A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Enflor & Garden Fair - Edição 2016 reuniu quase 15 mil profissionais

Enflor & Garden Fair - Edição 2016 reuniu quase 15 mil profissionais


enflor garden fair 2016 1

“A edição deste ano teve praticamente o mesmo número de visitantes registrado em 2015. Isso é muito positivo, se considerarmos que quase todos os segmentos de mercado amargam estagnação e até recessão”, comenta Renato Opitz, o coordenador geral e diretor da RBB Eventos, para quem este desempenho pode ser atribuído à programação rica em capacitação e em novidades para o setor, apresentadas pelos maiores nomes da arte floral do país e também pelos 180 expositores presentes na grande feira de negócios.

enflor garden fair 2016 2

Na floricultura, a inovação ficou por contada criatividade na disposição de acessórios, flores e plantas apresentadas durante as demonstrações de arte floral, workshops e também nos ambientes decorados por alguns dos grandes nomes da arte floral, como Vic Meirelles, Paulo Perissoto, Karina Saab, Tanus Saab, Paulo Yoshida, Wagner Xuxu, Orlandio Santos, Stans Scheltinga, Marcio Leme, HarleyVix, Carol Costa & Juliana Valentini, Fábio Borgatto, o paisagista Raul Cânovas, entre outros. “Convidamos renomados artistas florais do país para apresentarem sua arte em diversas atividades durante os três dias do evento e, também, nas exposições de ambientes especialmente decorados com motivos específicos, que encantaram pela criatividade, bom gosto e sofisticação”, conta Renato.

enflor garden fair 2016 3

Novas tendências em flores e plantas também foram apresentadas pelos expositores. A Terra Viva, por exemplo, destacou a orquídea Frozen, variedade de plalaenópsistinturada em azul celeste, ideal para decoração de festas infantis. A Cooperflora surpreendeu com o lançamento da produção nacional da Flor de Lótus e com a Rosa Charm avalanche, que traz em uma mesma haste duas ou três rosas spray, além do botão principal, ideal para preenchimento de espaços na decoração e em buquês. O produtor Geraldo Barendse encantou o público com a violeta dobrada e o Grupo Swart apresentou a rosa Déjà Vu e o kalanchoê de corte Sophysticated Pink. Já a Magna Flora propôs o uso do novo cróton King e a Excoecária, ambos na ambientação e decoração de jardins e áreas verdes.

enflor garden fair 2016 4

Dentro da vasta programação disponibilizada aos profissionais do setor, destaque também para os mini cursos e para o Espaço Noivas, onde foram realizadas palestras e desfiles de noivas e buquês.

enflor garden fair 2016 6

Movimentando a Feira de Negócios, a cooperativa Veiling Holambra promoveu em seu stand a já tradicional “Batalha das Flores”. Como nos realities shows culinários da TV, os visitantes foram convidados a participar de “combates” emocionantes de arte floral. Após inscrição prévia, para cada batalha eram sorteados dois floristas, que recebiam uma caixa com produtos idênticos e tinham 30 minutos para cumprir o desafio proposto de produzir arranjos temáticos ou buquês.

enflor garden fair 2016 15

Os trabalhos eram avaliados por três jurados, dois profissionais da organização (julgamento técnico) e uma pessoa do público, para representar o júri popular. Ao todo foram 10 confrontos, sendo um deles uma batalha às cegas, com as floristas Léo Mendes e Tânia Santos, que desenvolveram o trabalho com os olhos vendados. O grande vencedor foi o artista floral de Holambra, Edinei Carneiro, que ganhou uma viagem para participar da Feira Internacional IPM – ESSEN, na Alemanha.

enflor garden fair 2016 13

“Nesta edição 2016, Enflor e Garden Fair cumpriram à risca o propósito de promover uma completa reciclagem aos profissionais do setor. Foram gerados novos conhecimentos, ditadas e divulgadas tendências em flores, cores, texturas, formas em arranjos florais, decoração de festas, jardinagem e paisagismo. Isso se traduz em uma importante injeção de ânimo para os profissionais inovarem em seus negócios e seguirem em frente”, finaliza Opitz.

A 26ª edição do Enflor e a 14ª da Garden Fair já estão agendadas. Serão de16 a 18 de julho de 2017, no Pavilhão de Exposição da Expoflora, em Holambra (SP).

Mais informaçãos:

enflor.com.br/