A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Campinas Decor - Praça do Bar sugere passeio pela natureza


Ambiente marca o lançamento da arquiteta paisagista Rafaela Novaes

O cenário é um convite à reflexão em meio à exuberante natureza. A trilha sonora não poderia ser outra se não o encantador som da água.  Banquetas e pufes convidativos ganham cores em meio ao verde da paisagem. Assim é a Praça do Bar, ambiente assinado pela arquiteta paisagista Rafaela Novaes.

São quase 120m² de jardim, no melhor estilo tropical contemporâneo. O espaço sugere um passeio pela natureza, onde pisos de pedras naturais guiam os visitantes aos elementos água e fogo, representados de forma contemporânea por duas fontes e uma lareira. As fontes despertam a curiosidade dos visitantes: “de onde vem esse som encantador?”.

RafaelaNovaes-PracaDoBar-03 Copy

Uma grande escultura em aço corten assinada pelo artista plástico Agostinho Gomes foi desenhada exclusivamente para o espaço e ganha o nome de “Fortuna”.  Dali sai mais água, lembrando uma nascente. A base é de ônix industrializado e translúcido, dando a impressão de pedra natural.

O jardim vertical executado pela Paredes Vivas propõe diferentes pontos de atração, assim como acontece na natureza. É uma forma atual e natural de ocupação de grandes paredes e arrimos das cidades modernas. Samambaias paulista e americana, asplênio, véu-de-noiva e peperômia são as plantas que compõem a parede. Essa vegetação utilizada dispensa manutenção cara e tem fácil mão de obra, otimizando tempo e conferindo beleza em qualquer espaço, uma vez que pode se encaixar em diferentes lugares. O sistema de irrigação automática controla o consumo e promove o uso racional da água.

RafaelaNovaes-PracaDoBar-01 Copy

As orquídeas plantadas em bambus conferem leveza ao espaço, e os mini-antúrios vermelhos – cor que remete à energia - estão por quase toda a parte. Em ano de Copa do Mundo, os bambus vêm em verde e amarelo.

Em meio à praça, mobiliários convidam os visitantes a sentarem para um café, um bom papo ou até mesmo para um momento dolce far niente. Jornais e revistas ficam à disposição.

RafaelaNovaes-PracaDoBar-02 Copy

A sustentabilidade está presente em todos os cantos do espaço: a vegetação local foi aproveitada e as plantas utilizadas são espécies adaptadas à região que exigem menos irrigação e menor impacto ao meio ambiente. Os materiais naturais são todos certificados, assim como as plantas, que serão reutilizadas após o término da mostra. As diferentes espécies voltarão para o viveiro da família e os materiais naturais serão aplicados em novos projetos.

Sobre Rafaela Novaes

Ela cresceu no orquidário do avô Edgard Novaes, um homem apaixonado pela natureza. Ainda criança, o passeio predileto de Rafaela era visitar obras acompanhada de seu pai, o renomado paisagista Marcelo Novaes – seu grande amigo e professor. Formou-se em Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), fez estágio em arquitetura de interiores, mas optou por seguir a raiz da família e trabalhar com o pai, no Viveiro Novaes. A vivência e prática adquiridas fizeram com que, desde cedo, ela soubesse técnicas da elaboração de um jardim.

A semente foi plantada e hoje Rafaela se lança como arquiteta paisagista e passa a assinar os seus próprios projetos. Ela não deixou de lado o seu hobby, que é fotografar. Fez curso em Nova Iorque e não é raro vê-la clicando cada canto de seus jardins.

Contato: www.rafaelanovaes.com.br/

 

SERVIÇO

CAMPINAS DECOR – 25 de Abril a 15 de Junho.

Horário: de terça a sexta das 14h ás 22h; sábados, domingos e feriados das 12h30 ás 22h (bilheteria fecha ás 21h).

Endereço: Rua Francisco Xavier de Souza Júnior, 07 – Jardim das Paineiras – Campinas – SP.

Entrada: R$32 inteira, R$16 meia e crianças de até 12 anos não pagam.