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Balanço Casa Cor Campinas 2010


De acordo com ela, nesta edição o evento recebeu visitantes de cidades circunvizinhas mas também de regiões mais distantes como o Sul de Minas, São Paulo - Capital e Florianópolis. "A esse público somam-se os hóspedes do Royal Palm Plaza Resort Campinas que também aproveitaram para conhecer o CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS. Recebemos grupos portugueses, chilenos, americanos e alemães que estavam hospedados nos hotéis do complexo. Foi uma forma de expandir o trabalho dos profissionais para o exterior", diz.

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Fachada Casa Cor Campinas e Jardim Casa Hotel

Estratégias de reforço de marca

 O CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS trouxe uma oportunidade ímpar para os fornecedores e profissionais responsáveis pelos ambientes reforçarem sua marca perante o público, além de realizarem contatos profissionais importantes. Para Luciano Vieira, do Estudio Home, a mostra serviu para divulgar os produtos de alta tecnologia da empresa, como o sistema de biometria facial, a automação com acionamento à distância e a touch screen coffee table, lançamento no Brasil. "Detectamos um perfil de público que aprecia as novidades do mercado tecnológico e tem potencial de compra. Até mais importante que a venda de alguns produtos foi o networking. Várias pessoas que passaram pelos ambientes onde estavam expostos nossos produtos nos procuraram posteriormente para tirar dúvidas e, possivelmente, fecharemos negócio", comenta Vieira.

Alguns profissionais foram além da projeção dos ambientes e criaram peças especialmente para compor seus espaços. Eles colocaram suas ideias em ação e mostraram que também têm dons de verdadeiros artistas ao criar peças de mobiliário, obras de arte e objetos de decoração. A arquiteta Elaine Carvalho desenhou, entre outras peças, um sofá e duas poltronas para o Living. Ambas as peças foram vendidas para uma visitante que se encantou com as obras da artista.

Já a designer de interiores Claudia Marotta desenhou diversos artigos para o ambiente Champanheria, entre os quais duas poltronas em ponto capitonê, em veludo rosa, foram vendidas logo no primeiro dia do special sale.

Para a diretora de planejamento da CASA COR CAMPINAS, Renata Selmi Herrmann, os ambientes são como cartões de visita tanto dos profissionais como dos fornecedores. "Eles são essenciais para a geração de futuros negócios", afirma Renata.

A exposição da marca para um público altamente qualificado foi também o que atraiu empresas patrocinadoras e apoiadoras para o evento. Para o diretor de novos mercados da Amil Campinas, Joaquim Thomé Júnior, participar do CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS foi muito importante pois possibilitou o posicionamento da marca e a oportunidade de ações de relacionamento durante todo o evento. "Ações como essa são fundamentais, principalmente nesta região que tem grande potencial de crescimento e faz parte da estratégia da Amil Participações (Amilpar) de expandir as atividades neste mercado", explica ele.

Bons negócios para o público

O esmero dos profissionais ao criar soluções e projetos com a ajuda dos fornecedores, aliado à grandiosa infraestrutura do evento, proporcionou ao público um espetáculo único. Para ele, os três últimos dias da mostra (11, 12 e 13 de outubro) foram especiais. Foi quando parte dos produtos expostos nos ambientes foram vendidos com descontos de 30 a 70%.

O special sale, como é denominada a promoção, gerou aproximadamente R$ 1 milhão em vendas. Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos lideraram as vendas. Só a Elettromec, cujos produtos integravam diversos ambientes, registrou a venda de 70% do total exposto.

Frigobares, monitores, aspiradores de pó, fogões, máquinas de gelo, caves e outros artigos de marcas variadas foram rapidamente vendidos, confirmando assim as previsões feitas pelo economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Laerte Martins. "O final do ano é a época na qual as pessoas mais investem nesses dois segmentos. Elas buscam substituir itens que já possuem por novidades, sempre em busca por novas tecnologias", afirma ele.

Em seguida na preferência do público vieram os artigos de mobiliários e de decoração. Durante os três dias do special sale as marcas estiveram representadas por vendedores que realizaram contato direto com os clientes e divulgaram seus produtos na mostra.

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A venda dos produtos durante o special sale foi sucesso absoluto

Como resultado dessa ação algumas empresas, além de efetuarem vendas "in loco" iniciaram negociações que deverão ser concretizadas na própria loja. É o caso da Artzzi, Única e Caderode que ainda irão colher os louros do evento. "Algumas pessoas perguntaram por peças com o mesmo design das presentes na mostra, mas, em outra cor. Então, esperamos as visitas desses possíveis clientes para fecharmos negócios", comenta Graziele da Rosa, proprietária da Caderode.
Durante seus 41 dias de duração, o CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS esteve de portas abertas para a realização de mais de 50 eventos culturais, sociais, recreativos e corporativos. "Tais ações serviram como atrativos para os visitantes e como estratégias de relacionamento entre algumas empresas e seu público-alvo. A programação enriqueceu a mostra. Foram realizados desfiles de moda, palestras com temas variados, degustações, entre outros, explica Renata Podolsky, diretora de comunicação e conteúdo da CASA COR CAMPINAS.
O CASA COR e CASA HOTEL CAMPINAS foi realizado de 3 de setembro a 13 de outubro no Royal Palm Plaza Resort Campinas, numa área de aproximadamente 3,6 mil metros quadrados de uma edificação de dois pavimentos que, entre 1970 e 2007, abrigou um retiro de padres católicos. No total participaram 81 profissionais entre arquitetos, engenheiro, designers de interiores e paisagistas. Os 51 ambientes foram projetados tendo como tema principal "Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz" e alguma referência a Lucio Costa, arquiteto e urbanista responsável pelo plano-piloto de Brasília e homenageado da marca CASA COR em 2010. As duas mostras seguiram o tripé: sustentabilidade, "arquitetura da felicidade" e acessibilidade.