O que vem por aí em 2018!

O que vem por aí em 2018!


Em 2018 muitas tendências devem se consolidar: tendem a se multiplicar os jardins particulares e públicos com hortas e pomares, são os chamados jardins funcionais, não só focados na estética mas que fazem a função de produção alimento também, mesmo que em pequena escala, nem que seja somente para proporcionar uma experiência de colheita... Cem por cento dos nossos clientes pedem uma horta de temperos, a onda gourmet veio para ficar!

Jabuticabeira e Capins

Outra tendência forte é o uso de árvores nativas nos jardins, os chamados mini bosques urbanos. Se cada casa tiver nem que seja uma árvore nativa imagina o ganho ecológico para o meio ambiente. Na minha casa o pouco de verde que temos já atrai vários passarinhos, abelhas, borboletas...A consciência ambiental também aumenta a cada ano, noticia boa, né?

Continuam em alta também as paredes e telhados verdes, nas mais diversas roupagens, dos mais simples aos mais elaborados. Verde subindo pelas paredes e correndo pelo teto!

Hosta Brastemp

Com as “urban jungles”, como foram batizados os conjuntos de vasos tropicais em ambientes internos, os jardins voltam a ocupar qualquer mínimo espaço, qualquer cantinho onde se possa colocar plantas, com um ar retrô, até mesmo para quem não tem varanda, tornando o paisagismo algo economicamente mais acessível, não uma exclusividade da classe alta.

Horta Alvenaria

De novidades da minha parte, em 2017 participei de um projeto social, onde fiz uma parceria com uma amiga, também arquiteta paisagista, para fazer o jardim para um abrigo de órfãos, onde contamos com doações de vários fornecedores, de clientes e de amigos paisagistas. Em 2018 queremos repetir a dose, juntando mais amigos, mais profissionais e quem sabe obtendo mais apoio. Foi muito gratificante poder ver que o pouco que fazemos pode ajudar muito a quem precisa!

Percebo que o mundo está mudando rápido, em relação ao mercado de paisagismo vejo uma melhora a cada ano, então se a gente puder contribuir para um mundo melhor, porque não?

Mais informações:

http://catepoli.com.br/