A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Casa Cor Minas 2018 - Ambientes para serem vividos

Casa Cor Minas 2018 - Ambientes para serem vividos


Dia 07 de agosto começa mais uma edição da Casa Cor Minas Gerais. Com o mote "Casa Viva", a 24ª edição reúne ambientes com o melhor da arquitetura, design de interiores e paisagismo que levarão aos seus visitantes ambientes que promovam o bem-estar e a integração com a natureza, dando-lhes a sensação de estarem não apenas em uma mostra, mas em espaços acolhedores e aconchegantes, como a extensão de suas próprias casas ou como um ambiente de trabalho deveria ser.

Com o seu Home Theater Contemporâneo, a arquiteta Estela Netto traz um novo olhar para aquela sala de visitas empoeirada da casa da avó, quase inutilizada. O espaço, com múltiplas funções, pode ser usado como um living, lugar para receber as visitas e, também, sala de cinema. "O ambiente tem 'cara de casa'. Primamos pelo aconchego e o conforto, priorizando o apelo natural, com muita mistura e texturas", relata.

Casa Cor Minas 2018 1

Recheado de elementos naturais e muita textura, o home cinema da arquiteta Estela Netto quebra com a ideia de que ambientes onde a tecnologia é o grande destaque devem ter uma ambientação fria. Foto: Daniel Mansur

A multifuncionalidade dos ambientes de fato é uma tendência prova disso é também se faz presente no Espaço Bem-Estar da designer de ambientes Laura Santos. A proposta do projeto é transformar a casa em espaços de interação entre a família, onde todos se conectam. Com inspiração em um estilo de vida saudável, o ambiente possui uma área para a prática de exercícios físicos, junto com o espaço kids para os filhos e uma sala de estar com telão e projetor. "A ideia de conectar a área externa com a área interna também nasceu da percepção que o contato com a natureza e a vida ao ar livre promove boas energias e sensação de bem-estar", ressalta a designer que promoverá, no espaço, eventos temáticos como palestras sobre nutrição, atividade físicas, sobre gestação e bem-estar da família.

Casa Cor Minas 2018 2

No Espaço Bem-Estar, Laura Santos trabalhou a multifuncionalidade do espaço o que permite a conectividade de todos os membros da família. Foto: Daniel Mansur

Em seu Studio Sumisura, voltado para um jovem casal, a arquiteta e designer de ambientes Gislene Lopes mostra toda a versatilidade do vidro, presente em quase 100% de todo o espaço. "Armário da cozinha, painel e móvel do home, divisórias dos ambientes, closet, box do banheiro e mesas de centro. Tudo isso foi feito de vidro. Nossa intenção foi mostrar o uso, a funcionalidade e a harmonia do trabalho executado com esse material", explica a profissional.

Casa Cor Minas 2018 4

No Studio Sumisura, Gislene Lopes apresenta uma tendência forte da decoração: a aplicação do uso do vidro em diversas materiais, formas e cores. Foto: Jomar Bragança

Já em relação aos espaços corporativos, o arquiteto Junior Piacesi mostra em seu ambiente a importância de se criar um local de trabalho minimalista e aliado à natureza, que priorize o bem-estar dos colaboradores. Um projeto que traz o conceito da Biofilia, onde o design reconecta as pessoas com o meio ambiente, integrando vida e harmonia ao ambiente de trabalho, transformando-o em um local acolhedor, já que passamos mais tempo nele do que em casa. "Nosso projeto pensa no ser humano. Um ambiente com tratamento acústico, melhorias na qualidade do ar, incidência de iluminação natural e contato com o verde, para que as pessoas possam se sentir como uma extensão de casa", encerra.

Casa Cor Minas 2018 3

Para dar sensação de casa ao ambiente corporativo, o arquiteto Júnior Piacesi trabalhou o conceito de biofilia onde a presença da luz natural e do verde permeiam o espaço gerando bem-estar aos funcionários. Foto: Gustavo Xavier

A Casa Cor Minas Gerais 2018 acontece entre 07 de agosto e 16 de setembro, no Casarão da Rua Sapucaí, localizado na Rua Sapucaí 383, Bairro Floresta.