A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Alexandre Furcolin emprega espécies nativas de valor histórico para compor o paisagismo do residencial de luxo Pedra Alta

Alexandre Furcolin emprega espécies nativas de valor histórico para compor o paisagismo do residencial de luxo Pedra Alta


Para conceber o projeto do residencial de alto padrão Pedra Alta, localizado em uma Área de Preservação Permanente e Área de Preservação Ambiental, no distrito de Sousas, em Campinas, interior de São Paulo, o engenheiro agrônomo Alexandre Furcolin partiu do princípio de que o empreendimento é um grande jardim, onde os terrenos estão inseridos.

Residencial Pedra Alta 1

O paisagismo nasce nos portões frontais do condomínio, de vidro com painel verde, e que anunciam o que está por vir: um mundo privativo, elegante e em total sintonia com a exuberância da natureza. O respeito pelas espécies nativas se faz presente a partir da portaria, para onde foram transportadas oito Sibipirunas já existentes no terreno.

Residencial Pedra Alta 2

O projeto parte de forma crescente entre a contemporaneidade da arquitetura da entrada e do complexo social, passando pelas trilhas, praças até a Área de Preservação Permanente (APP) com suas espécies de grande importância. É como se o paisagismo fosse costurando esses diferentes espaços por meio de um minucioso processo de volumetria, o que garantiu a harmonia e a total integração entre todas as áreas.

Residencial Pedra Alta 3

No eixo central estão 30 Paus-mulato, com seu tom meio ferroso e meio laranja, que vai ao encontro das nuanças encontradas nos elementos do projeto arquitetônico. “O paisagismo começa com um apelo mais moderno próximo da fachada e do pavilhão social e depois vai se desestruturando e se reorganizando com uma pegada mais orgânica, de modo a se integrar às áreas verdes. É como se o jardim invadisse as áreas verdes e APP e vice-versa”, explica o engenheiro agrônomo.

Residencial Pedra Alta 4

O projeto faz uso de plantas nativas como Ipê-roxo, Pau-brasil, Peroba-rosa, palmito e outras de valor histórico, além de espécies de frutas silvestres, tais como a Cerejeira-do-rio-grande e a Grumixama, que atraem pássaros e borboletas, em sua “costura”, em detrimento de plantas ornamentais comuns. Dessa forma, o cenário que se desenha é de que estas transitam entre a área verde e o paisagismo, causando um efeito de uma grande e ordenada “mancha”. De acordo com o Furcolin, o uso das plantas nativas com grande apelo e que interagem com o local potencializa a APP.

Residencial Pedra Alta 5

Entre os recursos empregados no paisagismo está também um espelho d´água, posicionado no balão da entrada do residencial, de onde se avista ao longe a região do lago.

Cada praça (são em torno de seis) apresenta um atrativo de maior importância. Em uma delas, uma lareira com jabuticabeiras figuram como atrações principais; em outra, uma academia a céu aberto; e, em outra, destaca-se mais uma característica de convívio.  Em comum, todas têm a interação com a vegetação.

Um grande pomar com 120 tipos de frutas de inúmeras espécies integra o complexo paisagístico, em plena sinergia ao propósito do Pedra Alta, voltado ao convívio com a natureza.

Em todo o paisagismo, uma iluminação de LED de última geração, focada nas plantas de maneira sutil, destaca, na medida certa, as diferentes espécies, e contribui para reafirmar o cenário bucólico e elegante do exclusivo empreendimento.

Sobre o Residencial Pedra Alta

Conceito de luxo para quem busca exclusividade, segurança e bem-estar

Lançado em 2014, o loteamento residencial de alto padrão Pedra Alta está localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e Área de Proteção Permanente (APP), no distrito de Sousas, em Campinas, São Paulo.

São 129 mil metros quadrados de área total, dos quais 38% são vendáveis e o restante destina-se às ruas, às áreas de lazer – num total de 36.7 metros quadrados – e às matas (APP). Em torno de 28 mil mudas de espécies nativas foram plantadas no empreendimento, sendo 18 mil na APP e 10 mil nas ruas e áreas de lazer.

A característica única e exclusiva do projeto, com sua distribuição de espaços planejados, segurança e sua localização privilegiada que concentra o melhor de dois mundos: o contato com a natureza e a facilidade de acesso a serviços e comércios de alto padrão, como o Shopping Iguatemi e o Galleria Shopping, às escolas Notre Dame e Comunitária e à Sociedade Hípica de Campinas, por exemplo, são fatores que contribuem com a vocação ao mesmo tempo residencial e de veraneio, do residencial de alto luxo Pedra Alta.

Alexandre Furcolin emprega espécies nativas de valor histórico para compor o paisagismo do residencial de luxo Pedra Alta