Tapetes coloridos de flores caídas

Tapetes coloridos de flores caídas


Com isso, as sucessivas floradas dos nossos maravilhosos ipês se despedem esse ano. Ainda no inverno começa a sequência dos roxos, depois os rosas, amarelos, os brancos e finalmente fechando com chave de ouro, os rosas claros nesse início de primavera.

coluna benedito abbud primavera 1

Responsáveis por florações que tingem nossas paisagens nessa época, esse gênero que já foi Tabebuia e agora passa a ser Handroanthus deveria ser mais valorizado no nosso paisagismo. Acredito que alguns maciços homogêneos coloridos provocariam um choque de beleza nas nossas paisagens urbanas. 

coluna benedito abbud primavera 2

Ontem no Parque Ibirapuera, fiquei admirando a quantidade de pessoas que são atraídas pela sua floração e pelos tapetes rosados sob suas copas. Chegam, fotografam, tiram selfies, sentam sob esses tapetes a espera que as flores caiam sobre suas cabeças, todos esboçando um leve, mas visível sorriso. Fiquei imaginando o por que desses sorrisos. Seriam de alegria, de encantamento, prazer estético, seriam a surpresa de encontrar de repente essa beleza, seriam a memória lembrando de coisas boas passadas?

coluna benedito abbud primavera 3

Talvez tudo isso misturado, o importante é que existia naquela cena, uma cumplicidade com a beleza. O orgulho de poder participar de um espetáculo da natureza num espaço público, democrático, bem cuidado, infelizmente um dos poucos espaços públicos bem cuidados de nossa cidade.

coluna benedito abbud primavera 8

Pena que alguns não entendam que a morte das flores é um fenômeno necessário para que aconteçam os frutos e também achem que tapetes de flores caídas são sujeiras e devam ser varridos.

coluna benedito abbud primavera 10

Por outro lado, com a primavera, chegam as chuvas mais consistentes.

Impressionante como essas primeiras chuvas trazem o verde. O verde intenso que nenhuma irrigação consegue!

Boa primavera !!!

benedito abbud assinatura

PS. Aproveito para informar que nosso Canal Criando Paisagens no YouTube, em dois meses de existência, já conta com mais de mil seguidores e no Instagran mais de três mil !!!

Obrigado ao Paisagismo em Foco pelo apoio e divulgação !!!