A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Casa Cor Rio de Janeiro


OS ARQUITETOS E SEUS AMBIENTES 

Este ano, além de seis apartamentos, o evento abriga também uma área externa que inclui uma casa de fim de semana, o Espaço do Chicô, restaurantes, wine bar, dois cafés, lojinhas, banheiros e muito mais. Confira!  

Recepção: Jardim da Entrada (Alexandra Marcondes e Esther Daemon) / Espaço Península/Recepção (Ivan Rezende). Apartamento 101 (Casal Maduro): Living do Casal (Cristina Bezamat e Laura Bezamat) / Suíte do Homem (Bernardo Schor e Rogerio Antunes) / Escritório do Casal (Flavia Utchitel e Vanessa Menna Barreto) / Suíte da Mulher (Pedro Paranaguá) / Rouparia (Jacira Pinheiro) / Cozinha com Varanda Gourmet (Caco Borges) / Apartamento 201 (Jovem Empresário): Living do Jovem Empresário (Erick Figueira de Mello) / Varanda (Raphael Costa Bastos) / Home Office (Carlos Murdoch, Georgia Mantovani e Luciana Sodré) / Suíte do Hóspede (Juliana Neves de Castro, Luciana Nasajon e Mabel Graham Bell) / Suíte Master (Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge) / Atelier Fotográfico (Bitty Talbot e Cecilia Teixeira) / Apartamento 1401 (Temporada): Living Temporada (Roberto Migotto) / Suíte Principal (Ana Lucia Jucá) / Apartamento do Hóspede (Roberta Devisate) / Área Interativa (Leila Dionízios) / Apartamento 1402 (Corporativo): Living do Empreendedor (Mario Santos) / Suíte do Executivo (Bruno Carvalho e Camila Avelar) / Suíte do Visitante (Dani Parreira) / Cozinha Light (Ketlein Amorim) / Apartamento 1501 (Casal Jovem): Living do Casal Jovem (Jimmy Bastian Pinto) / Suíte da Cobertura (Gisele Taranto) / Jardim Suspenso (Aurea Renoldi) / Estar da Família (Gabriela Eloy e Carolina Travaglini) / Área Infantil (Leila Bittencourt) / Cozinha de Gastronomia (Paula Costa) / Apartamento 1502 (Os meus, os seus e os nossos): Living da Família (Paola Ribeiro) / Cobertura (TV e Lazer) (Maurício Nóbrega) / Suíte do Casal (Lila May Bueno) / Ala dos Adolescentes (Mariana Dornelles, Fillipi Sartori e Luciana Arnaud) / Cozinha do Chef (Juliene Assed e Rosane Servino) / Área Externa: Casa de Fim de Semana (Duda Porto) / Armazém do Café (Lorena Couto e Stéfano Barino) / The Loft (Paula Neder) / Joalheria (Emmilia Cardoso) / Banheiros Públicos (Cesar Valencia, Isabel Dias e Priscila Kunenn) / Loja da Casa (Emerson Araújo e Rosita Krupp) / Espaço do Chicô (Chicô Gouvêa) / Ela Restô (Anna C. Malta e Vera Rebello) / Deca by Cadas (Cadas Abranches David) / Espaço Solar (Celina Llerena, Cristina Borges e Paula Bergamin) / Jardim do Boulevard (Cecilia Monarcha) / Jardim do Restaurante (Daniela 4 Infante) / Restaurante (Joy Garrido) / Wine Bar (Ricardo Melo e Rodrigo Passos). 

 

O Morar Contemporâneo

Alexandra Marcondes e Esther Daemon
 Jardim da Entrada

Cheio de cor, luzes e sombras, o jardim abriga espécies nativas e tropicais. É um jardim econômico e sustentável, com belas jabuticabeiras e minipintangueiras que, além de colorir o ambiente com suas flores, também dão frutos que alimentam passarinhos e outros animais que vivem na região da Península.

Alexandra_Marcondes_e_Esther_Daemon_2013-10-09_001_Copy

Ivan Rezende
Recepção | Espaço Península

O maior espaço do evento (750m²) tem sala de vídeo, área multifuncional destinada a reuniões, cafeteria, brigaderia, loja, banheiros públicos e guarda-volumes. No lounge, a mesa-maquete mostra, nos padrões internacionais de arquitetura, a estrutura geográfica da Península. Todos os móveis são de designers brasileiros.

Ivan_Rezende_2013-10-09_001_Copy

Cristina Bezamat e Laura Bezamat
Living do Casal

Com um mix de peças de design e obras de arte que fazem parte da história de vida do casal que aqui vive, a dupla de arquitetas criou um ambiente supercontemporâneo. Um espaço multifuncional, com salas de estar e jantar e área de relax e leitura.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Cristina_Bezamat_e_Laura_Bezamat

Bernardo Schor e Rogério Antunes
Suíte do Homem

Em um apartamento que abriga um casal maduro, cada um tem sua suíte. Em tons de cinza e areia, a do homem tem móveis e acessórios de design, banheira e painel verde na varanda e bancada com adega e frigobar.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Bernardo_Schor_e_Rogerio_Antunes

Flavia Utchitel e Vanessa Menna Barreto
Escritório do Casal

Pequenos mimos como uma adega, frigobar e máquina de café se aliam ao conforto que só a tecnologia pode oferecer (controle por iPad de iluminação, TV e split), transformando o pequeno escritório de 18m² em uma sala íntima, aconchegante e multiuso.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Flavia_Utchitel_e_Vanessa_Menna_Barreto

Pedro Paranaguá
Suíte da Mulher

Cama automatizada (faz até massagem!), pisos acarpetados (também no banheiro), aroma ambiente e iluminação indireta inspiram o relax. O arquiteto coloriu a suíte com delicados tons de azul, branco e off-white, até na varanda, com vista para a piscina (azul) do condomínio.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Pedro_Paranagu

Jacira Pinheiro
Rouparia

O espaço abriga a rouparia e a lavanderia, separadas por uma porta que tem um mapa-múndi impresso e um miniescritório. Tons neutros e terrosos contrastam com o vermelho das máquinas de lavar e de secar. A iluminação automatizada cria cenários diferentes com rasgos, luminárias embutidas e focais, dois delicados pendentes na estante e uma charmosa arandela.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Jacira_Pinheiro

Caco Borges
Cozinha com Varanda Gourmet

Na cozinha – integrada a uma varanda gourmet – o clássico e o moderno se misturam. Móveis antigos, de carvalho inglês, peças de design e eletrodomésticos de última geração compõem o ambiente. Na varanda, o piso é em madeira reciclada e cristal. A iluminação também faz um mix entre o antigo e o contemporâneo, com abajures vintage, spots de led e luminárias de design.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Caco_Borges

Erick Figueira de Mello
Living do Jovem Empresário

O espaço foi criado para um jovem que gosta de passar suas poucas horas de lazer em casa, relaxando ou na companhia dos amigos. As paredes revestidas com papel cinza e o piso em porcelanato cimentado formam uma base neutra que destaca ainda mais a decoração. Partindo dessa “moldura” clean, o arquiteto criou um living cheio de obras de arte e móveis de designers brasileiros. A exceção fica por conta da mesa de sinuca e de antiquário, toda em madeira.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Erick_Figueira_de_MelloRaphael Costa Bastos

Varanda

Mix de projeto de arquitetura e paisagismo, a varanda é um espaço de relax, para receber amigos e também curtir a bela vista da Península. Verde e tons pastéis e de madeira colorem o ambiente, que tem móveis feitos com madeira de reflorestamento. Nas paredes, destaque para o Green Wall (criação de Raphael) feito com rodelas de eucalipto reaproveitado e várias espécies de plantas em diferentes tons de verde.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Raphael_Costa_Bastos

Carlos Murdoch, Georgia Mantovani e Luciana Sodré

Home Office

O ambiente em estilo industrial tem um mix de móveis de design e peças em madeira de demolição, ferro em chapas brutas, cobre azinhavrado e concreto. Na janela, chama a atenção uma luneta em bronze, com 80 anos de idade, que ainda funciona, feita com restos de canhões da Primeira Guerra Mundial. Obras de arte contemporânea completam o décor.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Carlos_Murdoch_Georgia_Mantovani_e_Luciana_Sodr

Juliana Neves de Castro, Luciana Nasajon e Mabel Graham Bell
Suíte do Hóspede

O ambiente oferece o máximo de conforto aos hóspedes. O banheiro tem um espelho mágico: o Magic Mirror esconde uma TV que só aparece quando está ligada. A suíte ganhou colorido típico das praias cariocas em tons de bege e acqua, presentes nos papéis de parede, tapete, colchas, cortinas e almofadas. O espaço tem canto de apoio para um laptop, sofazinho que faz as vezes de cama para criança, copa com frigobar e uma área tipo toucador perto do banheiro.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Juliana_Neves_de_Castro_Luciana_Nasajon_e_Mabel_Graham

Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge
Suíte Master

A suíte tem quarto, sala de estar, closet, banheiro, duas varandas e até um pequeno estúdio para revelação de fotos. Nenhum aparelho de TV à vista: as imagens são exibidas, com o uso de um projetor, em um vidro que separa a sala do quarto – e podem ser vistas nos dois ambientes. As paredes são revestidas com papéis em tons de fendi, bege e cinza-chumbo, e o piso é todo em mármore.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Fabio_Bouillet_e_Rodrigo_Jorge

Bitty Talbot e Cecília Teixeira
Ateliê Fotográfico

Logo na entrada, o corredor-galeria abriga fotos expostas de forma tradicional, em molduras, e também nas telas de quatro TVs de Led presas à parede. Tons de cinza, preto e branco tomam conta de quase todo ambiente e fazem contraste com o laranja que forra o sofá e a banqueta de couro. Em destaque, estante multifuncional de madeira. Sem fundo, o móvel tem nichos em laca branca e dois painéis-lousa, em fórmica preta, que servem para anotações.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Bitty_Talbot__Cecilia_Teixeira

Roberto Migotto
Living Temporada

Um pied-à-terre de um cosmopolita. Reflete a sensação de bem-estar no Rio de Janeiro. No ambiente predomina o acqua, pontuado por variações de tons de verde, de bege e de branco. Dividido em sala de estar, jantar e uma grande varanda, o espaço tem iluminação
funcional, com spots e réguas valorizando as obras de arte. Em destaque o lustre, fabricado com cinco camadas sequenciadas de folhas de murano opalescente, e duas arandelas feitas em murano folheado a ouro.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Roberto_Migotto

Ana Lúcia Jucá
Suíte Principal

Predominam cores clássicas, como bege e preto, e materiais como madeira, pedra e vidro. Entre as peças principais, cama com mesas de cabeceira em croco, sofá em madeira e palha e duas mesas de apoio em forma de estrela. A arquiteta mudou a planta original do quarto, transformando dois banheiros em um só, com direito a uma área reservada, banco em madeira preta e bacia suspensa. O armário com portas transparentes toma conta de todo o ambiente.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Ana_Lcia_Juc

Roberta Devisate
Apartamento do Hóspede

Com estilo simple-chic e estética contemporânea, o espaço tem closet, estúdio, quarto, varanda e banheiro. Em todos os ambientes predominam as cores neutras, pontuadas por uma paleta que vai do cinza ao nude, do grafite ao cru, valorizados pelo preto presente em acessórios e no mobiliário. Obras de arte ocupam as paredes como um grande mosaico, onde estilos, técnicas e épocas convivem em harmonia.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Roberta_Devisate

Leila Dionízios
Área Interativa

As cores do céu e das praias cariocas dão o tom do espaço que tem copa, cozinha, lavandeira, banheiro e um quartinho para visitantes. O toque rústico fica por conta dos revestimentos em porcelanato, madeira e pastilhas em mosaico. Em destaque, a mesa interativa em laca branca – desenhada pela arquiteta –, que recebe imagens de um projetor (escondido no teto) programadas por um computador.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Leila_Dionzios

Mario Santos
Living do Empreendedor

O arquiteto faz uma homenagem a Oscar Niemeyer. Um ambiente contemporâneo, inspirado nas linhas e curvas modernistas e com farto uso de peças de design e de marcenaria. O espaço tem duas salas, uma de estar e outra de jantar, hall, lavabo e varanda com bar. As cores variam entre diferentes tons de cinza, preto, branco e os azuis petróleo e royal. Completam a decoração obras de arte assinadas por nomes como Roberto Burle Marx, Maria Helena Reis, Joaquim Tenreiro e Pietro Bondi.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Mario_Costa_Santos

Bruno Carvalho e Camila Avelar
Suíte do Executivo

Com muitas peças de design nacional e ambientes amplos, charmosos e confortáveis, a suíte tem cama toda forrada em tecido, closet com espelho em bronze e varanda com deck e painel verde da paisagista Adriana Fonseca. Os tons predominantes são areia, off-white e de madeiras claras, como tauari e freijó.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Bruno_Carvalho_e_Camila_Avelar

Dani Parreira
Suíte do Visitante

Closet, cama king-size, espaço para leitura e descanso e uma pequena bancada para o laptop. Tudo foi pensado para o conforto do hóspede, nos mínimos detalhes. Até mesmo os sensoriais. O espaço tem difusores com aroma personalizado, som ambiente e iluminação difusa que convidam ao relaxamento. Poucos focos de luz no teto, luminárias de piso e arandelas formam um jogo de luz e sombra que se alia à paleta de tons bege e fendi, com interferência de preto e cinza nos detalhes. Destaque para um projetor que exibe imagens no vidro que separa o quarto da sala de estar.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Dani_Parreira

Ketlein Amorim
Cozinha Light

O ambiente conta com cozinha, copa, adega, área com mesinhas para beliscar ou jogar e até um minispa com direito a maca para massagem. O azul royal marca presença nas estantes, prateleiras, mobiliário e objetos. Super bem equipada, a cozinha tem também churrasqueira que não emite fumaça.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Ketlein_AmorimJimmy Bastian Pinto
Living do Casal Jovem

Com clima de casa de praia, o espaço tem paredes e piso claros e janelas amplas que deixam a luz entrar. Um painel rendado amarelo-sol, o papel de parede em tecido tie-dye que mescla tons de areia e azul, e os tapetes e almofadas laranjas – nos tons do sol poente – reforçam a atmosfera praiana. No sofá branco, descansam grandes almofadas estampadas com desenhos de onças, jaguatiricas, macacos, papagaios... Obras de arte contemporâneas e a varanda, que abriga uma cama, completam o décor.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Jimmy_Bastian
Gisele Taranto
Suíte da Cobertura

A arquiteta levou a privacidade do casal ao pé da letra: deslocou a suíte para o segundo andar da cobertura duplex, criando um ambiente para curtir a dois. Não há portas entre o quarto, o closet e o banheiro – que recebe luz natural de uma claraboia. No terraço, onde madeira e plantas predominam, brises e pergolados limitam a visão de fora. Cama king-size, poltronas macias e aconchegantes, escrivaninha, criado-mudo e obras de arte pontuam o projeto de decoração.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Gisele_Taranto
Aurea Renoldi
Jardim Suspenso

Grande, com mais de 140m², o espaço abriga plantas desérticas e exóticas como a aloe, da família da babosa, e tipos raros de bromélias. O ambiente possui parede verde e uma pequena horta com berinjela, aipo, couve e outros temperos e legumes. A paleta de cores vai do vermelho das bromélias ao cinza azulado da yuca. E, claro, muito verde em volta.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Aurea_Renoldi

Gabriela Eloy e Carolina Travaglini
Estar da Família

Todos juntos e misturados. A dupla criou um ambiente para unir a família nos momentos de relax e lazer. Um pequeno bar, pipoqueira, cantinhos para ler, tocar um instrumento ou simplesmente ficar off-line fazem do espaço um perfeito family room, pronto para quem chegar e quantos chegarem, a qualquer hora.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Gabriela_Eloy_e_Carolina_Travaglini

Leila Bittencourt
Área Infantil

Em clima de parque de diversões, o espaço tem parede de escalada e uma grande cabana de dois andares, feita de réguas de pinho. O quarto é todo colorido – como amam todas as crianças –, mas tem uma base neutra, com piso em madeira e paredes brancas. Dormem e se divertem aqui duas crianças, de 3 e 5 anos, que têm uma mãe superantenada e apaixonada por arquitetura e decoração. Por isso mesmo, fez questão de usar no quarto dos filhos só peças de design.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Leila_Bittencourt

Paula Costa
Cozinha da Gastronomia

O espaço tem TV, sala de almoço, adega e uma área de estudo para o chef, além de lavanderia e um banheiro. Predominam vários tons de cinza pontuados pelo roxo que colore o nicho do forno e as geladeiras. Ao lado do cooktop, um iPad dá apoio ao cozinheiro com as receitas.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Paula_Costa

Paola Ribeiro
Living da Família

O living segue a tendência das salas contemporâneas: espaços multifuncionais e capazes de integrar toda a família. O ponto alto é a estante que, de ponta a ponta, toma os 8m da maior parede do ambiente, assumindo dois papéis: o de discreta cozinha gourmet e o de espaço para livros e objetos. O vão embaixo da escada virou uma estante-armário e um nicho de obras de arte. A varanda, extensão do living, é um aconchegante cantinho repleto de plantas.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Paola_Ribeiro

Maurício Nóbrega
Cobertura (TV e Lazer)

O arquiteto encheu a imensa cobertura, de 245m², de obras de arte. Destaque para as esculturas afetivas do artista visual Heleno Bernardi, conhecidas como Manos (irmãos), e os bonecos Guias, de Marcelo Macedo. Inspirado nos deliciosos roof tops nova-iorquinos, o espaço tem dois home theaters, na parte interna e externa. No varandão, mesa coletiva, jardins, área de leitura e uma grande cama.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Mauricio_Nobrega

Lila May Bueno
Suíte do Casal

Inspirada em filmes épicos, como Out of Africa, a arquiteta revestiu a suíte com tons naturais. Nas paredes, boiserie em freijó, papéis que lembram sisal, cânhamo e couro, e seda pura tie-dye em marfim e cáqui. Entre os móveis, cama com dossel, sofá em couro envelhecido e peças de antiquário. No banheiro, uma área de relax com cama de massagem.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Lila_May_Bueno

Mariana Dornelles, Fillipi Sartori e Luciana Arnaud
Ala dos Adolescentes

O espaço possui Family Room e duas suítes. A da jovem tem papel de parede florido, cama de dossel e almofadas. Destaque para a estrutura em ferro do quarto dos rapazes, batizada de Cage, que sobe por uma das paredes, cruzando o teto, e funciona como um grande apoio onde são fixados ou pendurados toda sorte de objetos, da cama suspensa à TV, passando por skates, capacetes e mochilas.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Mariana_Dornelles_Felipe_Sartori_e_Luciana_Arnaud

Juliene Assed e Rosane Servino
Cozinha do Chef

As arquitetas criaram um pequeno “complexo gastronômico”, com cozinha, despensa, lavanderia e ateliê culinário do mestre-cuca, um aposento para criação e teste de receitas. Destaque para o bem-humorado painel com a imagem de uma pin-up saindo de dentro da máquina de lavar.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Rosane_Servino_e_Juliene_Assed

Duda Porto
Casa de Fim de Semana

Com 200m², totalmente automatizada, a casa foi construída em tempo recorde: apenas 30 dias. Autossustentável, possui um sistema de captação de energia solar que não só produz toda a energia consumida pelos moradores como também armazena o excedente.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Duda_Porto

Lorena Couto e Stéfano Barino
Armazém do Café

A luminária pendente com luzes em neon acompanha a extensão da mesa de 6m² feita com tronco de madeira. Sofá e chaise, com estrutura aparente revestida por garrafas pet, banco em madeira bruta e um mix de diversas mesas, bancos e troncos de árvore completam o décor descolado. Destaque para a estante de 8m, em MDF, em estilo geométrico.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Lorena_Couto_e_Stefano_Barino

Paula Neder
The Loft

Este loft, estúdio do canal Shoptime, tem estilo praiano, com quarto, banheiro, sala de estar e cozinha americana integrados. No estar, mobiliário assinado e em tons fortes e uma estante-mosaico com formas volumétricas são destaque. Armários em vidro acidato na cozinha guardam modernos eletrodomésticos. No quarto, um painel em tecido coloridíssimo, em tons de laranja, verde, rosa e turquesa.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Paula_Neder

Emmilia Cardoso
Joalheria

Papéis de parede dourados e iluminação diversificada para valorizar as peças dão ao ambiente uma atmosfera clara e brilhante. Design clean, com simplicidade e leveza, caracteriza o espaço, onde se destaca o painel da artista plástica Roberta Dacosta.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Emmilia_Cardoso

Cesar Valencia, Isabel Dias e Priscila Kunenn
Banheiros públicos

Sem distinção de sexo ou idade, apenas com um ambiente reservado para pessoas com necessidades especiais, os banheiros deste ano são funcionais, mas sem deixar de lado o conforto e a estética. Destaque para o conjunto de estrutura e armário da bancada, assinado pelo trio de arquitetos, uma peça composta de tubulação metálica com acabamento em corten e um armário que fica suspenso, como se flutuasse.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Cesar_Valencia_Isabel_Dias_e_Priscila_Kinenn

Emerson Araújo e Rosita Krupp
Loja da Casa

A porta de entrada parece uma fechadura gigante – e permanentemente aberta ao público. Diversas tonalidades de cinza, branco e tons amadeirados no revestimento, a estante Asas, em laca cinza, a estante invisível em cristal (ambos assinados pela dupla) e objetos e obras de arte tornam o ambiente acolhedor, com iluminação em rasgos de luz indireta e luminárias.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Emerson_Arajo_e_Rosita_Krupp

Chicô Gouvêa
Espaço do Chicô

Um espaço para receber amigos, cozinhar e não perder nada da conversa. Assim é este ambiente, que faz da cozinha uma sala de estar – ou vice-versa. O sofá, criado pelo arquiteto, é peça-chave, formando um grande quebra-cabeças assimétrico em 360º. A estante também é assinada por Chicô Gouvêa, e é composta por caixas em tamanhos e profundidades variadas. Uma escultura de Frans Krajcberg e peças de Manfredo Souza e Zemog tornam o espaço ainda mais festivo.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Chic_Gouva

Anna C. Malta e Vera Rebello
Ela Restô

Um ambiente com dois climas: descontraído para o dia e mais sofisticado ao cair da tarde, quando a iluminação muda. A decoração, versátil e contemporânea, mescla cores e estilos. Um detalhe que faz diferença: os abajures vintage, customizados com tecido, e que viraram lustre. Comidinhas da grife Pederneiras são um estímulo a mais para um drinque na happy-hour!

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Anna_C._Malta_e_Vera_Rebello

Celina Llerena, Cristina Borges e Paula Bergamin
Espaço Solar

Totalmente sustentável, é um refúgio para relaxar e conhecer a tecnologia de minigeração de energia solar: as placas solares instaladas na parte superior geram energia para bicicletas elétricas, wi-fi e totens para carregar celulares. O espaço é coberto por bambus das espécies Dendrocalamus giganteus – como pilar estrutural – e Phyllostachys aurea, que com sua flexibilidade permite curvá-los segurando a estrutura tensionada.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Celina_Llerena_Cristina_Borges_e_Paula_Bergamin

Cecilia Monarcha
Jardim do Boulevard

Esculturas de ferro coloridas de Roberto Cardin são as “flores” do jardim da paisagista, que tem também bancos rústicos em madeira. Numa área de mais de 400m², ilhas de palmeiras e plantas menores, como algumas espécies de bromélias, nolinas e as icsórias africanas com suas lindas flores vermelhas.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Ceclia_Monarca

Cadas Abranches David
Deca by Cadas

Um espaço conceitual em matizes de cinza, madeira e preto, com móveis em ferro e aramado assinados pelo arquiteto. Muita madeira e tijolinhos cimentícios cinza, feitos especialmente para a mostra, abrigam esculturas do cenógrafo Sergio Marimba: três figuras humanas, construídas em ferro e aço corten, que misturam arte e humor.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Cadas_Abranches_David

Daniela Infante
Jardim do Restaurante

Um jardim de palmeiras, com fonte para refrescar no verão e uma bacia de granito para acender uma fogueira nos dias frios. Vermelho e diferentes tons de verde colorem o espaço, que ainda tem uma grande mesa feita com tronco de árvore de área desmatada. No centro da cena, a grande escultura de aço de Jorge dos Anjos.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Daniela_Infante

Joy Garrido
Restaurante

O clima é acolhedor, para uma refeição sem pressa. Em ton sur ton, vai do couro ao cru, passando pelo estanho, tons da madeira e amarelo solar. Destaque para as colunas de jantar com tampo de cristal, banquetas em couro natural, cadeiras em tecidos, mais os sofás e pufes. A estante de ferro, para garrafas, é assinada pela arquiteta, e a gastronomia está a cargo de Laurinha e Roberta Pederneiras.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Joy_Garrido

Ricardo Melo e Rodrigo Passos
Wine Bar

Sofisticado, ousado e descontraído. Assim é o espaço, que mistura tons de cinza, melancia e dourado, e faz um mix entre sofás clássicos e uma harmoniosa miscelânea de poltronas de design brasileiro contemporâneo. São duas estantes: uma com nichos para vinhos e outra para guardar garrafas presas pelo gargalo. A iluminação, com efeitos em dourado e âmbar, valoriza as fotografias de Heleno Costa. Uma mesa comunitária convida ao bate-papo.

Casa_Cor_Rio_de_Janeiro_-_Ricardo_Melo_e_Rodrigo_Passos

Serviço: 

CASA COR RIO 2013 

Local: Condomínio FontVieille, Península. Entrada pela portaria 2. 

Endereço: Av. dos Flamboyants, 500, Península, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro 

Período: de 10 de outubro a 18 de novembro de 2013 

Horário: terça a sábado (inclusive feriados), das 12h às 21h; domingos, das 11h às 20h 

 

Mais Informações: (21) 7803-8409 

 
Casa Cor Rio 2013 aponta novas tendências de 
decoração e arquitetura para as moradias da família 
 contemporânea 
 
De 10 de outubro a 18 de novembro na Península, na Barra 
 
Quem casa, quer casa! Quem casa de novo, sonha com uma nova casa. 
Maior e reorganizada para abrigar os filhos do casamento atual e do 
anterior. O jovem solteiro e bem sucedido também quer ter sua própria 
casa – comprovando pesquisas que mostram que cresce nas metrópoles o 
número de pessoas morando sozinhas. Sim, o mundo mudou. As famílias 
mudaram. E a nossa forma de morar também. A 23ª edição da Casa Cor 
Rio aponta as novas tendências para as moradias das grandes cidades. 
Uma maneira mais criativa de viver – para atender a todas as demandas 
da vida moderna – e totalmente sustentável. 
 
Por isso mesmo, o evento acontece (de 10 de outubro a 18 de novembro) 
na Península, o primeiro bairro ecologicamente planejado do Rio, na Barra 
da Tijuca – que possui 780 mil m² de área verde, dois parques de 45 mil m² 
cada, cinco jardins temáticos, uma trilha ecológica e apenas 8% de sua 
área edificada. "O conceito deste ano busca o estilo de morar de nossos 
dias, que se reflete no que é a Península: um lugar com projeto de 
urbanização, segurança e um ‘plano diretor’ que preserva o meio 
ambiente. Um modelo que conta com o compromisso de cada morador na 
manutenção permanente do bairro e na recuperação ambiental de seu 
entorno", explica Patrícia Quentel, sócia de Patrícia Mayer na 3Plus, 
empresa organizadora da Casa Cor Rio desde sua primeira edição. 
 
Ocupando uma área total de 10 mil m² de dois edifícios do condomínio 
FontVieille, reúne 47 equipes de arquitetos, decoradores e paisagistas que 
retratam, em apartamentos com plantas e metragens distintas, seis 
maneiras contemporâneas de viver e morar. As duas coberturas duplex 
possuem 608 m² cada. Uma ganhou o nome de "Os meus, os seus e os 
nossos" e abriga um casal em segundo casamento e seus respectivos 
filhos. Já a outra é perfeita para uma família convencional, com dois filhos. 
Um jovem empresário e um casal maduro ocupam, cada um, os dois 2 
 
apartamentos de 400 m². E os dois apartamentos de 300 m² recebem, 
respectivamente, CEOs de empresas e hóspedes de temporada. 
 
Após seis anos consecutivos sediada em prédios históricos e tombados na 
cidade, a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo 
das Américas terá, nesta edição, uma proposta inovadora, ocupando 
apartamentos de alto luxo em um condomínio com todas as comodidades 
e facilidades da vida moderna. “O contraste entre as propostas dos 
últimos três anos e a desta edição é um atrativo a mais para o público. Os 
ambientes estão sendo pensados para o momento atual, onde design, 
tecnologia e ecologia estão sempre presentes”, diz Patrícia Mayer. 
 
Uma curiosidade é a "desconstrução" dos apartamentos. Customizados de 
acordo com o perfil dos moradores, ganharam uma planta nova assinada 
pelo arquiteto Mario Santos, responsável pela implantação do evento. "O 
desafio foi repensar o equilíbrio entre um apartamento que está pronto e 
o conceito da Casa Cor deste ano. Por isso, mudamos as paredes e 
cômodos de lugar, adaptando às diferentes realidades de seus 
personagens fictícios”, conta Patrícia Quentel. 
 
Pela primeira vez, uma casa foi construída especialmente para o evento. 
Ocupando um terreno de 400 m², a Casa de Fim de Semana, projeto de 
Duda Porto, totalmente automatizada e sustentável, foi erguida em 
menos de dois meses. Como em todas as edições, o último dia é dedicado 
ao Special Sale, em que móveis, acessórios e objetos, obras de arte e 
equipamentos em exibição nos ambientes estarão à venda com descontos 
de até 70% - é a forma de o visitante levar um pouco da Casa Cor Rio para 
casa. 
 
Recorde de público a cada ano, a Casa Cor Rio tem como parceiros 
importantes marcas e empresas como Deca, Todeschini, Carvalho Hosken, 
Sky, Shoptime, Orlean, Casa Cláudia, CasaShopping e MasterCard. “As 
empresas acreditam na importância de posicionar sua marca em um 
evento que fala a um público que forma opinião, e alguns estão conosco 
há muitos anos. É uma parceria saudável para ambos os lados”, diz 
Patrícia Mayer. 
 
 
 
 3 
 
OS ARQUITETOS E SEUS AMBIENTES 
 
Este ano, além de seis apartamentos, o evento abriga também uma área 
externa que inclui uma casa de fim de semana, o Espaço do Chicô, 
restaurantes, wine bar, dois cafés, lojinhas, banheiros e muito mais. 
Confira! 
 
Recepção: Jardim da Entrada (Alexandra Marcondes e Esther Daemon) / 
Espaço Península/Recepção (Ivan Rezende). Apartamento 101 (Casal 
Maduro): Living do Casal (Cristina Bezamat e Laura Bezamat) / Suíte do 
Homem (Bernardo Schor e Rogerio Antunes) / Escritório do Casal (Flavia 
Utchitel e Vanessa Menna Barreto) / Suíte da Mulher (Pedro Paranaguá) / 
Rouparia (Jacira Pinheiro) / Cozinha com Varanda Gourmet (Caco Borges) / 
Apartamento 201 (Jovem Empresário): Living do Jovem Empresário (Erick 
Figueira de Mello) / Varanda (Raphael Costa Bastos) / Home Office (Carlos 
Murdoch, Georgia Mantovani e Luciana Sodré) / Suíte do Hóspede (Juliana 
Neves de Castro, Luciana Nasajon e Mabel Graham Bell) / Suíte Master 
(Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge) / Atelier Fotográfico (Bitty Talbot e Cecilia 
Teixeira) / Apartamento 1401 (Temporada): Living Temporada (Roberto 
Migotto) / Suíte Principal (Ana Lucia Jucá) / Apartamento do Hóspede 
(Roberta Devisate) / Área Interativa (Leila Dionízios) / Apartamento 1402 
(Corporativo): Living do Empreendedor (Mario Santos) / Suíte do 
Executivo (Bruno Carvalho e Camila Avelar) / Suíte do Visitante (Dani 
Parreira) / Cozinha Light (Ketlein Amorim) / Apartamento 1501 (Casal 
Jovem): Living do Casal Jovem (Jimmy Bastian Pinto) / Suíte da Cobertura 
(Gisele Taranto) / Jardim Suspenso (Aurea Renoldi) / Estar da Família 
(Gabriela Eloy e Carolina Travaglini) / Área Infantil (Leila Bittencourt) / 
Cozinha de Gastronomia (Paula Costa) / Apartamento 1502 (Os meus, os 
seus e os nossos): Living da Família (Paola Ribeiro) / Cobertura (TV e 
Lazer) (Maurício Nóbrega) / Suíte do Casal (Lila May Bueno) / Ala dos 
Adolescentes (Mariana Dornelles, Fillipi Sartori e Luciana Arnaud) / 
Cozinha do Chef (Juliene Assed e Rosane Servino) / Área Externa: Casa de 
Fim de Semana (Duda Porto) / Armazém do Café (Lorena Couto e Stéfano 
Barino) / The Loft (Paula Neder) / Joalheria (Emmilia Cardoso) / Banheiros 
Públicos (Cesar Valencia, Isabel Dias e Priscila Kunenn) / Loja da Casa 
(Emerson Araújo e Rosita Krupp) / Espaço do Chicô (Chicô Gouvêa) / Ela 
Restô (Anna C. Malta e Vera Rebello) / Deca by Cadas (Cadas Abranches 
David) / Espaço Solar (Celina Llerena, Cristina Borges e Paula Bergamin) / 
Jardim do Boulevard (Cecilia Monarcha) / Jardim do Restaurante (Daniela 4 
 
Infante) / Restaurante (Joy Garrido) / Wine Bar (Ricardo Melo e Rodrigo 
Passos). 
 
AS TENDÊNCIAS DESTA EDIÇÃO 
 
Os criativos 
Um fragmento de mármore virou obra de arte no espaço das arquitetas 
Gabriela Eloy e Carolina Travaglini. Uma estante assimétrica e torta é o 
destaque da suíte de Bernardo Schor e Rogério Antunes. No Living de Erick 
Figueira de Mello a mesa de sinuca vira mesa de jantar. O painel da 
lavanderia de Juliene Assed e Rosane Servino mostra uma mulher saindo 
de dentro da máquina de lavar. 
 
No quesito luminária, os arquitetos deram show de criatividade. Chicô 
Gouvêa criou um grande lustre “interplanetário”; o da cozinha de Paula 
Costa também parece que veio do espaço; Roberta Devisate fez 
pendentes retorcidos de veludo; e Leila Bittencourt projetou uma 
luminária – árvore. 
 
A tecnologia tem o controle total da casa 
A cortina, cenas de luz, o som, a TV, todos os ambientes são controlados 
por ipads (normais ou minis). A tecnologia de ponta está presente nos 
espaços de Duda Porto, Mario Santos, Mariana Dornelles, Fillipi Sartori e 
Luciana Arnaud, Cristina Bezamat e Laura Bezamat, e Flavia Utchitel e 
Vanessa Menna Barreto, entre tantos outros. 
 
As imagens da TV agora são projetadas no vidro através de um projetor. O 
recurso de cinema está na Suíte Máster e na Suíte do Visitante. Na Suíte 
do Hóspede o aparelho de televisão está embutido dentro do espelho! 
 
Casa ecológica e com minigerador de energia... 
A Casa de Fim de Semana, de Duda Porto, tem um sistema de captação de 
energia solar que produz toda a energia consumida pelos moradores. No 
Espaço Solar, de Celina Llerena, Cristina Borges e Paula Bergamin um 
minigerador de energia recarrega celulares e movimenta as bicicletas 
elétricas. 
 
A Suíte do Homem (Bernardo Schor e Rogério Antunes) tem piso de 
porcelanato que faz fotocatálise (substitui gases poluentes por oxigênio). 5 
 
 
A madeira de reflorestamento marca presença em todas as paredes do 
espaço de Duda Porto, nos móveis e decks da cobertura de Maurício 
Nóbrega; no piso da suíte de Gisele Taranto; e no mobiliário do loft, de 
Paula Neder. 
 
A Parede Viva ou Green Wall cobre de verde a Suíte do Executivo, de 
Bruno Carvalho e Camila Avelar; a Varanda, de Raphael Costa Bastos; a 
Cobertura (TV e Lazer), de Maurício Nóbrega; a Suíte do Visitante, de 
Dani Parreira; o Escritório do Casal, de Flávia Utchitel e Vanessa Menna 
Barreto; o Wine Bar (Área Externa), de Ricardo Melo e Rodrigo Passos; o 
Espaço do Chicô (Área Externa), de Chicô Gouvêa; e a Suíte do Homem, 
de Bernard Schor e Rogério Antunes. 
 
Verde que te quero mais verde também dentro de casa, no Estar da 
Família, de Gabriela Eloy e Carolina Travaglini, na Suíte do Visitante, de 
Dani Parreira, nas cozinhas de Ketlein Amorim e de Paula Costa. 
 
Nada mais sustentável do que viver na varanda. O espaço virou 
verdadeiras salas de estar nos ambientes de Jimmy Bastian Pinto, Roberto 
Migotto, Paola Ribeiro e Mario Santos. 
 
O estilo industrial toma conta da casa.... 
Está presente no mobiliário da Ala dos Adolescentes de Mariana 
Dornelles, Fillipi Sartori e Luciana Arnaud; e nos aparadores do Home 
Office (Carlos Murdoch, Georgia Mantovani e Luciana Sodré) e do Atelier 
Fotográfico de Bitty Talbot e Cecília Teixeira; e nos acessórios da Rouparia 
de Jacira Pinheiro. 
 
Parole, parole, parole... 
Estante feita com as letras da palavra leitura (Leila Bittencourt); parede 
toda escrita por um artista plástico francês (Paula Costa); paredes 
revestidas com papel que tem receitas impressas (Ketlein Amorin e a 
dupla Juliene Assed e Rosane Servino). Estantes decoradas com palavras 
(Laura Bezamat e Cristina Bezamat e Flávia Utchitel e Vanessa Menna 
Barreto); textos impressos no tapete e em paineis (Gabriele Eloy e 
Carolina Travaglini). 
 
Cozinhas crescem, aparecem e ficam ultracoloridas 6 
 
Muito bem equipadas e decoradas, as cozinhas ganham cada vez mais 
importância dentro dos apartamentos. A Cozinha Light, de Ketlein 
Amorim, possui até um minispa. A Cozinha com Varanda Gourmet, de 
Caco Borges, tem eletrodomésticos de última geração e tecnologia de 
ponta. No The Loft, de Paula Neder, a cozinha abriga móveis de design. O 
Espaço do Chicô, uma ampla sala-cozinha, tem lançamentos da Todeschini 
(como a coifa com acabamento em alto brilho). 
 
Geometria em alta 
As formas geométricas estão em todos os cantos. O arquiteto Mário 
Santos tem mesa de jantar hexagonal; Lorena Couto e Stéfano Barino 
criaram uma enorme estante em MDF feita de cubos; e a do Chicô Gouvêa 
é toda em quadrados e retângulos que podem ser organizados ao gosto 
do freguês. 
 
 Azul da cor do mar, do céu, dos móveis, paredes... 
Apontada pela Pantone como a cor de 2014, o azul marca presença em 
todos os espaços. Está no ambiente de Pedro Paranaguá, de Roberto 
Migotto, de Bruno Carvalho e Camila Avelar, de Leila Bittencourt, de 
Cristina Bezamat e Laura Bezamat, de Juliana Neves de Castro, Luciana 
Nasajon e Mabel Graham Bell, e de Leila Dionízio. 
 
Madeeeeeeeira! Muita madeira.... 
Madeiras de todos os tipos e tonalidades tomam conta dos móveis, pisos 
e paredes de muitos ambientes. Aparece nos espaços Deca by Cadas, 
Espaço Península/Recepção, Ala dos Adolescentes, Suíte do Hóspede, 
Escritório do Casal, Wine Bar, Área Infantil, Rouparia, Living do 
Empreendedor, Suíte do Executivo e do Living da Família. 
 
Consagração do design nacional 
A edição 2013 do evento marca a consagração total do móvel nacional. As 
peças estão presentes em todos os espaços: no de Erick Figueira de Mello, 
no do trio Carlos Murdoch, Georgia Mantovani e Luciana Sodré, no da 
dupla Flavia Utchitel e Vanessa Menna Barreto, no de Mario Santos, e no 
de Paola Ribeiro, entre muitos outras... 
 
Decoração feita de contrastes 
Tudo junto e misturado. Em alta, o mix de estilos coloca num mesmo 
espaço peças modernas e antigas, móveis de design e de demolição. É 7 
 
assim no Home Office, de Carlos Murdoch, Georgia Mantovani e Luciana 
Sodré; no Living do Casal, de Cristina e Laura Bezamat; na Cozinha com 
Varanda Gourmet, de Caco Borges; e no Living do Casal Jovem, de Jimmy 
Bastian Pinto. 
 
Novos revestimentos 
Pedras ornamentais cobrem paredes e pisos. Lançamento no Brasil, a 
Limestone (rocha natural), que desde a Renascença Italiana pavimenta os 
interiores da cidade de Florença, está no Espaço Península/Recepção, de 
Ivan Rezende, no Living da Família, de Paola Ribeiro, no Ela Restô, de 
Anna C. Malta e Vera Rebello, e na Cozinha da Gastronomia, de Paula 
Costa. 
 
Outra novidade, o Silestone (pedra industrializada), marca presença na 
Suíte do Executivo, de Bruno Carvalho e Camila Avelar; na Suíte do 
Hóspede, de Juliana Neves de Castro, Luciana Nasajon e Mabel Graham 
Bell; e no Armazém do Café, de Lorena Couto e Stéfano Barino. 
 
Estantes sob medida criam ambientes únicos... 
Assinadas pelos próprios arquitetos, elas marcam presença em todos os 
espaços. Entre eles, o Living do Empreendedor, o Atelier Fotográfico, a 
Rouparia, a Loja da Casa, o Restaurante, o Wine Bar, e a Suíte do 
Homem. 
 
O Rio de Janeiro continua lindo... 
As cores e a paisagem do Rio continuam ditando a moda também na 
decoração. A cidade marca presença no Living Temporada do paulista 
Roberto Migotto; na Suíte Principal, de Ana Lúcia Jucá; na Cozinha Light, 
de Ketlein Amorim; e no Living do Casal Jovem, de Jimmy Bastian Pinto. 
 
Hobby valorizado 
Os amantes da boa mesa podem se inspirar na sofisticada Cozinha com 
Varanda Gourmet (Casal Maduro), de Caco Borges; na aconchegante área 
de estudos para o chef, de Paula Costa (Cozinha da Gastronomia); na 
discreta cozinha de apoio do Living da Família, Paola Ribeiro; e na Cozinha 
do Chef, de Juliene Assed e Rosane Servino. Colecionador de fotografia, o 
jovem empresário tem no seu apartamento um estúdio de revelação 
(dentro da Suíte Master) e um Atelier Fotográfico.