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  A capacidade dos projetos paisagísticos em valorizar o espaço e, ao mesmo tempo, trazer a natureza e o verde para as grandes cidades está levando o setor a crescer de maneira acelerada nos últimos anos. Somado a isso está o tema Sustentabilidade, que vem movimentando a sociedade e as empresas a repensarem o meio-ambiente e a qualidade de vida.

 


Loja-Market-Place

 

   A DryWash, pioneira mundial em lavagem de veículos sem a utilização de água, abre sua primeira loja em Barueri. A inauguração da unidade no Shopping Iguatemi de Alphaville, que aconteceu no último dia 14 de julho, marca a chegada de mais uma loja-conceito da rede, reforçando a ampliação das ações de sustentabilidade da empresa.

 No mercado de conservação automotiva há 17 anos, a Dry Wash presta serviços que ultrapassam a simples lavagem exterior. Oferecendo aos seus consumidores, polimento, higienização, limpeza do motor e impermeabilização de vidros, entre outros serviços complementares que são referências no setor de atuação.

  De acordo com Lito Rodriguez, fundador da Dry Wash, o local escolhido para receber a nova loja foi estratégico. “Muitos de nossos clientes eram não só moradores de Alphaville, mas também trabalhavam na região de Barueri e há tempos nos pediam uma Dry Wash nessa localidade. Essa expansão da marca para municípios próximos de São Paulo demonstra o fortalecimento da nossa gestão e de nossa empresa. A intenção é estar presente em cidades próximas a São Paulo, como Campinas, ABC, entre outras”, revelou Lito.

  A unidade Dry Wash no Shopping Iguatemi Alphaville é uma das maiores do grupo, com 360m² possui capacidade para atender até 20 veículos simultaneamente. Foram investidos R$450 mil na nova loja, que terá 20 consultores formados pelo SENAI – a maior instituição de ensino técnico da América Latina.

  A loja de Alphaville segue o modelo conceito que foi implantado pela primeira vez no início deste ano na unidade do Shopping Market Place, em São Paulo. No local foi instalado um inovador sistema de iluminação que chega a economizar cerca de 50% da energia, com refletores laterais para simular a luz do sol. Os materiais utilizados na construção do espaço também seguem os conceitos de sustentabilidade com painéis produzidos com madeiras de demolição. Pneus reciclados também são utilizados na loja como bancos, que ajudam os técnicos a alcançarem a parte superior dos carros.


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Com uma agradável temperatura de 30C, a cidade de Zurique, na Suiça, foi sede do 48ª edição do Congresso Mundial de Paisagismo da IFLA, federação que representa a classe internacionalmente. O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de junho e reuniu mais de 1200 pessoas, entre profissionais e estudantes.

 

 

Considerada cidade modelo, Zurich, que pela segunda vez foi palco do evento, deu exemplo de como podemos ter uma cidade rica, vibrante, acolhedora, intensa e diversa, em harmonia com a natureza. Afinal, de forma responsável e ecológica a sustentabilidade está presente em todas as dinâmicas da cidade, desde o belo trabalho realizado com o lixo, transformado em energia e reciclado em novos produtos, passando pelo eficiente e limpo sistema de transporte até a qualidade das águas dos rios e fontes, com águas potáveis jorrando das fontes.

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Raquel_Osorio_Veiling  Quem visitou a feira de negócios Garden Fair – Enflor 2011, realizada na cidade de Holambra (SP), entre os dias 9 e 12 de julho, teve a oportunidade de observar o quanto o mercado de flores e plantas está aquecido aqui no Brasil. Bastava andar um pouco pelos corredores da feira para visualizar as centenas de empresas presentes com o objetivo de mostrar as suas últimas novidades, o que deve ser tendência, além do lançamento de inúmeros produtos, que devem chegar em breve ao mercado. A reportagem do Paisagismo em Foco, esteve no stand do Veiling Holambra, um dos maiores centros de comercialização de flores e plantas ornamentais aqui no Brasil.  

  A gerente da categoria de flor e de corte da empresa, Rachel Osório, revela que há muitos anos o mercado de flores e plantas ornamentais é um dos setores que mais tem crescido por aqui. “Mesmo com a crise financeira internacional, o mercado manteve o seu excelente ritmo, de 12 a 15% ao ano. Nos próximos anos o superávit deve ser ainda maior, devido a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016, que irão refletir diretamente no mercado de paisagismo também”, salienta. Somente o Veiling deve movimentar cerca 135 milhões de euros este ano.


Lago_ornamental_garden_fair  O diretor da RBB Eventos e organizador da Garden Fair – Enflor 2011, Renato Opitz, revela com exclusividade a equipe de reportagem do Paisagismo em Foco que em 2011, os quatro dias de feira e o que ele chama de pós-feira (geração de negócios após o término do evento), deve movimentar 12 milhões de reais em negócios. Segundo Opitz, os dois primeiros dias de evento superaram as expectativas, atraindo visitantes de vários Estados brasileiros e de algumas partes do mundo. Para este ano, o mercado nacional de flores e plantas trabalha para ampliar a previsão de crescimento, que deve ficar em torno de 12%. “O mercado - que faturou mais de US$ 3,8 bilhões em 2010 - está aquecido e não é novidade ultrapassarmos inclusive o PIB brasileiro, em termos de crescimento”, ressalta Renato.

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Opitz afirma que o mercado nacional de flores e plantas tem crescido acima do PIB

  De acordo com Opitz, a capacitação é um dos desafios que o segmento enfrenta para ampliar ainda mais esse crescimento. “Atualmente, quase 30% da produção nacional de flores e plantas é comercializada em supermercados. Para competir, as floriculturas devem se diferenciar nos serviços, que incluem qualidade do produto, criatividade dos arranjos e excelência na administração”, comenta.


borb-_casacorAté o próximo dia 17 de julho, os visitantes da CASA COR 

  poderão conferir as novas cores e formatos presentes na mostra

No paisagismo, as borboletas são conhecidas por flores que voam, devido às suas belíssimas cores e formas, que compõe um show a parte na natureza. Idealizado pela paisagista Mari Polesi, sob autorização do Centro de Fauna Silvestre da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a CASA COR SP 2011 recebe a partir de hoje, no ambiente Praça Vila Casa Cor, pela primeira vez em 25 anos de evento, um exclusivo borboletário. “Decidi inserir o borboletário no ambiente, para destacar e deixar cada vez mais visível e mais claro que a natureza é toda composta por elementos vivos, por isso, devemos respeitar, preservar e entender como ela funciona, para que continue sempre existente”, ressalta Mari.

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   O projeto do borboletário conta com o apoio técnico e a supervisão da bióloga Paulina Arce, responsável pelo borboletário da cidade de Osasco. “Implantar um borboletário pode ser considerado sinônimo de educação ambiental, que é o caminho para atingirmos uma sociedade mais sustentável”, afirma a bióloga, que conclui: “a conscientização que desenvolvemos em um criadouro (lugar onde se cria animais e nesse caso, as borboletas) é interativa, pois o visitante fica em contato direto com o objeto do nosso trabalho.

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Durante essa visita, falamos sobre o ciclo de vida dos insetos, que fascina as pessoas, e principalmente, explicamos a importância ecológica desses pequenos seres”. Vale lembrar que o borboletário presente na Vila Casa Cor vai contar com a presença de um biólogo, com a função de monitorar, orientar e oferecer todo tipo de informação aos visitantes.

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O borboletário disponibiliza a reprodução de elementos do habitat das borboletas, oferecendo a elas fonte, tronco, galhos, flores e plantas. Devido à sensibilidade das borboletas e por ser inverno, o borboletário também vai contar com aquecedor. Segundo Mari Polesi, os projetos de paisagismo devem priorizar o convívio entre o homem e a natureza. Utilizando-se do estudo da técnica das plantas, principal elemento do paisagismo, ela afirma que é possível atrair para os ambientes de forma simples, animais, pássaros e borboletas, deixando qualquer espaço muito mais colorido, agradável e feliz!

 

 

    

borb-_casacor_1IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS BORBOLETAS

   De acordo com a bióloga Paulina Arce, os lepidópteros (borboletas e mariposas) são indicadores de qualidade ambiental, ou seja, quando estamos num local que não há borboletas, cuidado! Provavelmente a qualidade do ar que respiramos não é das melhores. Ao perceber que há apenas um ou dois tipos de borboleta, preste atenção! Os lepidópteros são sensíveis a degradação ambiental, por isso, podem ser considerados como indicadores biológicos. Se o número de borboletas for reduzido, isso indica que há pouca diversidade na vegetação, já que esses insetos desenvolveram uma íntima relação com as plantas ao longo de milhões de anos.

Imagens: Rafaela Freitas dos Santos

ESPÉCIES PRESENTES NO BORBOLETÁRIO:

- Ascia monuste;

- Caligo illioneus;

- Methona themisto;

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PROGRAME-SE:

CASA COR 2011: até 17 de julho

SPECIAL SALE: de 11 a 17 de julho

Praça Vila Casa Cor – “Jardim da Vila”

Ambiente 23 (Espaço da Meditação)

Local: Jockey Club de São Paulo

Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 - Cidade Jardim - São Paulo – SP


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  O Solar das Andorinhas oferece a estrutura ideal para as férias de inverno de toda a família em Campinas, com atrações para todas as idades e gostos. Além disso, é um lugar de muita história. Fica em uma centenária fazenda, chamada Duas Pontes que foi fundada por volta de 1800. Foi palco da agricultura cafeeira na região. Atualmente, mesmo restaurada, garante um reencontro com o passado, principalmente por seu estilo colonial transformado em hotel fazenda.

  O grande diferencial do Solar para as férias é o seu famoso circuito de aventura: o maior dentro de um hotel. O arvorismo é composto de mais de 28 estações para os fãs de adrenalina. Sem contar atirolesa, com 1 km de extensão, e o rafting com saída do próprio hotel. E para completar as férias de inverno, atividades como: paint ball, torre de aventura, composto por parede de escalada e balonismo.

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Hospedagem - o hotel oferece 85 apartamentos equipados com ar condicionado, frigobar e tv


_DSC8150_Alex_Hanazaki_640x427  Assim como acontece em outros lugares do mundo, como Milão, Buenos Aires e Nova York, onde exposições paralelas são realizadas no mesmo período dedicado aos novos e tradicionais eventos dedesign, decoração e moda, a Hyundai Mostra Black estreia estrategicamente num período aquecido no calendário de São Paulo. 

  No lugar escolhido, um casarão de aproximadamente 1.500m² de área construída no Jardim Europa, erguido ao longo de seis anos na década de 1940 pelo arquiteto francês Jacques Pillon, os profissionais criaram ambientes que refletem seus sonhos estéticos - não necessariamente aqueles que compõem uma casa tradicional. Este 'conceito Black' apresentado na primeira edição da Mostra destaca espaços exclusivos e inusitados, em diferentes concepções, cores, formas e materiais, além de importantes obras de arte, que vão de Portinari a Vik Muniz, Mario Cravo e Rogério Degaki, ambientadas em espaços com mobiliários e objetos antigos, modernos e contemporâneos, garimpados nas melhores lojas do mercado - aqui e fora do Brasil.

  Quem visitar a mostra vai conhecer uma casa totalmente reinventada: não só do lado de dentro,como também no seu exterior, que ganhou uma fachada Black inconfundível e jardins também inéditos. 


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