A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Dicas de como decorar varandas pequenas

Dicas de como decorar varandas pequenas


Nesse calorão, poucas coisas são tão prazerosas quanto sentar-se na varanda para pegar um sol, sentir a brisa e ler um livro ou bater um bom papo. No verão, esse cantinho da casa costuma ser mais utilizado por todos. Por isso, profissionais de arquitetura e decoração dão dicas para melhor aproveitar as varandas pequenas, deixando-as mais bonitas e funcionais.

Dicas para decorar varandas 2​Projeto da arquiteta Marina Dubal. A varanda do quarto, mesmo pequena, foi mantida sendo um local de relaxamento e descontração dos proprietários. Foto: Henrique Queiroga

“As varandinhas são muito apreciadas principalmente por moradores de apartamentos. Ter um local para pegar sol da manhã e curtir o frescor da noite também é algo muito valorizado pelas pessoas e é por isso que as varandas, mesmo quando pequenas, estão sendo mantidas nos projetos de interiores”, explicam os profissionais do escritório Situar Projetos, a designer de interiores Rosângela Brandão Mesquita e os arquitetos Eduardo Henrique e Júnia Bernanos.

A arquiteta Marina Dubal, do escritório Dubal Arquitetura e Interiores, conta que a varanda agrega charme ao imóvel e que é um espaço que possui várias possibilidades de uso: “Mesmo pequena, a varanda pode servir como ambiente para relaxamento em uma rede, ou um espaço para beber um vinho com os amigos desfrutando de uma vista agradável”.

Dicas para decorar varandas 3

​Para aproveitar bem o espaço da varanda pequena, os profissionais da Situar Projetos indicam setorizar bem o espaço

Para aproveitar melhor esse cantinho, a dica dos profissionais da Situar Projetos é a setorização. “Ter uma área de trabalho - com forno, pia, etc. - em um extremo do ambiente e no outro extremo uma área de relaxamento com uma poltrona confortável são boas opções para utilizar esse espaço. Outra dica é colocar uma mesa de conversação no centro da varandinha”, ensina Eduardo.

Para Marina, o ideal é sempre estudar o layout da varanda antes de iniciar o projeto. “Estudar as áreas de circulação e os cantos onde se pode prever móveis fixos deve ser o ponto de partida. Posteriormente, a escolha do mobiliário e acabamentos que resistam a intempéries, caso a varanda seja aberta. Como decoração, plantas e almofadas coloridas são sempre uma boa pedida para um ambiente aconchegante e charmoso”, destaca.

Dicas para decorar varandas 1

​Evitar excesso de objetos e investir em madeira para trazer acolhimento ao espaço são dicas da Situar Projetos para decorar a varanda pequena.

Para ter mais conforto nesse tipo de ambiente, deve-se ficar atento aos revestimentos. “O ideal é usar revestimentos adequados (como a madeira) que proporcionam sensação de conforto e acolhimento, além de mesclar com persianas e tecidos dos assentos que sejam agradáveis ao toque. Como o espaço é pequeno, é essencial evitar o excesso de objetos”, encerram os profissionais da Situar Projetos.