A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Desde campos esportivos a pistas de provas para cavalos, os rotores Rain Bird atenderam a muitos desafios

Desde campos esportivos a pistas de provas para cavalos, os rotores Rain Bird atenderam a muitos desafios


Gramados artificiais molhados são necessários em campos de hóquei.

Rain Bird hockey deodoro 5

”Os brasileiros sabem bem como projetar os melhores campos de futebol, o desafio foi rojetar sistemas de irrigação para campos de hóquei com critérios quase que opostos ao futebol. O sistema deve aplicar grandes quantidades de água antes do jogo e durante os intervalos“, disse Marcelo Zlochevsky, Gerente Nacional da Rain Bird para paisagismo e agricultura. Para acomodar este requisito, Hidro Sistemas e a Greenleaf, que instalaram os sistemas de irrigação, usando canhões de fabricação da Underhill Mirage.

Rain Bird hockey fundao

Equipe de volta a um território familiar com campos de Rugby

Para os campos de Rugby, os requisitos são semelhantes ao futebol. Os projetistas dos campos, revendedores e a RainBird Brasil trabalharam juntos anteriormente em 11 campos de futebol de classe mundial em 2014. Para este projeto, rotores 8005 e canhões de irrigação de 2 “e 3” Rain Bird foram escolhidos por seu longo raio de alcance.

Rain Bird rugby fundao 1

Dependendo da pressão de serviço, os canhões de irrigação da Rain Bird podem ter um raio de alcance de mais de 45 metros com alta uniformidade, enquanto que os rotores 8005 podem ser ajustados para raios de alcance de 11 a 25 metros. O rotor 8005 também oferece aos projetistas e operadores mais flexibilidade, porque o arco pode ser facilmente ajustado usando uma chave de fenda em arcos de 50° a 330° ou para um círculo completo de 360°. Os rotores 8005 utilizam bocais com a tecnologia Cortina de Chuva™ para a cobertura do longo e curto alcance, que garante um gramado para práticas esportivas saudável e uniforme em toda a extensão.

Rain Bird rugby fundao 13

Pista de Cross-Country no Centro Nacional de Hipismo

Esta pista ofereceu as equipes de projeto e instalação alguns desafios únicos. O comprimento e as dimensões da pista desafiaram a boa cobertura necessária e uniformidade, com várias mudanças de curso durante a instalação, exigindo da equipe algum retrabalho, mas ao final o projeto teve um grande sucesso. “A confiabilidade do sistema de pressurização e controle de irrigação tem sido fundamental para o sucesso no curso de cross-country.

Rain Bird Cross country 12

As dimensões da área e as especificações técnicas do desenho da pista foram um desafio em termos de uniformidade, mas fomos capazes de superar este desafio“, disse Fernando Queiroz de Almeida, professor do Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em particular, o gramado no curso necessário precisa ser mantido a um determinado nível de umidade para evitar a compactação do solo. Os rotores da série FALCON® 6504 ofereceram a cobertura e uniformidade de aplicações necessárias. O Falcon utiliza bocais Rain Curtain ™, que têm três saídas para longo, médio e curto alcances da água, ajudando a criar um padrão uniforme de molhamento ao longo de todo o raio de cobertura. Além disso, o Falcon permite o ajuste do arco de 40 a 360 graus usando uma chave de fenda comum, oferecendo flexibilidade e facilidade ao projetista e ao instalador conforme requerimentos da área.

Para mais informações:

www.rainbird.com.br/