A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Espaço dos Convidados, criado por Denise Barretto, é uma das atrações da Casa Cor São Paulo 2017

Espaço dos Convidados, criado por Denise Barretto, é uma das atrações da Casa Cor São Paulo 2017


Denise Barretto se inspirou nos elementos da natureza, como a terra, a pedra e a madeira, para conceber o Espaço dos Convidados, projeto de 218 m² que marca a sua 15a participação na Casa Cor São Paulo, no Jockey Club de São Paulo. Dedicado ao relaxamento e perfeito para reunir a família e os amigos, o anexo executado pela Saeng Engenharia tirou partido da estrutura metálica totalmente desmontável e ficou pronto rapidamente.

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 1

Reunidos num único e amplo ambiente, o living com lareira e a cozinha gourmet estão sempre conectados ao gostoso jardim de 118 m² graças aos generosos panos transparentes de vidro. “Usamos caixilhos de alumínio, linha FEAL Slim 120, com acabamento no tom cobre, ambos lançamentos da Tecnofeal, que compõem as três portas de correr com o maior vidro jumbo brasileiro. Cada um mede 4,30 de altura e pesa aproximadamente 350Kg”, explica a arquiteta. 

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 10

Logo na entrada, os convidados são recepcionados por uma charmosa praça com um jardim tropical também idealizado por Denise. De inspiração modernista, o espaço é formado pelo “abraço” entre a empena de tijolos caramelo (Portobello) e o grande L revestido por uma argamassa de cimento prata, novidade da Terracor. O desenho dá forma a uma imponente marquise, que percorre duas faces do anexo e demarca o acesso para os enormes vidros da fachada, desvendando os ambientes internos. Ainda na parte externa, a dupla de balanços de corda suspensos (Tidelli) e as jabuticabeiras em vaso complementam a atmosfera relaxante.

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 8

Sinônimo absoluto do aconchego, a madeira se multiplica pelo projeto tanto nos painéis da parede do living quanto nos pranchões maciços de pequiá bruto (Tora Brasil) na área gourmet. Seu visual também é fielmente reproduzido pelos porcelanatos do piso, dispostos em réguas e compondo uma bela paginação. Outros materiais naturais, como a pedra e o tijolo, trazem o equilíbrio harmônico de nuances e texturas presentes em superfícies e mobiliário.

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 9

“O resultado é uma mistura de caramelos, telhas, areias, cinzas, pretos e do verde  da vegetação. Essa paleta foi intencionalmente selecionada a fim de valorizar ao máximo as diversas obras de arte”, conta Denise. Ela elegeu esculturas de Luis Hermano e Florian Raiss (Galeria Lume), Zoe Zapot e Luciano Candisani (Galeria de Babel) e tela de Mariannita Luzzati (Galeria Marcelo Guarnieri).

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 4

O living em forma de U conta com duas chaises ao centro, que organizam o espaço e ficam voltadas para a TV e a lareira.  Revestidos de couro de napa exclusivo e fabricados pela Natuzzi Itália, o conjunto de sofás Ido e a poltrona Marlene, desenhada por Paola Navone, conferem o bem-estar ao ambiente, que conta ainda com a nova linha de sofás Herman e duas mesas de centro, também da Natuzzi, complementadas pela mesa de madeira petrificada (Nani Chinellato). “Misturei peças de design limpo com formas orgânicas, linho  e veludo italiano nos estofados, metal e mármores nas mesas, tudo para resultar numa total simbiose da arquitetura com o mobiliário”, conta a arquiteta.

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 11

Já a área da TV é realçada por uma elegante sobreposição de materiais. Sobre o extenso painel de madeira blend (4,30 x 10 m) encontra-se a lareira ao lado da estante feita de pedra vulcânica nero groove e perfis de metal acobreado com uma cristaleira de vidro refletente, delicadamente apoiada no volume de slimstone etna griggio.

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 13

Conforto acústico foi outra grande preocupação do Espaço dos Convidados. Em função do pé-direito alto de 4,30 m, Denise Barretto usou, entre outros recursos, um tapete exclusivo, da coleção Design (Kian), que está suspenso entre as paredes como tapeçaria e elemento de absorção de som, causando impacto e podendo ser visualizado da área externa.

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 12

Toda a marcenaria da área gourmet leva a assinatura da SCA, que apresenta a coleção Attico em comemoração aos seus 50 anos. Um diferencial é o sistema cartesia, com diferentes possibilidades de composição dos acessórios. Os eletrodomésticos, totalmente mimetizados ao mobiliário de madeira blend, têm design de Philippe Starck (Gorenje). A bancada do cooktop se sobrepõe à mesa de jantar (Tora Brasil), feita de madeira maciça com pés de acrílico, fechando o conjunto com as cadeiras e banquetas de Etel Carmona, além dos banquinhos da Luhome e da Dpot.

Projeto Casa Cor 2017 Denise Barreto 13

Para arrematar o projeto, a iluminação (Sergon Prime) reúne balizadores externos e pontos embutidos com efeito de luz e contraste marcantes, que reforçam a sensação de aconchego do refúgio idealizado por Denise Barretto. No living e na cozinha, quem rouba a cena é a luminária icônica Wireflow, criação do designer Arik Levy para a Víbia, fornecida pela E:light.

[heading style="3" color="#003300" style_color="#d9d9d9" align="left" size="14" margin="0"]Serviço:[/heading]

31ª Casa Cor São Paulo

De 23 de maio a 23 de julho de 2017

Jockey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 1075, Cidade Jardim

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12 às 21h

www.casacor.abril.com.br

[heading style="3" color="#003300" style_color="#d9d9d9" align="left" size="14" margin="0"]Denise Barretto Arquitetura[/heading]

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954, Jardim Paulista, São Paulo

(11) 3078-6963

www.denisebarretto.com.br