A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Minimalista e bucólico, o espaço Recinto do Bosque marca a estreia de Gabriel de Lucca na 32ª CASACOR São Paulo

Minimalista e bucólico, o espaço Recinto do Bosque marca a estreia de Gabriel de Lucca na 32ª CASACOR São Paulo


 Recinto do Bosque CASACOR SP 2018Recinto do Bosque CASACOR SP 2018 1

Recinto do Bosque, de Gabriel de Lucca | Foto: Evelyn Müller

Uma das promessas da edição 2018 da CASACOR São Paulo, que começa a partir de 22 de maio, o talentoso arquiteto Gabriel de Lucca, do escritório GDL Arquitetura, inicia a sua trajetória na mais importante mostra de decoração das Américas com uma importante missão: apresentar aos visitantes um banheiro que é sinônimo de bem-estar, tranquilidade e inovação. Batizado de Recinto do Bosque, o ambiente de 26 m² promove a combinação entre o décor escandinavo – com sua atmosfera clean e formas contemporâneas – e os traços simples do estilo minimalista, sem deixar de ser, ao mesmo tempo, acolhedor e convidativo.

Recinto do Bosque CASACOR SP 2018 3

Logo na entrada, Gabriel apostou na solução estética do brise, que equilibra a incidência de luz natural no ambiente, bem como o conforto térmico. Comumente executado com madeira, o arquiteto, com sua veia criativa, optou por placas cimentícias de fibrocimento, que trazem um forte apelo ecológico por sua composição de fibras vegetais mineralizadas. “Além da conexão sustentável, o uso da placa cimentícia tem sido uma grande aposta para revestimento, nesse caso optamos por utilizá-la como brise’’, afirma. O profissional investiu no desenvolvimento de um ambiente com método construtivo sustentável, marcado pelo uso do steel frame, em que a obra é feita sem sujeira, descartando a necessidade de canteiro de obras e executada em pouco tempo, utilizando perfis de aço, além das placas cimentícias para o fechamento.

Recinto do Bosque CASACOR SP 2018 2

Quem entra no Recinto do Bosque tem uma percepção diferenciada do conceito-padrão de um banheiro. Em formato de U, que abraça quem chega, as paredes receberam revestimento de MDF (painel de madeira) da Duratex, na cor Cross Riviera. Lembrando o tom claro do pínus,  uma das tendências do último Salão Internacional do Móvel de Milão, o material contribuiu para o conforto visual e a leveza da decoração. Inspirado no formato de um tanque, o móvel que recebe três cubas (Deca) apoiadas em pedra (CaesarStone) é a estrela do ambiente. Com bordas arredondadas, a peça é envolvida pela mesma madeira escolhida para as paredes. Marcando a temática “A Casa Viva”, proposta este ano para a CASACOR São Paulo, o verde se faz presente no banheiro unissex com o projeto de paisagismo executado pelo Estúdio Embaúba. Em torno do espelho, floreiras com espécies como peperômia pendente, suculenta de fácil cultivo ideal para vasos e jardineiras suspensas, caem por cima do espelho centralizado logo atrás das cubas. “Um dos nossos desejos é mostrar o uso do paisagismo em um banheiro, deixando o ambiente muito mais aprazível. No Recinto do Bosque, a escolha das espécies nos permitirá mostrar a força dessa composição.”

Recinto do Bosque CASACOR SP 2018 4

Dentro das cabines, o porcelanato estilo Carrara (Cerâmica Portinari) reveste piso e paredes. As louças sanitárias com acabamento preto (Deca) complementam o estilo minimalista. A iluminação revela mais um cuidado importante do lugar. O olhar perspicaz do arquiteto, em parceria com o escritório Lumínica Proyectos, concebeu o projeto luminotécnico que permitiu migrar do padrão tradicional – com luminárias e spots posicionados no forro – para a utilização dos perfis com fita de LED da Lemca, instaladas em todo o perímetro do banheiro, inclusive nas cabines. A decisão, que não é comum, proporcionou luz indireta, valorizando o décor. “Aprecio bastante o efeito de luz indireta, que, sem dúvida, contribuiu para realçar diversos elementos do projeto, e por serem de LED possuem baixo consumo de energia”, conta Gabriel.

Recinto do Bosque CASACOR SP 2018 5

Para a decoração, Gabriel elegeu móveis brasileiros e obras de arte. Da Baraúna, a delicadeza artesanal da cadeira Maria foi posicionada próximo ao banco Belmonte, ambos do designer Zanini Caldas – um contraponto com seu estilo rústico e brutalista. As escolhas seguem com a luminária de piso Piccolo F, da Lumini, e obras de arte da Galeria Artshot.

Serviço:

CASACOR SÃO PAULO

De 22 de maio a 29 de julho de 2018

Terça a sábado, das 12h às 21h; Domingo, das 12h às 20h

Endereço: Jockey Club de São Paulo. Av. Lineu de Paula Machado, 875, São Paulo

Sobre Gabriel de Lucca

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Belas Artes, antes de começar a GDL Arquitetura – Estúdio de Arquitetura e Interiores, Gabriel de Lucca atuou como colaborador, entre 2013 e 2016, em escritórios internacionalmente reconhecidos. Em carreira solo, tem trabalhos publicados em território nacional e em nível internacional em países como Estados Unidos, Espanha e Austrália, entre outros. Recentemente, contou com um dos seus projetos indicados na categoria “Obra do Ano”, promovido pelo ArchDaily.

www.gdlarquitetura.com.br 

Instagram: @gdlucca_

(11) 98442-0346 e (11) 3467-3360