquiteto paisagista, respondendo aos desafios criados pelas intervenções na paisagem nas mais diferentes escalas e nos mais diversos ambientes. Para tanto, promove visitas técnicas, cursos, palestras, encontros e seminários de aperfeiçoamento profissional, além de exposições, publicações e outras atividades. A consolidação deste processo pode ser constatada pelo fato de a entidade contar hoje com associados de doze unidades da Federação e representar a terceira maior associação de profissionais da área do continente americano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá, nações em que a arquitetura paisagística já conta com mais de cem anos de institucionalização.

Em 2006, ao completar 30 anos de luta, a entidade realizou o 1º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, trazendo como tema central Metodologias e Práticas Projetuais em Arquitetura Paisagística na América Latina, que reuniu 300 profissionais por 3 dias consecutivos no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Atualmente, além da sede em São Paulo, a ABAP mantém núcleos regionais no Rio de Janeiro, Campinas, Recife e Belo Horizonte

Comentários  

 
# Juliana Ripper 07-02-2011 14:00
Meu nome é Juliana Ripper e trabalho na Clean Living.

Nossa empresa tem uma resposabilidade ligada a sustentabilidad e.

A Clean Living trabalha com produtos à base de milho, descartáveis como talheres, pratos, copos, sacos de lixo...

Hoje já vendemos para lojas como Mundo Verde, Emporio São Paulo, Casa Santa Luzia...

Gostariamos de poder entrar em contato para explicar o nosso produto, nosso conceito, nossa missão...

Estamos situados no Rio de Janeiro teria alguém que eu poderia entrar em contato aqui no Rio?


Desde já agradeço sua atenção.

Grata,

Juliana Ripper
Responder
 
 
# Kyara França 23-03-2011 08:55
Gotaria de um esclarecimento por favor, sou formada em paisagismo a pouco tempo, recentemente peguei um projeto muito grande e convidei meu professor pra fazermos uma parceria. E ele acabou pegando pra ele o projeto me excluindo praticamnte do orçamento.Quant o eu deveria cobrar de porcentagem dele?
Responder
 
 
# PECCA UFPR 31-03-2011 20:11
Segue uma ótima oportunidade na área: Curso de PAISAGISMO PRODUTIVO - UFPR
Valor do investimento: 3 parcelas de 250,00
Duração: 02 meses de aula (60 horas/aula)
Inscrições: www.pecca.ufpr.br
Contatos: fone/e-mail/sit e 41 33505696 / 3350 5787 /
Responder
 
 
# Izanilda Marinho 21-04-2012 20:03
Gostaria de fazer um curso com Marcus Macacute,no segundo semestre.Por gentileza me avise no período.

Grato izanilda.
Responder
 
 
# Marcia Capela 30-05-2012 14:19
Trabalho em uma empresa de Paisagismo e gostaria de obter a carteira da ANP. Queria informações sobre cursos onde poderei me formar em paisagismo.
Grata
Marcia Capela
Responder
 
 
# Maria Clara Araujo 01-11-2012 21:51
Tenho 10 anos e quero aprender mais sobre
essa profissão. Qual curso na universidade devo fazer? Quais os melhores cursos na Bahia (ou em Sergipe)? Quer saber mais!
:-p
Responder
 
 
# Jerónimo Maynart Sob 11-01-2013 16:51
Prezados colegas
Sou arquiteto e urbanista, atuo na cidade de Aracaju Sergipe, estou pesquisando os cursos de pós graduação em paisagismo, gostaria de contar com a colaboração da ABAP na indicação de um bom curso.
Antecipadamente agradeço a colaboração.
Jerônimo Maaynart Sobrinho
Arquiteto e urbanista
vice presidente do IAB Sergipe
Responder
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

+ Outras Matérias

Jardins em pequenos espaços

Jardins em pequenos espaços

Nem sempre temos a sorte de ter um jardim grande para decorar. As vezes o único que temos é uma pequena sacada ou um patio. Espaço antes do projeto Espaço depois do projeto No caso desse pequeno jardim, ninguem esperava muito do espaço. Mas com criatividade e carinho, o patio se transforma em um oasis no meio da cidade. Um lugar para relaxar e estar ...

Kolorines Technology apresenta sua linha de Duchas Sustentáveis para áreas externas

Kolorines Technology apresenta sua linha de Duchas Sustentáveis para áreas externas

Com a chegada do verão e das férias de fim e começo de ano, as áreas externas viram atrações principais de residências, hotéis e resorts. É nessa época que as pessoas utilizam as piscinas para lazer, entretenimento ou simplesmente para relaxar após o exaustivo dia de trabalho. Ducha Niagara Arquitetos e paisagistas trabalham em conjunto para projetar áreas...

Jardim Noturno

Jardim Noturno

É real que cada dia mais nossos clientes têm menos tempo para admirar e usufruir de seus jardins. Para isso temos criado jardins que possam ser aproveitados não somente durante o dia, mas também muito bem aproveitado durante a noite, na hora do descanso. As estratégias e artifícios que utilizamos para criar este ambiente convidativo são: A iluminação - Ite...

Sustentabilidade no traço da arquitetura

Sustentabilidade no traço da arquitetura

Sustentabilidade, esta é a palavra de ordem no mundo atual. Diretamente relacionada aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, a sustentabilidade anda de braços dados com a arquitetura, que tem como missão, viabilizar de forma correta projetos na área da construção civil.  “A sustentabilidade é uma preocupação cada ...

Curta-nos no Facebook