A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Móveis para as áreas externas: setor em crescimento anima indústria, lojistas e profissionais


   Inobstante as questões do design nacional, o aquecimento da economia brasileira e o “boom” no setor imobiliário, são os principais responsáveis pelo superávit das vendas. “Os empreendimentos agora começam a ser entregues em volume maior e a consequência natural é o morador mobiliar o apartamento ou casa”, diz o presidente da ABIMAD. De acordo com Marcela Castro, gerente de marketing da MAC Móveis, devido à tendência de varandas em casas e apartamentos as pessoas estão aproveitando mais o espaço de lazer do que as antigas salas de estar e jantar. “As áreas externas estão em alta conjugadas com espaços gourmet e lounges com sófas, poltronas e demais produtos específicos para esses ambientes”, diz Marcela. O diretor criativo da Artefacto, Wair de Paula, salienta que a expansão deste segmento e o aumento pela procura de móveis para as áreas externas foi elevado, devido a inauguração de condomínios de alto padrão. “O processo tem sido evolutivo nos últimos anos, além do aumento do setor de imóveis residenciais, não podemos esquecer que os hotéis e resorts na costa brasileira também elevaram a procura por móveis externos”, revela Wair.

foto-olga-krell

 

"Posso garantir que o design e as ideias dos nossos profissionais não deixa nada a desejar com relação a outros países. Estou impressionada com o que eu tenho observado"

Olga Krell, arquiteta e jornalista

 

          Ambiente_moveis_externos_2   ambiente_moveis_externos_3

As pessoas estão aproveitando mais o espaço de lazer do que as antigas salas de estar e jantar

Wair_de_Paula_-_Artefacto_640x486

Acompanhamos na última feira de Milão, um grande número de empresas com produtos para as áreas externas. Este é um reflexo de uma demanda até então reprimida. O consumidor começou a perceber que este mobiliário deve oferecer o mesmo conforto e qualidade, aliados a um design de excelência, restrito até então aos produtos para as áreas internas

Wair de Paula, diretor criativo da Artefacto

 

Índices positivos

MichelOtte

 

 

"A ABIMAD apresenta duas feiras anualmente. Cerca de 30% dos expositores, na edição de fevereiro, eram empresas específicas para os móveis para as áreas externas"

Michell Otte, presidente da ABIMAD

 

 

   Quem tem o hábito de visitar os eventos, feiras e as mostras de decoração, arquitetura e paisagismo, aqui no Brasil, certamente já se deparou com inúmeros móveis e produtos específicos para as áreas externas. Dos 130 expositores da feira Móvel Brasil 2011, que aconteceu no Sul do país, segundo a assessoria de imprensa da feira, dez empresas apresentaram sua linha de produtos para ambientes externos. Na ABIMAD, o número de empresas também aumentou. “A ABIMAD apresenta duas feiras anualmente. Cerca de 20% de expositores na edição de inverno e passamos para 30% no evento de fevereiro. Cerca de 15 empresas são especializadas em mobília para área externa, apesar de muitos fabricantes de móveis internos possuirem em sua linha, móveis de área externa. O contrário também acontece”, enfatiza Otte.

MAC_6

Inúmeras feiras e mostras no Brasil, apresentam produtos específicos para as áreas externas

   A empresária e proprietária da rede de móveis de luxo Breton Actual, Anette Rivkind, salienta que as vendas de móveis para as áreas externas está em plena fase de expansão. "Atualmente, eu diria que os móveis externos chegam a representar 30% de nossas vendas", revela Anette. O diretor criativo da Artefacto revela que a Artfeacto Beach & Country foi criada pensando originalmente neste segmento, de móveis para as áreas externas. “Atualmente, a marca tem aproximadamente 15% de sua linha direcionada exclusivamente por móveis para as áreas externas. Este percentual deverá crescer para 30% ao longo do próximo ano”, revela Wair.

Breton_Actual_Alameda_Gabriel

Os móveis externos representam cerca de 30% das vendas da Breton Actual 

Tendências & produtos

   Com a crescente demanda, o mercado investe cada vez mais na fabricação de itens para tornar o uso das áreas externas como uma espécie de extensão do ambiente interno. “O paisagismo é o arremate de beleza e descontração. Os espaços não devem existir apenas com o intuito de contemplação, mas principalmente para ser frequentado, possibilitando uma integração do homem junto à natureza, ainda que seja em pequenos espaços. Sendo assim houve um grande crescimento na busca de mobiliários para jardim e varandas”, informa o paisagista Carlos Lopes.

MAC_5

“Tudo depende do espaço disponível e poder aquisitivo de cada cliente", diz Lopes

    De olho neste nicho crescente, a indústria passou a oferecer uma infinidade de produtos, atendendo ao cliente mais exigente. Bancos feitos em madeira chegam a custar mais de 30 mil reais. “Tudo depende do espaço disponível e poder aquisitivo de cada cliente, que será essencial na escolha das peças”, diz Lopes. Além desses fatores, o clima de determinadas regiões do Brasil, pode influenciar na escolha do produto. "Os móveis externos acabaram dando certo aqui no Brasil devido ao nosso clima tropical. Além disso, não temos neve. As chuvas, o vento e o Sol acabam sendo apenas um detalhe, já que este produto é de extrema durabilidade", diz Olga Krell. A região Sul do país apresenta uma peculiaridade interessante, segundo Marcela Castro, da MAC móveis. Em lugares mais frios como o sul do país, os decoradores criam varandas fechadas incríveis que no verão são abertas e no inverno são aquecidas com lareiras modernas”.

Ambiente_moveis_externos_5

Inúmeros produtos do mercado merecem destaque devido ao design genuinamente brasileiro

      Dentre as novidades apresentadas para área externa, o presidente da ABIMAD destaca o uso de novos materiais e a mistura entre eles, por exemplo, madeira e fibra, tela e madeira, vidro e outros. “Percebemos que muitos móveis merecem destaque devido ao design genuinamente brasileiro, o que é muito importante para o desenvolvimento de nosso mercado”, alega Michell. Já na MAC Móveis a tendência fica por conta do móvel de madeira e fibra sintética combinado com tecidos coloridos. “Propostas mais despojadas chegam com tudo e agradam todos os públicos”, diz a gerente de marketing. Os móveis apresentados na Móvel Brasil para áreas externas ganharam destaque pelo design característico, que valoriza a madeira, e a sua produção principalmente em eucalipto, que garante alta durabilidade mesmo ficando exposto ao tempo. “Acrescente-se ainda que muitos produtos levam o selo ecológico Biomóvel, que exige a utilização de madeira de cultivo, processos de tecnologia limpa e a não utilização de materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente”, diz o assessor de imprensa da feira, Ivan Roberto Liebl.

Biomovel1_640x425

O mercado também oferece o selo ecológico Biomóvel, baseado nos principíos da sustentabilidade

     Entre as inúmeras opções, encontram-se: sofás, poltronas, cadeiras, bancos, mesas, ombrelones, chaises, espreguiçadeiras, entre muitas outras peças. Para quem pretende aproveitar bem o próximo verão, recebendo os amigos com muito charme, já é hora de começar a pensar nestes itens de decoração. 

        A reportagem do Paisagismo em Foco apresenta as últimas novidades e tendências em móveis para as áreas externas. Uma verdadeira fonte de inspiração para qualquer projeto.

Clique aqui e confira!