A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

PARQUE AMANTIKIR e os belíssimos jardins do mundo


031   Em 2007, após fazer uma longa viagem pela Europa e América do Norte visitando inúmeros parques e jardins, o engenheiro agrônomo Walter Vasconcellos, especializado em doenças de plantas - o que lhe rendeu o título de Doutor Garden - retornou ao Brasil decido em idealizar o Parque Amantikir, considerado pelo Guia Quatro Rodas Brasil como “a melhor novidade de Campos do Jordão e região”. Não é para menos. Além de receber visitantes e sediar inúmeros eventos, o local também disponibiliza espaços que são utilizados por inúmeras empresas, que procuram o lugar, com o intuito de realizar ações publicitárias. “O projeto Amantikir está apoiado sobre três ideias que o parque busca transmitir a todos: diversidade; sustentabilidade e educação. Nosso objetivo é que os visitantes levem consigo uma nova maneira de ver e se relacionar com a natureza”, ressalta Walter, que nos últimos 20 anos já curou mais de 1200 jardins em todo o Brasil e desde 1996 dedica-se especialmente a “jardins extremos”.

 A seguir, trechos da entrevista com o engenheiro agrônomo.

 Conte um pouco sobre a história do parque e o que motivou você a investir na ideia? 

   Após conviver por mais de 10 anos com jardins espetaculares que eu ajudava a tratar ou a construir, sempre fechados dentro de cercas ou muros e restritos a seus proprietários e convidados, comecei a nutrir o desejo de criar um espaço tão impactante ou quase, mas que pudesse ser aberto ao público.

  Espelho

Além do público final, o parque também recebe profissionais do setor para visitas técnicas? Como funcionam essas visitas?

   Desde sua abertura em agosto de 2007 o parque já recebeu mais de 200 grupos compostos por alunos de paisagismo, agronomia, biologia, arquitetura e também por grupos de associados dos principais clubes de jardinagem do Brasil. Após o agendamento esses grupos são atendidos por mim e o grau de informação técnica varia de acordo com o interesse dos participantes e o tempo disponível.

professoras

Porque o nome Amantikir?

   Nasci em Campos do Jordão e tendo sido presidente do Conselho Municipal de Turismo, sempre defendi que nossa cidade precisa se apoiar naquilo que é nosso, não valorizando tanto os estrangeirismos. Amantikir é o nome original da serra onde Campos do Jordão se situa, que se tornou MANTIQUEIRA na pronúncia dos primeiros lusitanos que aqui chegaram.

Você comentou que a responsabilidade do Parque vai além da contemplação. Fale sobre os principais eventos idealizados pelo Amantikir?

   Nossos guias receberam um treinamento muito diferenciado, dessa forma, de acordo com o interesse do visitante que opta pelo passeio guiado (que não tem nenhum custo adicional) ele pode receber uma quantidade enorme de informações, que vão desde a história do paisagismo até os hábitos da maioria das plantas. O parque conta com mais de 800 espécies de plantas. Além disso, temos eventos todos os meses que são amplamente noticiados na página do Parque no Facebook (https://www.facebook.com/parqueamantikir). Só para citar, tivemos nos últimos dias uma apresentação de música clássica para crianças e o dia do relaxamento com sessões de Tai Chi Chuan e Massagens.

13

O outono / inverno é a estação de alta temporada de Campos do Jordão. Em sua opinião, também é uma boa época para visitar o parque? Por quê?

   Na verdade o parque deve ser visitado todos os dias do ano, já que funciona nos 365 dias. Nesta época nossa visitação aumenta pelo próprio interesse dos turistas pela cidade, mas sem dúvida alguma o melhor período para ver Amantikir é na Primavera.

DSCF5998

Fale sobre o projeto "adote um jardim".

   Como você pode imaginar, o custo de manutenção do parque é bastante alto e sempre estamos buscando parcerias. O Adote um jardim é uma modalidade de apoio, onde uma empresa (ou pessoa física como acontece muito nos Estados Unidos) pode adotar um espaço por um ano ou mais e isso será informado a todos os visitantes na comunicação visual do parque. Esse apoio, têm valores que variam de R$800,00 a R$ 2.000,00 por mês.

O Amantikir possui jardins do mundo todo. Explique este conceito e apresente de forma breve, um resumo de alguns desses jardins.

   Como tive a felicidade de conhecer os principais jardins de mais de 40 países, busquei criar espaços no parque que fizessem algum tipo de homenagem a esses lugares, mas sempre com um toque brasileiro e em harmonia com a Mantiqueira.

Campo

O parque oferece cursos e workshops para paisagistas?

   Temos todos os meses, um fim-de-semana exclusivo para paisagistas que querem se atualizar. Esses cursos só acontecem com um mínimo de inscritos e é preciso ficar na cidade de sexta a domingo, pois o curso é composto de 20 horas/aula. Quem tiver interesse e quiser saber mais informações, basta nos enviar um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Amantikir recebe visitantes de todas as idades?

    Recebemos muitos grupos de terceira idade, de empresas especializadas em passeios com deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção, mas o nosso maior público é sem dúvida de crianças que respondem por mais de 70% da visitação. Elas ficam enlouquecidas com os labirintos.

Labirinto

       De acordo com Walter, o Labirinto faz o maior sucesso com as crianças

 Dicas para visitação

Jardim_alemo

 

1. O parque é uma área natural e todos os passeios são feitos ao ar livre, nos 365 dias do ano;

2. Os passeios guiados saem nas horas pares, de segunda a sexta-feira, e a cada hora cheia nos sábados, domingos e feriados;

3. A duração mínima dos passeios guiados é de 1h20min, mas podem durar mais de duas horas, dependendo dos visitantes;

4. Use trajes confortáveis e calçados adequados para caminhar sobre pisos irregulares como pedriscos e gramados;

5. Em dias ensolarados os visitantes terão mais conforto se estiverem de boné ou chapéu e sempre devem usar filtro solar;

6. Os melhores horários para visitação são das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00 (temperatura mais agradável e luminosidade ideal para obter belas fotos); 

7. Grupos com mais de 10 visitantes devem solicitar agendamento;

8. Perfumes florais são desaconselhados, pois podem atrair insetos incômodos. Nenhuma planta, flor ou fruta pode ser colhida;

9. Em dias chuvosos o parque fornece guarda-chuvas e capas de chuva. Os passeios acontecem normalmente todos os dias;

 10. Os guias sempre informam as espécies de plantas e também tiram as dúvidas dos visitantes.

* TODO O PARQUE PODE SER FOTOGRAFADO. NÃO SE ESQUEÇA DA CÂMERA FOTOGRÁFICA !

Como chegar:

Estrada Campos do Jordão/Eugênio Lefevre, 215 – no Bairro Gavião Gonzaga.

Próximo ao famoso Hotel Toriba e ao Restaurante Lenz Gourmet.

O Amantikir oferece preços especiais para grupos e nas terças e quartas-feiras (exceto junho e julho) a política de “PAGUE QUANTO QUISER” como nos museus dos países de primeiro mundo.

Contato:

(12) 3662 5044

 www.amantikir.com.br

Imagens / Arquivo pessoal