A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

CASACOR SANTA CATARINA: São 25 ambientes feitos por 40 profissionais, cada um é um universo, cheio de encantos

CASACOR SANTA CATARINA: São 25 ambientes feitos por 40 profissionais, cada um é um universo, cheio de encantos


A CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2018 foi inaugurada na noite de sábado, 13, com avant première para a imprensa e centenas de convidados especiais. A diretora Francis Bernardo ao lado de seu marido e sócio, Luiz Bernardo, agradeceu aos profissionais, suas equipes e a todos, pela participação no evento. O momento também foi de anúncio da capa do Anuário de Florianópolis 2018. O ambiente escolhido foi a Casa Ônix By Karsten, de Gabriel Bordin. Luiz Bernardo, ao anunciar a capa da revista, também fez agradecimentos e o convite para que prestigiem a mostra, que segue até 25 de novembro.

RICO MENDONÇA - ESPAÇO INTELBRAS: VIVA O INSTANTE!

Com a Intelbras, a Bilheteria apresenta soluções tecnológicas de alta qualidade, que aliam ótimo custo-benefício e design. Inspirada no conceito de que lares são feitos para serem sentidos, o espaço apresenta o estilo escandinavo de arquitetura, com linhas retas e limpas, texturas neutras das superfícies, alinhadas ao urbanismo moderno e conceitos de interatividade, casas inteligentes e IoT (internet das coisas). Uma vida prática, com a mais atualizada tecnologia é a proposta do ambiente.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 1

CLÁUDIO SALADINI - VIVA JARDIM

O jardim vai além do embelezamento dos espaços. Ele agrega, aconchega, melhora a qualidade de vida das pessoas e ajuda a preservar o ecossistema ao seu redor. Com o intuito de aproximar a natureza para OS ambientes urbanos, foi projetado um jardim natural, com destaque para o lago ornamental constituído por peixes, plantas aquáticas e vegetações tropicais, com seus contrastes de cores e formas. O deck proporciona espaço para um lounge que permite a contemplação dos jardins e do lago natural.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 2

CRIS PASSING E GIOVANE MARANGONI - CASA GRIGIO

Com um ‘papel em branco’ em um terreno livre, arquitetura e interior nascem juntos, integrando interno e externo. A luz natural e o visual do terreno são valorizados. Do conceito limpo, ambientes integrados e inspiração no design italiano em tons de cinza, surgiu o nome Casa Grigio, projeto atemporal e elegante. O sistema sustentável da construção, em Wood Frame, permite tempo recorde de execução e ainda, sua relocação para outro lugar. Um espaço para fazer história e criar momentos. Aproveite!

CASACOR SANTA CATARINA 2018 3

ANA TREVISAN - JARDIM ESTAR

Este espaço conecta as edificações externas à casa principal. Ana trouxe toda sua bagagem em projetos de arquitetura de exteriores para conceber o ambiente de jardim, onde o desafio foi trabalhar com o desnível do local. Para tal conexão, devido à topografia, Ana projetou uma escada ampla, que faz a circulação. Ela buscou inspirações em jardins de permeância e de experimentação. Convidado o visitante a uma pausa para apreciar o jardim, seus sons, movimentos, cores e texturas.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 4

MARIANA PESCA, ELISE LACERDA E IVANA BERNART - VERDEJANTES TEMPOS, MUDANÇA DOS VENTOS...

A varanda contemporânea tem no nome o trecho da música de Leila Pinheiro: “Verdejantes tempos, mudança dos ventos...”. Uma reflexão sobre o agitado estilo de vida atual. Aproximam-se o sossego da área externa às funcionalidades da área interna. O mobiliário pode ser utilizado dentro e fora da casa. A vegetação vem de forma inusitada. Luminárias em arco, desenhadas pelo escritório, projetam fachos de luz de maneira teatral. Um espaço para receber, comer, relaxar, conversar, ler e trabalhar.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 5

MARISA LEBARBENCHON - SALA DE LEITURA

A atmosfera da área externa da casa inspira a ambientar a leitura com o verde. O conforto das poltronas harmoniza com o tecido rosê nas paredes, seguindo as tendências da moda e do décor. O piso original da casa é mantido, lembrando os anos 70. A ambientação acolhedora, no estilo contemporâneo, tem peças assinadas por designers premiados. Luminárias de braço direcionadas e iluminação embutida são perfeitas para a proposta, aliadas aos objetos e telas que remetem charme e beleza ao projeto.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 6

PEDRO TESSAROLLO E JAIRO LOPES - LITTLE JUNGLE

O ambiente multifuncional foi projetado para conectar o morador à natureza, através da energia positiva das plantas sobre as pessoas. A presença verde transforma o espaço em vivo e dinâmico; e sua influência em nosso bem-estar é um fato comprovado cientificamente. A composição apresentada é um contraponto entre elementos naturais, texturas, obras de arte e o melhor do design assinado.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 7

DIOGO LEMOS E RITA LEMOS - SUÍTE DAS BORBOLETAS

Cada qual com suas características e cores únicas, as borboletas são tão lindas quanto os bebês. Os profissionais do Ateliê Rita Lemos tomam partido disto e fazem uma alusão ao útero materno por meio dos casulos, presentes no móvel jardim da suíte. Sofisticado, o projeto tem tons inusitados para um quarto de bebê, e surpreende com materiais nobres como a folha de ouro, mármores e veludo. O ambiente passeia entre o antigo e o novo, criando uma atmosfera propositalmente contemporânea e elegante.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 8

JULIANA LOFFI - SUÍTE FLOAT

Sabe a sensação de descansar sobre um bom colchão e sentir-se flutuando? Quando a tranquilidade paira e você consegue apreciar o seu entorno? A Suíte de Hóspedes Savana traz como seu principal conceito o design flutuante, onde a modulação dos mobiliários, as características dos materiais e o contexto dos elementos trazem uma atmosfera flutuante, equilibrando tendência, estilo e singularidade num ambiente.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 9

ADRIANA TIEZZI - SUÍTE DE HÓSPEDES SAVANA

Desenvolvido para acolher uma hóspede e proporcionar conforto e autonomia, tem 22 m2. Nesta suíte, ela tem sua vida independente, sem atrapalhar a atividade diária da casa, preparando refeições rápidas e até com um lugar para guardar seu meio de transporte: uma bike. Moderna e descolada, não abre mão do conforto e da sustentabilidade. Na paleta de cores, variedades do cru e tons alaranjados. A ideia é fazer uma ponte entre o ambiente e as residências verticais: os studios, em alta no mercado.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 10

JULIANA PIPPI - SUÍTE ESSENCIAL

Essencial como atitude. Cenas simples do agitado cotidiano. Uma corrida à beira-mar, aproveitar uma cama bem confortável ao final de um dia cansativo. Conquistar o conforto, a tão aclamada sensação de acolhimento, é exercício de autoconhecimento, cuidado e desapego dos excessos. O essencial entra como palavra-chave na concepção do ambiente. A suíte de 31 m2 é o menor espaço assumido pela arquiteta em mostras, decisão encarada como um desafio para abordar espacialmente o indispensável na vida.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 11

JULIANA PIPPI - BANHEIRO ESSENCIAL DECA

Integrado à Suíte Essencial, o Banheiro DECA prioriza o elementar no layout e uso. Entre os materiais, pedras naturais, mármore, aço inox, madeira carvalho natural e freijó. A composição remete ao mineral, ao estado bruto, o não lapidado. Destaque para o desenho do móvel e da pia com assinatura da arquiteta em Collab com empresas parceiras. Outra exclusividade é o espelho Edit. A louça DECA é na cor Navy Blue, lançada este ano. A iluminação pontual traz aconchego ao ambiente.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 12

ESTELA CISLAGHI - HOME ATMOSFERA

Integração segue como máxima nos lares. Somada ao desejo de conexão, a vontade de estar junto, os ambientes deixaram de ser estáticos e assumiram mais de uma função na mesma metragem. Com base na ideia de coexistência de usos e fluidez, o Home Atmosfera concentra Home Theater, Espaço Gourmet e uma Adega. Pensado para quem gosta de assistir TV, curte culinária e degustar vinhos. Essa fluência é reflexo de um modo de vida mais solto, no qual as pessoas querem ficar próximas.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 13

ANNA MAYA - A SALA VIVA

A Sala Viva é conceitual, tem ar retrô, moderno, natural e com muito design. A sustentabilidade está no piso original da casa, feito de tacos de peroba e canela, e no mármore natural. A cristaleira tem desenho exclusivo em formato de bolas, marca registrada da arquiteta. A natureza está dentro do ambiente, em obras de arte e folhagens penduradas no teto, contrastando com a iluminação. Do lado de fora, a inspiradora árvore centenária, emoldurada pelo lindo janelão de madeira.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 14

MARCELO SALUM - SALA KIDRON

Deslocar-se pela geografia é muito mais do que não ter morada fixa. No ambiente, inspirado na arquitetura nômade, há a natureza humana em movimento de busca, como estado comum de existência. O deserto é território arquetípico, como o tempo, materializado nas dunas, lapidadas ao sopro do vento. A sala de 60 m2 tem pedras ornamentais, o bege na paleta de cores e os tons do entardecer. O espaço é para um médico terapeuta que recebe amigos e pacientes para conversas sobre as questões da alma.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 15

 GABRIEL BORDIN - CASA ÔNIX BY KARSTEN

Em meio ao verde, ou qualquer lugar que inspire sensação de amparo e aconchego, a Casa Ônix By Karsten pode estar. Ela estrutura o desejo por calmaria, conexão com o próprio corpo, com o movimento de dentro para fora, à flor da pele. É um sentimento comum que pede refúgio, não um escape, somente um encontro certeiro com o tempo e o agora. O projeto maximiza essa vontade de resguardo, colocando também em questão a localidade das nossas cabanas. Onde elas estão, quais paisagens nos completam como indivíduos.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 16

LAURA GIASSI MORASTONI E BIANCA STEINMETZ DE SOUZA - O ATELIÊ DA ALMA

Inspirado na arte, o Ateliê da Alma é um mosteiro personalizado para criações e bem-estar do corpo, mente e espírito. Foi feito para criar, propiciar encontros, conectar essências. A árvore em MDF é referência à natureza. Tons neutros destacam as cores das obras de grandes artistas e designers catarinenses, com iluminação apurada, trazendo aconchego. Obras parecem flutuar na estante em acrílico, enquanto metais dourados trazem o luxo para o espaço. Esses são alguns encantos do inspirador ateliê.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 17

GABRIELA BOSCO DUTRA E VANESSA BUONOMO - A LAVANDERIA!

Este recanto herdado da família traduz o estilo do jovem casal amante da natureza, que quer atualização, sem perder a memória afetiva. A lavanderia é funcional, prática e sustentável. Aqui, até um cantinho PET foi pensado para os dois queridos cães da família. A bancada serve, tanto para passar roupas, como para trabalhos manuais, dom herdado dos avós. Dentro desta atmosfera de “Casa Viva”, as profissionais apresentam na lavanderia um conceito de viver e conviver em harmonia.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 18

ROSANE GIRARDI E ALCIDES THEISS - COZINHA COM AFETO

Resgatar os aromas e sabores de outrora, carregados nas memórias afetivas como parte essencial do que somos. Sob esta ótica, a Cozinha com Afeto aborda a relação com o alimento, alterada com os processos de industrialização. Sem perder o foco na praticidade da vida contemporânea, o espaço propõe uma reconexão com a natureza e seus ciclos buscando inspiração na trajetória de Carolina Young, idealizadora do programa Bento Alimento, que faz da alimentação um dos seus projetos de cura e vida.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 19

LAURA GRANSOTTO E LARISSA GRANSOTTO - JARDIM DAS FRAGRÂNCIAS

A natureza do local é a protagonista e inspiração do ambiente Jardim das Fragrâncias. As árvores frondosas do jardim da casa conformam espacialmente. Seguindo nesta direção, há a escolha dos conceitos baseados nos quatro principais elementos da natureza: água, fogo, terra e ar estão implantados em quatro estações da área externa. Cada uma com suas particularidades: cores, texturas, sons e aromas contribuem para um percurso agradável e sinestésico até a Loja Home Fragrances da CASACOR Floripa.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 20

LAURA GRANSOTTO E LARISSA GRANSOTTO - HOME FRAGRANCES

No jardim posterior da casa, a edificação é composta de três contêineres em conformação em U, gerando um pátio interno.  A disposição da loja se constitui como uma vitrine dupla em todo o percurso, enfatizando as transparências entre interno, externo e os produtos da marca. As cores e materiais utilizados na área interna reforçam os elementos e materiais naturais da área externa. Ênfase nas linhas retas, móveis tubulares pretos e design executado em materiais provenientes dos contêineres.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 21

LINDA MARTINS, CRIS ARAÚJO E RODRIGO PIRES - CASA AREIA

Uma homenagem a Florianópolis, suas praias, especialmente às famosas Dunas da Joaquina. Com tons de areia, tem o frescor contemporâneo, com linhas retas. Destaque para o muxarabi, inspirado nas rendas de bilro - forte herança da colonização açoriana. Um café com jeito de casa, um ponto de encontro com muito conforto, acolhimento e ‘pé na areia’. Telas azuis representam lagoas e mar.  Há os pontos de vegetação e o tom canela, cor do famoso pôr do sol da Ilha.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 22

GEÓRGIA BOTELHO, ROSE ANDRADE, TAÍS MAGRO E DARVIL BIANCHET - ESPAÇO URBANO MAYU

O design biofílico, no tom da Casa Viva, norteia o projeto. Mayu é casulo em japonês. Jardins verticais e telhado verde, o mobiliário em corda náutica e a iluminação contemporânea permitem a valorização do espaço externo atemporal. Um office para todos, com simplicidade. Um sistema construtivo fácil, rápido e de baixo custo. Dinâmico, conectado, para interações, inspirações e positividade. Um novo olhar sobre as relações de trabalho, com sentido e propósito. Lugar vivo para o cultivo de sonhos.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 23

ROSE CAMPOS MARTORANO, ALLAN CHIERIGHINI e FÁBIO SILVA - THE GARDEN LOFT

Praticidade e conforto, sem deixar de lado a beleza da decoração, resumem o The Garden Loft. Viver bem, receber os amigos com aconchego. A proposta é para um morador que aprecia vinhos, obras de arte, golfe, alta velocidade e gastronomia. Viaja pelo mundo com frequência e aprecia diferentes estilos e histórias de vida. O visual é cosmopolita e um tanto minimalista. A Cozinha Gourmet abre-se para o Lounge, trazendo amplitude. O Living é recheado de arte. Poucas divisórias inspiram modernidade.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 24

MIRELLA LENOIR IMPROTA E CAMILA GUERREIRO RAMOS - SALA DE CAMPO

Um refúgio físico, mental e espiritual. Prioriza as relações humanas diante da tecnologia. O aconchego desliga da correria do dia a dia e conecta com o interno, a família e a natureza, em busca do equilíbrio. Os materiais, o mobiliário, a iluminação adequada e a relação com o exterior levam a este objetivo. A grande janela e a posição do sofá realçam a relação com o externo. O jardim, com a goiabeira, simbolizando a Biofilia - o amor à natureza, aparece em total harmonia com A Casa Viva.

CASACOR SANTA CATARINA 2018 25

SERVIÇO

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2018

QUANDO: 14 de outubro a 25 de novembro - Terça a Sexta, das 15h às 21h

Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.

ONDE: Estrada Caminho dos Açores, 1410 – Bairro Santo Antônio de Lisboa.

INGRESSOS: Inteira, R$40 - Meia, R$20 (necessário comprovante) - Passaporte, R$100 (não há meio passaporte). Vendas online no site Ingresso Rápido.

https://www.ingressorapido.com.br/event/10119/d/44470

Foto: Lio Simas