Urbanismo Verde, por Benedito Abbud

Urbanismo Verde, por Benedito Abbud


Benedito abbud Motivo para os profissionais, assim como eu, atuantes em arquitetura paisagística, urbanismo verde e concepção de projetos que valorizam o verde nas cidades comemorarem. Acredito que a atual conscientização da população para a importância de conviver junto à natureza e respeitá-la impacta em uma vida melhor para todos.

Em uma rápida proposta de reflexão, é interessante notar que em um determinado momento da história de nosso país, havia muitas pessoas que consideravam “bacana” ou sinônimo de “progresso”, cidades construídas com asfalto, muitas edificações e carros pelas ruas, enfim, uma cidade cinza era uma cidade grande, importante, que oferecia aos seus moradores a oportunidade de uma vida melhor, com mais qualidade, prosperidade e acesso ao desenvolvimento.

 

A calma das cidades do interior, a vida tranquila com o barulho dos pássaros, as crianças brincando na rua, moradores conversando na calçada e indo ao mercado, à farmácia, à padaria sem ter que usar o carro ou o ônibus, o céu azul e limpo durante o dia e a lua clareando tudo durante a noite, eram características de uma cidade que ficou parada no tempo, de um local onde não se conseguia oportunidade de crescimento.

Benedito Abbud - Parauapebas - Manaus - AM 1

Por muito tempo essa divisão foi muito disseminada e clara. Entretanto, hoje já conseguimos enxergar o movimento inverso. Com o saturamento das grandes metrópoles a natureza se tornou objeto de desejo das pessoas, sendo nítida e crescente a busca por opções de lazer, entretenimento e relaxamento junto ao verde nos centros urbanos, onde a proximidade com a natureza em ambientes de convivência social são sinônimos de tranquilidade e melhor qualidade de vida.

Benedito Abbud - Parauapebas - Manaus - AM 2

Nesse cenário de construção e evolução das cidades, o paisagismo cumpre o objetivo de trazer o verde em projetos que valorizam o ser humano e a experiência de estar junto à natureza. 

Benedito Abbud - Parque Jefferson Peres Manaus 2

Ao desenhar um projeto paisagístico somos capazes de entender necessidades variadas de diversos públicos e assim conceber uma solução que além de suprir a população de uma localidade específica, supere as expectativas.  

Benedito Abbud - Perspectiva Pedra Branca SC 1

O Brasil é extremamente rico, tem uma biodiversidade imensa, as peculiaridades e as características bioclimáticas e culturais de cada região do país devem ser consideradas no momento de conceber soluções que atendam às necessidades da população. O forte calor da região norte e nordeste, por exemplo, exige arborização de sombras densas, aliviando as altas temperaturas e melhorando as condições de ventilação do sistema viário. Já o clima ameno da região sul, por outro lado, permite arborização com plantas caducas, ou seja, espécies que perdem as folhas durante o inverno possibilitando a presença desejada do sol nessa época do ano.

Benedito Abbud - Parauapebas - Manaus - AM 4

Além de proporcionar qualidade de vida, espaços verdes bem concebidos promovem integração social e atuam como um forte elemento indutor de um novo modelo de desenvolvimento urbano para a requalificação e o resgate da qualidade de vida em áreas degradadas de grandes cidades. Independente se a área de intervenção é pequena ou grande, a arborização e presença do verde são elementos fundamentais tanto para valorizar a identidade e beleza de um núcleo urbano quanto melhorar a qualidade do ar e consequente saúde humana.

Benedito Abbud - Parauapebas - Manaus - AM 2

A presença do verde e da natureza está ganhando cada vez mais espaço nas metrópoles brasileiras e mundiais. Hoje é possível presenciarmos, como sinônimo de desenvolvimento urbano, a presença de cada vez mais projetos que contemplam a criação de equipamentos urbanos em calçadas, ruas, praças, parques e que convidam o cidadão a utilizar estes ambientes para convivência social, lazer e contemplação da paisagem. O resultado é uma cidade mais viva, habitada pela sociedade que torna os espaços públicos mais seguros e democráticos.

Benedito Abbud - Paulistânia Residencial - Bosque do Brooklin - SP 3

O paisagismo pode e deve se adaptar a todas as necessidades tanto nos ambientes externos como nos internos. O objetivo deve ser sempre a harmonização do verde com a paisagem existente em busca da melhora na qualidade de vida de quem irá usufruir do espaço em questão, seja esse espaço uma área em um apartamento ou em uma casa, ou uma grande intervenção urbana, um parque ou um condomínio. 

 

0.0.0 benedito abbud assinatura
Benedito Abbud - Arquiteto Paisagista