A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Alex Hanazaki assina paisagismo da Japan House São Paulo

Alex Hanazaki assina paisagismo da Japan House São Paulo


Alex Hanazaki - considerado um dos grandes nomes da arquitetura de paisagismo moderno no Brasil – assina o jardim sensorial da sede paulista da Japan House, iniciativa do governo japonês que combinará arte, cultura, gastronomia, estilo de vida, tecnologia e negócios em um espaço que será inaugurado em Maio/2017, na Avenida Paulista. Contratado pela Toda do Brasil, construtora que executa a obra da casa, Hanazaki alinhou detalhes sobre a concepção paisagista em reuniões pontuais com o arquiteto japonês Kengo Kuma.

Japan House SP 1

Conceito

Envolvido pela proposta do governo japonês em apresentar uma iniciativa global com um novo olhar sobre o Japão contemporâneo, Alex Hanazaki apresenta na Japan House São Paulo uma atmosfera envolvente harmonizada por um jardim sensorial composto por plantas orientais que são fortes características da cultura japonesa.

 CA 3757  CA 3796

O impactante projeto paisagístico será executado no jardim do térreo e no terraço do 2º andar. “Em uma recente reunião de briefing, eu e o Kengo Kuma resolvemos implementar no projeto arquitetônico paisagístico do espaço mais uma série de espécies de bambus fortalecendo assim os conceitos de raízes e as tradições nipônicas.”, revela Hanazaki.

Japan House SP 4

Sobre Alex Hanazaki

Arquiteto de formação e paisagista por vocação, Alex Hanazaki é antes de tudo um esteta. A frente de um escritório em São Paulo afinado com seu perfeccionismo, Hanazaki é considerado  um dos grandes nomes do paisagismo moderno no Brasil. A infância e a juventude em Presidente Prudente lhe deram as raízes necessárias para construir projetos com o pé na terra, impregnados de referências emocionais, mas é sua alma cosmopolita que os transforma em cenários surpreendentes. Hanazaki extrai da natureza  formas, cores e texturas que pelas suas mãos se traduzem em paisagem moderna. Jardins particulares de puro luxo.

Projeto Japan House Alex Hanazaki 12

Para ele, paisagismo  também é qualidade de vida. Mas, para, além disso, o desafio a cada projeto é criar jardins como obras de arte. Alex Hanazaki entrega projetos completamente antagônicos em parceria com os maiores nomes e incorporadoras nacionais e internacionais. Após entregar obras nos EUA, na Arábia Saudita, no Marrocos e na Alemanha, a consagração absoluta foi quase um rito de passagem que o levou até onde nenhum outro brasileiro de sua área chegou até hoje: Hanazaki recebeu o Professional Awards 2014 da ASLA (American Society of Landscape Architects), como idealizador do melhor jardim do mundo naquele ano. O profissional é o primeiro e único brasileiro a receber essa premiação que reconhece um dos seus projetos como o mais bonito do mundo na categoria residencial. Jardins como o High Line, de Nova York, e o Hide Park, de Londres, também receberam o prêmio na categoria espaços público. Também foi o único escritório brasileiro convidado a construir um jardim permanente, em referência às florestas tropicais da América Latina, para a Green Inc de Berlim, com inauguração prevista para 2017. Para isso, 8 designers, de diferentes partes do mundo foram escolhidos para criar áreas verdes e de lazer para a comunidade. www.alexhanazaki.com.br

Sobre JAPAN HOUSE São Paulo

A JAPAN HOUSE São Paulo é uma de três instituições semelhantes que abrirão as portas, neste ano, em Londres e Los Angeles, além da capital paulista, na Avenida Paulista. A partir de sua abertura, o público brasileiro será convidado a ter uma experiência genuína e única da cultura, da tecnologia e dos modos de viver do Japão contemporâneo. Com inauguração prevista para Maio de 2017, a JAPAN HOUSE São Paulo promoverá, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trarão ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. O espaço abrigará ainda um restaurante dedicado à gastronomia japonesa, loja de produtos de alta qualidade produzidos no Japão e uma biblioteca, que terá anexo um café.

JAPAN HOUSE São Paulo

Fernanda Araujo | + 55 11 3285-3734 | 94543-3734 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mayumi Orimoto| + 55 11 3285-3734 |97274-3161| Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.