A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Benedito Abbud marca presença na Casa Cor SP 2015


"Para cumprir a missão, em conjunto com a Casa Cor, resgatei o conceito da Calçada Viva em uma releitura contemporânea, reuni ideias para garimpar possíveis espaços de convivência junto ao verde em centros urbanos densos como São Paulo e oportunidades em gentilezas urbanas, também escolhi parceiros estratégicos que desenvolveram soluções integradas em tecnologia e infraestrutura verde", explica o arquiteto titular do escritório Benedito Abbud - Arquitetura Paisagística.

Entre os destaques do projeto assinado por Abbud para a Calçada e Entrada Principal da Casa Cor 2015 figuram soluções inovadoras, materiais e sistemas construtivos que facilitam a drenagem e o reúso de água nas cidades, tais como o Tec Garden e o SUDS, ambos produtos da Remaster. E, ainda, o piso intertravado e permeável da indústria Intercity.

TEC GARDEN

Já instalado em diversos empreendimentos brasileiros e internacionais, o Tec Garden® é um sistema construtivo para jardim sobre laje com uso de piso elevado feito com matéria prima 100% reciclada, em edifícios corporativos, comerciais e residenciais.

Benedito Abbud Aeroporto GRU

O Tec Garden® funciona como um lençol freático natural, captando a água da chuva e fazendo a irrigação através de um sistema de capilaridade. Além disso melhora a qualidade do ar, pois a vegetação atua como um elemento filltrante, retendo partículas de poluentes dispersos no ar.

Benedito Abbud Aeroporto GRU 4

O seu uso permite a ampliação da presença da natureza no cenário urbano e proporciona economia de água e energia elétrica, além de resgatar a permeabilidade de áreas que tradicionalmente seriam impermeabilizadas.

SUDS (SISTEMA URBANO DE DRENAGEM SUSTENTÁVEL)

Tecnologias desenvolvidas para filtrar, transportar, armazenar e infiltrar água da chuva, através de uma série de medidas que se destinam a minimizar os impactos ambientais de urbanização em termos de demanda de água e a ameaça de poluição potencial de corpos d'água naturais.

SUDS Sistema Urbano de Drenagem

A infiltração das águas pluviais no solo, tal como acontecia naturalmente antes da impermeabilização intensa que aconteceu nas cidades, pode facilitar o resgate do equilíbrio de um ciclo hidrológico saudável, além de melhorar a qualidade da água subterrânea, do ar, alimentando os lençóis freáticos e as raízes da vegetação. A utilização de soluções em infraestrutura verde tais como o SUDS também pode facilitar a redução dos efeitos nocivos de enxurradas e enchentes, além de minimizar os custos com ampliação e manutenção das tradicionais tubulações que existem em centros urbanos como São Paulo.

"Iremos apresentar um conjunto de alternativas viáveis para a criação de cidades projetadas tanto para as pessoas quanto para receber espaços arborizados, sempre em sintonia com as necessidades de acessibilidade, mobilidade, segurança, saúde e lazer dos cidadãos", completa Felipe Abbud, coautor do projeto Calçada e Entrada Principal - Casa Cor 2015.

Saiba mais sobre Benedito Abbud: www.beneditoabbud.com.br

Saiba mais sobre Casa Cor São Paulo 2015: www.casacor.com.br